Durante a Copa do Mundo do ano passado descobri o Copa 90 nas mídias sociais. Eles produzem muita coisa sobre futebol, muito além dos 90 minutos. Copa 90 se descrevem como a casa da cultura global dos torcedores de futebol. "Acreditamos que o futebol é uma linguagem universal. Estamos aqui para entreter, informar e celebrar o futebol e seus fãs. Quer se trate de conversas e desafios com seus jogadores de futebol favoritos, documentários detalhados sobre cultura dos fãs ou incríveis animações sobre as maiores histórias do jogo, o COPA 90 é como o futebol se sente".
Eles fizeram uma pesquisa sobre o torcedor de futebol moderno, que está transformando o modo como se consome futebol no mundo. A pesquisa foi efetuada em 2017 com jovens de 16 a 24 anos do Reino Unido. A pesquisa é muito rica e gostaria de compartilhar os pontos mais importantes que foram detectados.
O torcedor moderno faz parte de um cenário em que a transmissão esportiva tradicional de TV está em declínio e as plataformas estão em ascensão. Esses fãs são globalizados, culturalmente curiosos e apaixonados sobre futebol, mas também são apaixonados quase da mesma forma por música e games.
Tendo os games como parte do seu dia a dia, uma nova perspectiva foi criada que confunde a linha entre o real e o virtual, entre os jogos locais, nacionais e internacionais.
A pesquisa levantou vários pontos chaves que o fã do futebol moderno está transformando o futebol:
1) Transmissão
Com o consumo de conteúdo impulsionado pela rapidez e mobilidade, os fãs de futebol moderno estão acelerando uma mudança no equilíbrio de poder dentro do futebol. Eles estão se afastando dos formatos tradicionais de mídia que incentivam o consumo passivo para uma participação ativa, onde os próprios estão fãs assumindo um papel importante na criação e distribuição de conteúdo.
Com o aumento exponencial da distribuição over-the-top (OTT), empresas como NETFLIX e AMAZON estão reescrevendo as regras para o conteúdo do mercado de massa, como resultado, estamos à beira de uma nova era de transmissão de futebol ao vivo e, nesse cenário, uma nova geração de fãs está surgindo.
Um dado que comprova esta tendência foi a recente pesquisa efetuada pela Federação Alemã de Futebol sobre o perfil de consumo de esporte da Geração Z. (Veja na matéria do MKT Esportivo)
2) Novas vozes
Os torcedores modernos estão conduzindo uma mudança de velhas vozes de autoridade para os comentaristas mais jovens, culturalmente mais diversificados e multifacetados. As vozes mais altas do futebol buscarão formas de serem ouvidas, aproveitando o que puderem na cultura pop. Conteúdos disruptivos na TV podem chegar em breve ao futebol.
Será uma luta contínua pelo direito do direito de ser o editor da escolha para uma geração que não confia mais na antiga mídia. Eles estão procurando se conectar de uma forma visceral e que não dependem exclusivamente de clichês.
3) Conexão
Trazendo uma série de perspectivas durante os jogos através de uma ampla rede de conexões que adiciona textura à visualização do jogo, os fãs de futebol modernos estão valorizando a importância de opiniões diferenciadas, se posicionando como um antídoto para uma mudança para o controle algorítmico em outros aspectos da vida cotidiana.
O fã de futebol moderno cresceu fazendo streaming de jogos sozinho em seu quarto. No entanto, embora eles possam estar fisicamente separados de outros fãs, eles nunca estão sozinhos porque se socializam ativamente por meio de espaços digitais.
4) Mídias sociais mais reservadas
Os fãs modernos preferem as mídias sociais mais reservadas, notadamente o WhatsApp é a preferência. Essa mídia social se tornou o epicentro de uma nova forma de comunicação e troca de opiniões sobre futebol, cada vez mais caracterizada por Memes, não apenas aprimorando, mas tornando-se a linguagem moderna do jogo.
Honestidade e transparência serão fundamentais para aqueles que querem aproveitar este epicentro apaixonado das comunicações dos fãs. A capacidade de filtrar e organizar rapidamente o conteúdo para as redes privadas de um fã é uma habilidade altamente valorizada em um mundo caracterizado por volumes sem precedentes de conteúdo prontamente acessível.
5) Jogadores como marca
Com a criação e distribuição mais ativa de seu próprio conteúdo, os fãs de futebol moderno estimularam os jogadores a terem maior responsabilidade nas postagens nas mídias sociais, como qualquer outra marca nas mídias sociais atualmente.
Jogadores podem se transformar em porta-vozes não-oficiais do clube / geradores de conteúdo. Aqueles com personalidades interessantes e controle de suas redes sociais encontrarão novas formas de agregar valor a seus clubes. Os atletas podem permitir que o público determine como eles agir, por exemplo: que jogada ele deve fazer em game FIFA.
