Jogar contendo, na escalação inicial, 3 zagueiros é defensivo ou ofensivo? Noto que o que menos importa para vermos a forma que a equipe atuará é a quantidade de zagueiros, e o que mais é a forma que o time irá se organizar e se comportar em campo, dentro de vários critérios já estabelecidos em artigos anteriores. Nesta publicação, abordarei a escalação de 3 zagueiros no momento defensivo da equipe e visto isso, a forma que isso poderá ser utilizado de forma mais agressiva ou cautelosa.
Inicialmente, é importante frisar que destacarei nesse post a utilização de 3 zagueiros apenas em Momento Defensivo, ou seja, em fase que a equipe adversária tem a posse de bola, e nosso time deverá se organizar defensivamente para recuperar a bola e principalmente evitar o gol adversário.
Até o início dos anos 2000, comumente víamos a utilização desse formato através da utilização de um jogador que era denominado como líbero, posicionado atrás dos 2 zagueiros, funcionando como uma espécie de “sobra”, era o último homem de defesa antes do goleiro. Nos dias atuais, dificilmente observamos a utilização de um líbero no futebol e provavelmente não iremos ver novamente, tendo em vista que, os sistemas defensivos nos dias de hoje tendem a diminuir o espaço do adversário, tirando a profundidade dele, conceito contrário a utilização de um líbero.
Com a evolução do futebol e principalmente os seus sistemas defensivos, hoje se utiliza a ideia de linhas para poder realizar a marcação, influenciando, assim também, a utilização dos 3 zagueiros, trazendo a maior utilização de uma primeira linha composta por 5 jogadores na fase de organização defensiva, sendo que nos corredores laterais se usa outros 2 atletas denominados laterais ou alas.
Nesse momento surge a dúvida: Porque utilizar a primeira linha com 5 atletas, ao invés de 4 como estamos mais acostumados a observar no futebol atual? Vejo como principal ponto positivo de diferença, em ter um atleta a mais na primeira linha, será a possibilidade e maior liberdade de o jogador mais próximo ao portador da bola adversário sair da linha para poder diminuir o espaço e possivelmente recuperar a posse de bola, ou atrasar a jogada do time contrário, pois nesse momento da saída dele, os 4 atletas atrás realizarão o balanço defensivo, se organizando rapidamente em uma linha de 4, demonstrando assim grande consistência defensiva.
Para responder o primeiro questionamento, após leitura do texto, podemos entender que, o quanto a nossa equipe que se utiliza de 3 zagueiros será agressiva ou mais cautelosa em sua organização defensiva, será na mesma variante de uma linha de 4 normal, onde o que irá definir será a zona do campo que exercerei maior marcação, ou seja, em qual bloco minha equipe estará composta para defender o ataque adversário. Mostrando assim, que a utilização de 3 zagueiros não é necessariamente ofensiva ou defensiva, mas é mais uma opção de plataforma tática a se utilizar no futebol.
Lucas Cesar: Estudante do futebol e suas variantes. Atuante nas categorias de base do Clube Atlético Metropolitano. Acadêmico de Educação Física e Licença B Conmebol.
PARCEIROS