24/09/19

BOLA PARADA

Nos dias de hoje comumente escutamos nas transmissões esportivas que: “O futebol está cada vez mais equilibrado e decidido na bola parada”. Dentro disso, podemos realizar uma análise através dessa frase. Será que o futebol realmente está “mais equilibrado” atualmente? Qual o motivo para isso? Estudo e tenho convicção que dentro do futebol, se cresce a cada dia mais a análise quantitativa e principalmente qualitativa, tanto do time adversário quanto do próprio time, causando uma maior organização das equipes perante as fases do jogo e por vezes previsíveis dentro de sistemas de jogo, trazendo a tona aquela segunda afirmação de os jogos estarem sendo decididos nas bolas paradas, momento esse no qual traz certa imprevisibilidade, pois são lances com maior tempo de pensar e de realizar a tomada de decisão. 

Dentro do que falamos, os números podem nos ajudar a entender a frase dita anteriormente: Utilizarei de exemplo a Copa do Mundo de 2018, competição que geralmente traz à tona as maiores discussões das modificações do futebol no passar dos anos, através dos dados obtidos no site Performance – Análise de Desempenho, podemos ver que na Copa anterior no ano de 2014, foram feitos 50 gols originados de bola parada, já na competição de 2018 foram 72 gols oriundos desta maneira, no mesmo número de partidas que compõe a Copa do Mundo, ou seja, 64 jogos realizados. Uma parte dessa grande diferença se dá também ao maior número de pênaltis marcados através da tecnologia, mas vejo que isso também faz parte do jogo atualmente e devemos levar em consideração essa mudança também. 

O modo no qual as equipes se organizam em bolas paradas tanto ofensivas, quanto defensivas, se dá, sem dúvidas, no que a comissão técnica acredita em ser a melhor forma de atacar e se defender nesses momentos com maior êxito. Isso vai se passar desde a forma como se treina, quanto ao modo como será organizado e consequentemente executado nas partidas. 

As bolas paradas passam por movimentos técnicos, desde a cobrança, passando pelos possíveis cabeceios, finalizações, passes e afins que podem ocorrer na sequência do lance, além do âmbito físico como um salto ou um sprint por exemplo e até a parte tática dos lances, de como uma equipe estará organizada em diferentes lances, escanteios ofensivos e defensivos, faltas laterais, faltas frontais e outras que podem compor um jogo de futebol. 

Após visto isso, vemos que as bolas paradas têm grande importância dentro do jogo e é necessário e merecido todo estudo feito ao redor disso. Nas próximas publicações entrarei mais a fundo com relação ao âmbito tático das bolas paradas, e as várias formas de organização que são realizadas com objetivo de obter êxito nos seus respectivos objetivos

Lucas CesarEstudante do futebol e suas variantes. Atuante nas categorias de base do Clube Atlético Metropolitano. Acadêmico de Educação Física e Licença B Conmebol.


Compartilhe

Compartilhar

PARCEIROS

Arena Corinthians
Grupo Figer
hudl
Trevisan
Doentes por Futebol
Editora Grande Área
Arima e Associados
CNB
5e27
OutfField
Tactical Pad
LGZn
Ticket Agora
Player Hunter
Maringá Futebol Clube
Mogi das Cruzes Basquete
gradeUP
Mitchell & Ness
End to End
SporTI