O futebol virou um grande jogo de xadrez onde todos os movimentos são estudados, treinados e tabulados para poder tomar a decisão correta. Hoje o mínimo erro de estratégia pode custar um campeonato, um planejamento e até o emprego de pessoas no futebol.
Antes de iniciar vamos separar a Análise de Desempenho da Análise de Mercado. Apesar das duas áreas serem parecidas e até confundidas por algumas pessoas, existe algumas diferenças na Análise de Desempenho e Análise de Mercado.
A Análise de Desempenho trabalha com a parte da qualidade do futebol jogado, como é jogado, como vem o desempenho da equipe em campo, como está atingindo objetivos de resultados, se está jogando de maneira adequada, se vem fazendo nos jogos aquilo que é treinado entre diversas outras formas. Já a Analise de Mercado está ligada ao estudo do mercado da bola, ou seja, os jogadores que podem ser contratados, seja por necessidade ou oportunidade, os jogadores que se adequam ao modelo de jogo da equipe e técnico, aqueles que podem sair, como estão os jogadores do atual elenco no mercado, entre outras.
Para simplificar vamos citar exemplos.
Na Análise de Desempenho podemos ver como o time se comporta nas fases do jogo, se na fase defensiva marca com as linhas altas ou baixas, na fase ofensiva se é vertical ou gosta de manter a posse da bola, se nas transições ofensivas buscam o contra ataque ou manter o controle da bola, na transição defensiva se ataca a bola ou recompões as linhas e como se comporta nas bolas paradas.
Na Análise de Mercado é estudado o comportamento do time nas fases do jogo e se busca o jogador que se encaixe melhor com o comportamento do técnico.
Mas vem a pergunta, isso ganha jogo?
Sim, vamos usar uma parte do livro clássico em estratégia chamado A Arte da Guerra de Sun Tzu para explicar:
Fonte: Tzu, Sun. A Arte da Guerra
A função de um Analista de Desempenho é buscar todas as informações possíveis para minimizar um erro de estratégia de jogo. Como conhecer sua própria equipe, suas variações táticas, as características dos jogadores, conhecer seu adversário e também o local e a situação de jogo, ou seja, se é com a torcida a favor ou contra, ou neutra, tipo de gramado, a forma na qual o arbitro se comporta e etc. Mas vale ressaltar que a decisão sempre é do técnico, independente das informações passadas pelo departamento. Por exemplo, vou usar a fala do treinador do Corinthians, Fabio Carille no final do jogo de domingo dia 21 de julho de 2019 entre Corinthians e Flamengo, na qual ele fala que Jorge Jesus nunca havia jogado com dois volantes, no caso Cuellar e Arão. Ele possivelmente teria essa informação no departamento de Inteligência do Corinthians, mas não utilizou essa informação na hora de montar a estratégia de jogo.
A função de um Analista de Mercado é buscar todas as informações de um mercado no qual os dirigentes determinam que o clube se enquadre para que os jogadores sejam contratados e vendidos de acordo com o modelo de jogo da equipe ou do próprio técnico como valor ideal, sendo assim, entender o contexto do mercado no qual o clube esta inserido.
Sendo assim o importante é sempre salientar que os analistas não tomam decisões e sim trazem informações para minimizar os erros e garantir sucesso para as equipes.
Nelson Martini - Especialista em Gestão e Marketing Esportivo, Estudioso e Apaixonado por futebol, desde a parte técnica até a Gestão. Gestor de Projetos e Analista de Desempenho e Analista de Mercado
PARCEIROS