A ação da Puma com Usain Bolt no Palmeiras na semana passada é um bom exemplo dessa tendência. (Veja no texto do MKT Esportivo)
6) Segundo time
O fã de futebol moderno é menos inclinado do que as gerações anteriores a se contentar com apenas um time. Na atual era de conteúdo de futebol em massa, eles estão mais expostos a gols, melhores momentos e jogadores de todo o mundo. Além disso, os videogames condicionaram toda uma geração de fãs a experimentar outras equipes e jogadores - seja na FIFA ou em qualquer Fantasy Game.
Muitos fãs de futebol moderno complementam seu fanatismo com um time da primeira divisão seguindo um clube de uma liga menor para ter uma experiência de futebol mais visceral, desfrutam de uma maior sensação de comunidade de torcedores e vêm o jogo através de uma forma mais próxima ao invés das barreiras que as marcas mais poderosas exigem. Os fãs buscam a proximidade do futebol "autêntico".
7) Memes
Os Memes são cada vez mais importantes para o fã de futebol moderno. Eles não são apenas a linguagem do futebol, eles são a linguagem do jogo moderno.
Gifs ou Memes engraçados não só permitem que os fãs digam muito em uma comunicação rápida, eles também permitem que eles se expressem mais abertamente. O fã moderno agora pode usar imagens para fazer declarações rápidas com um menor receio de ser julgado por ser muito rude, arrogante, ousado, estúpido, etc., e pode ser uma referência direta a um jogo ao vivo / recente ou como uma metáfora para eventos da vida cotidiana.
8) Fan - Analytics
Estatísticas, algoritmos, dados. O fã moderno amadureceu em um mundo onde todas as métricas possíveis podem ser rastreadas ou medidas de alguma forma. Não mais reservadas apenas para os matemáticos, as estatísticas são agora a maneira que os jovens fãs avaliam o valor das coisas.
Em um cenário de futebol altamente saturado, as estatísticas em torno de jogadores e jogos conseguiram se tornar moeda social e uma forma de provar seu conhecimento. Os videogames podem proporcionar ao torcedor moderno uma grande quantidade de estatísticas além de uma maneira mais sutil de olhar para o futebol. Ele também está sendo usado como ponto de partida para prever e descobrir o talento de amanhã. O banco de dados de escoteiros do Football Manager, por exemplo, foi licenciado por clubes profissionais como um meio de scouting no mundo real.
9) e-Sports
Como nos esportes tradicionais, milhões de telespectadores estão em sintonia para assistir ao seu time favorito, grandes partidas das ligas e melhores jogadores. O tempo gasto assistindo vídeos de e-Sports aumentou em mais de 90% em 2017, de acordo com o analista de tendências de jogos Newzoo.
Todos os aspectos do crossover de eSports e do mundo real vão existir. Pilares como jogadores, multidões e estádios coexistirão e se inter-relacionarão, com marcas explorando sua união. As ações de vídeos do YouTube como"Timbsy Vs The World" para F2 Freestylers completará o círculo que direcionará o público mais jovem para a vida real. O público jovem irá procurar imitar as habilidades e a ação que vê no YouTube e reproduzi-lo no mundo real.
10) O olhar feminino
O futebol feminino gerou uma significativa repercussão na mídia nos últimos anos, com um aumento notável de público nos jogos. Enquanto isso, torcedoras estão ganhando uma voz mais forte no futebol masculino. Novas revistas, como a Season, e comunidades como This Fan Girl estão dando a elas sua identidade verdadeira e empolgante. Este será um espaço branco empolgante para as marcas, e veremos um novo fluxo de parceiros comerciais nos próximos 12 meses
O estudo leva à conclusão que o fã moderno de futebol é complexo e fluído, alimentado por um apetite insaciável por conteúdo de futebol, educado mais pelos consoles de game do que os jogos no campo. Esta nova geração de fãs tem um olho para as estatísticas e um nível de conhecimento do jogador que assustaria até mesmo o sábio de futebol mais experiente.
Os mundos de futebol virtual e físico dos modernos torcedores de futebol se movem para frente e para trás, influenciando uns aos outros, ao mesmo tempo em que obscurecem a linha que os separa no ritmo e isso está criando um novo cenário de futebol para os clubes e marcas habitarem.
Os fãs de futebol moderno veem o fanatismo como multidimensional -, através da emoção visceral do futebol raiz - e eles não querem perder nada disso. Constantemente, eles compartilham, organizam e cada vez mais criam conteúdo de futebol em redes sociais e em grupos de chat privados, usando memes e gifs como linguagem visual para o debate sobre futebol e além.
Segundo os autores, o estudo apenas arranha a superfície do que está mudando (Confira as ideias da plataforma) , mas o fato é que os torcedores de futebol modernos estão mudando as regras e o jogo, sesta forma e mais, os fãs de futebol moderno estão colocando grandes desafios e novas oportunidades que o resto de nós deve agora atender.
Marcelo Paciello - Apaixonado por gestão e marketing esportivo. Mais de 10 anos como gestor de negócios, mestre e pesquisador em Gestão do Esporte especializado em marketing esportivo.
PARCEIROS