Na final da Copa da França, uma surpresa: o Paris Saint-Germain perdeu o título nos pênaltis para Rennes. Resultado que já seria capa de jornais pelo mundo, tamanha hegemonia do clube da capital francesa nos campeonatos locais. Mas o que virou capa foi a agressão de Neymar a um torcedor que xingava os jogadores.
Não quero bater, nem passar a mão nele por esse episódio, muita gente já fez isso pelo mundo todo. A questão é que ele parece passar por uma crise de identidade e de imagem, em que jogador e seus assessores estão perdidos.
Quando foi a última vez que Neymar mostrou ousadia e alegria em campo?? Sabemos que fora deles, segue a vida de popstar ao qual ele faz questão de mostrar que aprecia, mas em campo tem somado mais confusões, bate-boca e imaturidade do que sorrisos, danças ou qualquer manifestação de felicidade. Para aumentar a pressão, Neymar sofre concorrência de imagem dentro do próprio clube com Mbappé, estrela em ascensão, que acabou de ganhar uma Copa do Mundo e ídolo no país onde joga o brasileiro.
Nesse cenário, qual o atrativo para uma marca investir na imagem do jogador?? Neymar sempre foi um garoto-propaganda, porque literalmente era (e ainda parece ser) um garoto que jogava bola e um dos melhores do mundo. Atraiu marcas internacionais, ficou conhecido mundialmente ainda jogando no Santos, se tornou um fenômeno da publicidade. E, ultimamente, tem aparecido menos inclusive nos comerciais, em ano de Copa América no Brasil.
O melhor jogador brasileiro da atualidade precisa fazer algo que está na moda, um rebranding. Mas um rebranding de comportamento, de ter um objetivo com o futebol!! Ele já não é mais um menino, porém não amadureceu por viver em um mundo à parte. E. nessa indecisão de sua personalidade, as empresas poderão olhar para outros atletas, novos rostos que vão se associar às suas marcas.
Então Neymar, acorde antes que seja tarde!!
Lucas Benevides é sócio da THE360, com experiência na área de marketing e também no empreendedorismo. Formado em publicidade com Pós-Graduação em Marketing, começou a ser blogueiro esportivo antes mesmo dos blogs existirem.
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