Com 35 horas de carga horária, o objetivo do curso é oferecer ao aluno conhecimento e habilidade para exercer a atividade de radiojornalismo geral e esportivo, seja no rádio tradicional ou nas novas webrádios.
Com foco prático, o curso traz aos alunos a vivência de um repórter nas ruas da cidade e na área esportiva, como é o trabalho nos estúdios e a produção de texto na velocidade incessante que o rádio demanda. Além do programa do curso, ainda existe a possibilidade de fazer networking com profissionais atuantes nas principais rádios de São Paulo.
Clique sobre as fotos para saber mais
Formado em Rádio e TV pela Anhembi Morumbi, trabalhou na Brasil 2000 FM, Rádio FM de Salto E Rádio Difusora Oeste. Em 1994 foi para a Rádio Bandeirantes onde ficou por 14 anos, como repórter e apresentador do Canal 21. Em abril de 2007, foi contratado pela ESPN.
Participou de uma Copa do Mundo (2010), duas Copas das confederações, quatro Copas América , uma Copa Ouro (Los Angeles) e um Pan-americano. Em 2011 e 2012 foi eleito o melhor repórter do Estado de São Paulo pela Aceesp, Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo.
Jornalista formado pela Universidade Mackenzie com mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Começou a carreira como redator da Agência Placar de notícias esportivas. Trabalhou na Rádio Bandeirantes por 8 anos, onde exerceu as funções de redator, editor, repórter e apresentador. Foi professor de Jornalismo pela UNIP e Rádioficina. Atualmente, é repórter da Globonews de São Paulo.
Começou a carreira em 1996, na Rádio Jovem Pan. Em 2005, estreou como narrador na TV Cultura. Está nos canais ESPN desde 2005. Narrador esportivo de mais de 20 modalidades nas mídias TV e rádio, como futebol, NFL, basquete, F1, vôlei, ciclismo, rúgbi, judô, natação, etc.
Jornalista formado na FIAM e formado locutor pelo Senac. Desde os 14 anos, sem ser funcionário, por amor ao rádio, fazia informalmente a função de rádio-escuta no plantão esportivo da Rádio Globo, com o pai, Silvio Filho. Aos 18 já ajudava na produção da CBN até conseguir um estágio na área de esportes na Rádio Globo, foi setorista do São Paulo por 2 anos consecutivos e também foi repórter da Seleção Brasileira. Está na Jovem Pan há 12 anos.
Formado na Faculdade Metodista em 2005. Trabalhei nas Rádios Trianon, Record, Gazeta e Capital. Hoje, trabalha como comentarista nas Rádios Globo e CBN. Principal cobertura foi a Copa do Mundo de 2014.
Natural de Piracicaba (SP), Luís Carlos Quartarollo iniciou a carreira em veículos do interior paulista e também teve passagem pela Rádio Record. Desde o final da década de 80, ele trabalhava na Jovem Pan e costumava ser ácido nas perguntas a jogadores, técnicos e dirigentes de futebol, onde ficou até o mês de Junho
Fonoaudiólogo formado pela UMESP (Universidade Metodista de São Paulo), especialista em audiologia clínica pelo CFFa (Conselho Federal de Fonoaudiologia) trabalhou com assessoria fonoaudiológica em oratória e expressividade tendo estagiado na rede Record de televisão e na equipe de Handebol da Metodista, desenvolvendo trabalho de media training com atletas, Atualmente é diretor comercial da empresa Free Fono, que presta assessoria fonoaudiológica para diversas empresas, dentre elas: Carrefour, PepsiCO e São Paulo FC.
(Aula extra de fonoaudiologia)
{RADIOJORNALISMO ESPORTIVO}
› Montagem de boletim esportivo para rádio
› Técnicas de reportagem – ao vivo e gravado
› Diferenças entre jornada esportiva em estúdio e no estádio
› Apresentação de um programa esportivo
› Relacionamento com profissionais do futebol
› Trabalho com a assessoria de imprensa do clube
› Concorrência na mídia do rádio esportivo
› Apuração da notícia
› Importância da fonte: como ter uma fonte e como preservá-la
› Entrosamento com a técnica e a produção
› O dia-a-dia de um setorista
› ATIVIDADE PRÁTICA: Transmissão de 2 jornadas esportivas completas, com narrador, comentarista, repórter, etc (gravadas).
{RADIOJORNALISMO GERAL}
› O Rádio e o poder da imaginação
› Técnicas para elaborar reportagens com qualidade
› Como obter declarações impactantes do entrevistado
› O que é um bom texto de rádio
› Prática de reportagem na rua
› Edição das entrevistas e montagem das reportagens
› Como montar um jornal de rádio
› Elaboração de textos e produção do jornal
› Técnicas de improviso e entradas ao vivo na programação
› ATIVIDADE PRÁTICA: Apresentação do jornal em grupo, com apresentador, comentaristas, repórteres na rua, etc (gravadas).
Clique sobre as fotos para visualizá-las.
As aulas acontecem aos sábados, das 9h às 19h, com intervalos para cafés e almoço. O certificado do curso será entregue no último dia de aula.
O curso será realizado na THE360, localizada na Rua Machado Bitencourt 361, conjunto 902, ao lado do Shopping Metrô Santa Cruz, São Paulo/SP.
Preencha o formulário para receber por e-mail o valor do curso e condições de pagamento.