Recentemente recebi o relatório da PwC sobre as principais tendências do esporte. A pequisa é efetuada anualmente. A pesquisa de 2019 teve 590 respondentes de vários profissionais do segmento de 49 países. Os dados da pesquisa são importantes drivers para medir as percepções do mercado bem como as tendências, ameaças e oportunidades do mercado.
A grande maioria dos respondentes são da Europa (47%), seguidos da Ásia (18%) e América do Norte (16%). Apenas 2% dos respondentes são da América do Sul.
Seguem baixo os principais dados da pesquisa:
A perspecitva de crescimento é de 6,4% ao ano nos próximos 3 a 5 anos, sendo que nos mercados mais consolidados (Europa, Estados Unidos, Austrália) as perspectivas são menores do que mercados emergentes como Ásia, Oriente Médio, América do Sul e África.
Entre todos os continentes, a maior perspectiva de crescimento é na América do Sul, com 10,3% de cresicmento anual. Já entre os stakholders, os clubes são os mais otimistas devido terem os atletas e as histórias ao redor deles que atraem os fãs. A perspectiva de crescimento entre os clubes é de 9,1% ao ano.
Relacionado às fontes de receita, a maior perspectiva de crescimento é das mídias digitais, com expectativa de crescimento de 9,7% ao ano nos próximos 3 a 5 anos. Essa fonte de receita é disparada a maior entre todas demais (patrocínio, midias tradicionais, bilheteria e licenciamento.
Entre os esportes de maior potencial de crescimento, as maiores expectativas são para os esportes eletrônicos. O maior potencial está nos Games (ex: League of Legends) seguidos pelos games de esportes (ex: FIFA, NBA2K). O terceiro maior crescimento é o futebol, seguido do basquete. Pela primeira vez no ranking, os esportes urbanos (ex: skate) já aparece em quinto no ranking de crescimento, principalmente pela mistura entre esporte e estilo de vida.
O TOP 10 é completado com tenis, rugby, golf, ciclismo, futebol americano e cricket respectivamente. A pesquisa enfatiza que está crescendo a distância entre o TOP 10 com os demais esportes, que estão cada vez se distanciando em termos de perspectiva de crescimento.
As maiores oportunidades de crescimento de receita são as seguintes:
Por outro lado, as maiores ameaças são as seguintes:
Outra grande expectativa é o mercado feminino, com as mulheres representando 70-80% mercado consumidor. Devido a combinação de seu poder de compra e influência, existe um enorme potencial inexplorado do público feminino e dos esportes femininos.
Visando aumentar as receitas, a percepção do mercado é que a inovação é fundamental para o processo de crescimento do segmento. As organizações esportivas precisam inovar a fim de lidar com a mudança do comportamento do consumidor comportamento e competir contra novas formas de entretenimento e qualquer outra forma de lazer.
Não há dúvida de que os líderes esportivos são plenamente consciente da necessidade da inovação, com quase 94% considerando a capacidade de uma organização esportiva para inovar importante (15%) ou muito importante (79%). Para poder implementar as inovações, as organizações esportivas consideram que as pessoas, a estrutura e a estratégia são fundamentais.
Agora é universalmente aceito que o futuro do consumo de esportes será digital. Embora a TV tradicional continue desempenhar um papel fundamental com as gerações mais velhas continuando a gastar uma quantidade significativa de tempo assistindo “à moda antiga”, a tendência para o digital é clara, e seu potencial de crescimento também. O foco dos proprietários de conteúdo e distribuidores de mídia é o domínio do mercado em escala nos meios digitais.
A corrida pela atenção dos fãs e dos seus dados primários só vai crescer. Os líderes esportivos são claros em dizer que a capacidade de engajar os fãs de forma eficaz é a maior oportunidade de aumentar as receitas, com 84,9% dos entrevistados afirmando isso.
De acordo com a pesquisa, a indústria do esporte está passando por um processo sem precedentes de disrupção. Devido aos avanços tecnológicos, estão sendo criadas novas possibilidades para os responsáveis pela criação e distribuição de conteúdo. Os fãs estão desenvolvendo preferências de consumo que eles nem sabiam que existiam há alguns anos.
Nesse ambiente, onde o novo normal está em constante evolução, as organizaçãoes esportivas estão enfrentando um grande desafio na determinação de onde concentrar seus esforços. Que iniciativas devem ser priorizadas ? Qual ângulo deve ser observado para novas oportunidades? Quais riscos vale a pena tomar e quais devem ser evitados?
As organizações esportivas devem definir uma estratégia que funcione e é essencial definir qual deve ser o caminho a ser escolhido, definindo um conjunto claro de objetivos que permitem o foco organizacional. Eles estão competindo por atenção e relevância, não apenas com outros esportes, mas também com a mídia mais ampla, além da indústria de entretenimento.
Toda organização precisa ser capaz de desenvolver uma abordagem única quanto à como ela quer enfrentar o mercado.
Marcelo Paciello - Apaixonado por gestão e marketing esportivo. Mais de 10 anos como gestor de negócios, mestre e pesquisador em Gestão do Esporte especializado em marketing esportivo.
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