03/12/19

ANÁLISE TÁTICA – 2019 ESTÁ SENDO UM ANO DE MUDANÇAS NO FUTEBOL BRASILEIRO?

Venho escutando algumas afirmações há alguns meses e me despertando curiosidade em pensar melhor e analisar até que ponto isso está realmente acontecendo, frases baseadas em “Está sendo jogado um melhor futebol em 2019 no Brasil, com posse de bola, propondo jogo” entre outros termos nesse estilo, inclusive vejo esse tema sendo abordado tanto entre torcedores e fãs do esporte quanto profissionais que atuam na área, deixando o assunto mais interessante ainda.

Antes de podermos aprofundar, importante visualizarmos que jogar um futebol “bonito” é muito relativo, apesar de na maior parte das vezes associarmos isso como uma equipe que propõe jogo, um time que tenha uma excelente organização defensiva em bloco baixo, por exemplo, pode ser “lindo” para seu objetivo de jogo. Sendo assim, entrarei no tema para analisar se está sendo um ano que as equipes do Brasil de fato estão realizando um futebol mais propositivo.

Primeiro temos que visualizar que o futebol está sempre em constantes mudanças, e não é de um ano para o outro, em um específico dia que dará um “estalo” e simplesmente se modifica tudo. As modificações que começamos a visualizar vão variar e ser veemente influenciadas pelos times que vem tendo êxito em suas competições, que vem conquistando títulos e naturalmente começaremos a estudar e analisar o porquê de aquele determinado time ter sucesso “tático” e o outro não.

Claro que, em uma visão geral, no momento que estamos chegando ao final do Campeonato Brasileiro de 2019, podemos visualizar hoje que, líder e vice-líder, respectivamente Flamengo e Santos, são equipes que propõem o jogo (com utilização em alguns aspectos de diferentes conceitos).

Também em outras competições nacionais, como Copa do Brasil e Brasileiro Série B, respectivamente Athletico-PR e Bragantino, foram campeões colocando em campo um futebol propositivo, levando em conta sempre as diferentes ideias das equipes para se chegar ao futebol apresentado.

Mas agora se formos olhar a tabela do Campeonato Brasileiro, observaremos que existem diferentes estilos de jogo variando de time pra time, e as vezes até em certas equipes de jogo pra jogo, e que não há uma “lógica” onde todos times que atuam com um futebol propositivo estão acima da tabela do que os times que jogam de forma mais reativa, por exemplo. Então é complicado simplesmente falarmos que o futebol brasileiro como um geral mudou sua ideia de jogo e concepção que vinha sendo aplicado, e a partir de agora só terá resultados quem atuar de “tal” forma, seria uma grande mentira sendo dita.

Desse modo, podemos observar que tivemos um ano de êxito para equipes que apresentaram um futebol mais propositivo, trazendo assim a clara sensação que o futebol brasileiro teve uma grande mudança nesse ano, mas como vimos não se tem um “click” e simplesmente se modifica tudo, e sim o esporte vive constantes mudanças que na maior parte delas é influenciada pelas equipes que vem vencendo e conquistando títulos, dessa forma nos fica a sensação que nos anos consequentes poderemos visualizar grande consequência das conquistas desse ano.

Lucas CesarEstudante do futebol e suas variantes. Atuante nas categorias de base do Clube Atlético Metropolitano. Acadêmico de Educação Física e Licença B Conmebol.


Compartilhe

Compartilhar

PARCEIROS

Arena Corinthians
Grupo Figer
hudl
Trevisan
Doentes por Futebol
Editora Grande Área
Arima e Associados
CNB
5e27
OutfField
Tactical Pad
LGZn
Ticket Agora
Player Hunter
Maringá Futebol Clube
Mogi das Cruzes Basquete
gradeUP
Mitchell & Ness
End to End
SporTI