18/04/19

Streaming - Uma nova realidade para o Futebol

Ontem, dia 17 de abril de 2019, tivemos um jogo eletrizante entre Tottenham e Manchester City pela semifinal da Uefa Champions League, um belíssimo duelo travado pelos times de Mauricio Pochettino e Pepe Guardiola , terminando na vitória de 4x3 do City e na classificação do Tottenham pelo critério do gol fora de casa onde jogando em Londres o jogo terminou 1x0 para os Spurs.

Mas um detalhe curioso desse jogo não pode passar despercebido pelos estudiosos da área é a audiência do jogo pelo Facebook. O jogo foi transmitido pelo Esporte Interativo através da sua plataforma EiPlus e por sua página no Facebook.

Números extremamente relevantes foram atingidos por essa transmissão onde teve em média cerca de 850 mil contas do Facebook conectadas ao jogo, superando a marca de um milhão no final do jogo.

Mas afinal o que esses números representam?

Pelo jogo podemos tirar diversas variáveis para essa grande audiência, a maior de todas é o produto, o jogo foi um do melhores dos últimos anos, segundo ponto não menos importante é a qualidade da transmissão, onde o Esporte Interativo é um dos melhores na área do Streaming, terceiro ponto o horário, por ser um horário onde as maiorias dos consumidores estão ou no trabalho, no transito e outros públicos como estudante e pessoas que trabalham em horários alternativos.

Outro ponto relevante é que muitas vezes os consumidores não tem o acesso à plataforma Eiplus por ser uma plataforma paga e acompanharam pelo Facebook e também pela facilidade da interação entre a equipe de narração e os expectadores.

Outro questionamento seria como trazer isso para a realidade brasileira? É aplicável?

Eu acredito que sim, no Brasil temos clubes como Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Vasco entre outros que tem alcance nacional, ou seja, tem torcedores em diversos pontos do país poderiam acompanhar os jogos pelo Facebook, através dos canais dos donos dos seus direitos de transmissão.

Outros dois mercados são muito atrativos para transmissões no Facebook, um deles é a categoria de base, os torcedores gostam de acompanhar seu time nas competições de base e como os jogos são normalmente à tarde, teriam muitas pessoas acompanhando. Outro seria uma porta de entrada ao futebol feminino, um mercado que está crescendo e logo estará consolidado, imagine você podendo acompanhar o seu time de coração nos campeonatos da base e feminino.

Quanto maior os números atingidos, maiores serão as receitas, mas é importante uma qualidade do produto, a qualidade na transmissão e um horário no qual onde todos possam acompanhar o evento. Nisso o jogo entre Tottenham e Manchester City fizeram um verdadeiro espetáculo.

Nelson Martini - Especialista em Gestão e Marketing Esportivo, Estudioso e Apaixonado por futebol, desde a parte técnica até a Gestão. Gestor de Projetos e Analista de Desempenho e Analista de Mercado


Compartilhe

Compartilhar

PARCEIROS

Arena Corinthians
Grupo Figer
hudl
Trevisan
Doentes por Futebol
Editora Grande Área
Arima e Associados
CNB
5e27
OutfField
Tactical Pad
LGZn
Ticket Agora
Player Hunter
Maringá Futebol Clube
Mogi das Cruzes Basquete
gradeUP
Mitchell & Ness
End to End
SporTI