27/08/19

Os fenômenos de público no Brasileirão 2019

A rodada 15 do Campeoanto Brasileiro de 2019 da Série A conseguiu atrair a maior média de publico total (32,1 mil/jogo)  e pagante (31,1 mil/jogo) de todo o campeonato. Além disso a renda bruta ( R$ 1,4 mi/jogo), taxa de ocupação (57%) e ticket médio (R$ 43,78) também foram as maiores até o momento.

Esse fenômeno começou a surgir ano passado, onde a média de 18,9 mil pagantes por jogo foi a melhor desde 1987, se transformando na nona melhor média de público da história dos Campeonatos Brasileiros. Caso a média da temporada 2019 permaneça no nível atual, provavelmente será uma das maiores da história.

Há cerca de um mês eu fui entrevistado pelo Estadão sobre o tema, e gostaria de aprofundar um pouco mais os possíveis motivos deste fenômeno que vem acontecendo de forma mais perceptível desde 2018.

Pelo lado sócio econômico, não há muitas explicações, pois todos os índices demonstram queda em comparação aos anos anteriores, não sendo esta justificativa para o aumento do comparacimento de público nos estádios e arenas. A “Lua de Mel” com as novas arenas também já passou, pois todas já estão no mínimo no quinto ano de operação, mais um fenômeno que pode ser minimizado para a avaliação.

Com base nos dados que venho coletando desde 2014, seguem alguns indícios para entender o comoportamento do torcedor:

  1. Times que disputaram todos os campeoantos desde 2014

Botafogo, Atlético Mineiro, Athletico, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo.

A média de público destes 12 times é maior do que a média total do campeonato. Demonstrando que, principalmente os 10 grandes da relação acima, acabam impactando significativamente no comparecimento de público. Apenas em 2019 que a média destes 12 times está muito similar a média do campeonato, podendo ser um indício que alguns times que não disputaram todos os campeoantos estão impactando no incremento.

  1. Times que estão entre as 20 maiores torcidas do Brasil

Os campeonatos de 2018 e 2019 são os torneios que possuem mais times entre as 20 maiores torcidas do Brasil, com 17 e 16 times respectivamente, podendo ser um indício que pode estar impactando  no aumento de público nos estádios.

A volta do Vasco à série A em 2015 e do Internacional em 2018 não impactaram para o aumento da média de público em comparação ao ano anterior. Além disso, times considerados populares da região Nordeste (Sport, Vitória e Santa Cruz), também não impactaram siginficativamente. O Bahia é o único time nordestino que vem aumentando sua média de público desde sua volta à séria A em 2017, chegando a 25,7 mil pagantes por jogo em 2019, aumento de 31%.

Diferente do Bahia, Ceará e Fortaleza reestrearam na elite com excelentes médias. O Ceará em 2018 teve média de 28 mil pagantes/jogo, a sexta maior média do campeoanto. Nesse ano, teve uma pequena queda, mas ainda está com 25 mil pagantes/jogo, sétima melhor média.

O Fortaleza chegou mais forte ainda à elite. Na volta à série A, o tricolor cearense está com a excelente média de praticamente 30 mil/ jogo, superando o Vozão como a quinta maior média do campeoanto.

Portanto, podemos considerar que Ceará e Fortaleza  além do incremento da média do Bahia estão impactando para o aumento da média de público do campeoanto de 2019.

 

  1. O Flamengo e o Maracanã

Conforme estudo "É disso que o povo gosta" da Golden Goal (2007), o Flamengo é o único time que, quando sua torcida aumenta a presença nos jogos, impacta positivamente na média de público do campeonato.

Em 2018 o bom desempenho do Mengão juntamente com a mudança de estratégia de precificação dos ingressos, impactaram diretamente para o aumento da média de público, com 48 mil pagantes / jogo.

Em 2017 o Flamengo mandou seus jogos na Ilha do Governador. Como o estádio era pequeno, o foco foi aumentar o preço dos ingressos, visando aumentar receitas. Com a decisão de voltar ao Maracanã no ano passado, o preço do ticket médio caiu de R$ 47,50 para R$ 25,40.

Em 2019 a torcida rubro negra está mais uma vez dando um show nas arquibancadas, mantendo a média de 48 mil pagantes/jogo, mas neste ano o ticket médio está 32% mais caro, demonstrando que há elasticidade na precificação.

 

  1. Vasco e Fluminense

Os dois grande cariocas aumentaram significativamente suas médias. O tricolor carioca subiu de 14 mil / jogo para 21 mil. Já o cruz maltino, subiu de 15 mil para 21 mil/jogo. Ambos os times aumentaram o ticket  médio, diferente da estratégia do Flamengo, mas estão conseguindo melhores resultados do que em 2018.

Pela breve análise acima podemos chegar a conclusão que o Flamengo de volta ao Maracanã e com nova precificação de ingressos é o fenômeno que mais está impactando no aumento de público.

O segundo maior fenômeno pode ser o maior número de times com torcidas entre as 20 maiores do Brasil, mas o excelente comportamento dos torcedores cearenses do Fortaleza e Ceará com certeza está impactando positivamente na média. 

O terceiro fenômeno são os cariocas Vasco da Gama e Fluminense seguido pelo aumento de público do tricolor baiano.

Ocampeonato está com apenas 40% das rodadas disputadas, mas os times das maiores torcidas do Brasil estão entre os primeiros colocados, sendo que a diferença do líder para o quarto colocado é de apenas 2 pontos. Os cearenses estão bem na competição, com perspectiva de manterem suas respectivas médias de público.

No final do ano podemos chegar a uma das maiores médias de público da história, e talvez com um dos mais disputados campeoanatos dos últimos anos, o que deve manter a atratividade até as últimas rodadas.

Marcelo Paciello - Apaixonado por gestão e marketing esportivo. Mais de 10 anos como gestor de negócios, mestre e pesquisador em Gestão do Esporte especializado em marketing esportivo.


Compartilhe

Compartilhar

PARCEIROS

Arena Corinthians
Grupo Figer
hudl
Trevisan
Doentes por Futebol
Editora Grande Área
Arima e Associados
CNB
5e27
OutfField
Tactical Pad
LGZn
Ticket Agora
Player Hunter
Maringá Futebol Clube
Mogi das Cruzes Basquete
gradeUP
Mitchell & Ness
End to End
SporTI