SIM! Sem dúvidas, a posição do corpo e sua orientação é de suma importância para qualquer momento dentro de uma partida de futebol, podendo ser atrelado a uma fase de ataque ou de defesa. Assunto esse que, por vezes, acaba não sendo tão explorado dentro do cotidiano e não se torna tão rotineiro o debate com relação a isso, mas que apesar disso não diminui nem um pouco o quanto eu avalio importante, principalmente no período de formação do atleta, nas categorias de base.
Após reconhecermos a importância deste tema, devemos entender no que se baseia isso e as formas que são difundidas. Basicamente, a temática se dá com relação a como o corpo está posicionado para derivados momentos, sendo importante desde a cabeça, interferindo diretamente no campo de visão do atleta, até o posicionamento do pé, que será crucial para uma melhor tomada de decisão rápida.
Como citado no parágrafo anterior, a forma como o atleta orienta o corpo será fundamental para as tomadas de decisão do mesmo, será praticamente impossível o atleta tomar boas e rápidas decisões se a forma como ele está perfilado diminui o tempo de ação e reação dele e pôr consequência a capacidade dele de resolver uma jogada ou situação.
A postura que o corpo do atleta se encontra em um momento ofensivo será fundamental para um ataque com maior eficiência e rapidez, sendo que no momento que o jogador está sem a posse de bola, ele já deverá estar preparando seu corpo e pensando no lance seguinte, para poder ser ágil e competente quando receber a bola. Uma posição que podemos perceber com frequência algumas diferenças é a de volante, na sequência de um lance que ele recebe o passe, por muitas vezes, do zagueiro e tem que tentar a virada de corpo para possibilitar uma quebra de linha do adversário, sendo assim, a forma como ele irá orientar seu corpo será crucial para ele poder ter êxito na próxima ação tomada.
Por outro lado, dentro das fases defensivas, a orientação corporal que o atleta realizará, também será muito importante para diminuir espaços e as opções de passe do ataque adversário. Nesse momento, uma posição que podemos perceber, claramente, a importância desse tema, é na função dos laterais, onde por muitas vezes, acabam por estar em situações de inferioridade, tendo que fechar duas opções de passe, e como é humanamente impossível estar em dois lugares diferentes, ele terá que ter um excelente posicionamento corporal, para assim dificultar a tomada de decisão do adversário.
Lucas Cesar: Estudante do futebol e suas variantes. Atuante nas categorias de base do Clube Atlético Metropolitano. Acadêmico de Educação Física e Licença B Conmebol.
PARCEIROS