Esse tema talvez seja a grande ambiguidade entre as arenas administradas por clubes e as geridas por empresas. Como os clubes priorizam o futebol, não é possível fazer uma programação em longo prazo, já que algumas competições dependem da evolução do time em campo para que os jogos aconteçam e o Campeonato Brasileiro, que por seu formato é o único desvinculado dessa questão, divulga as datas dos jogos com muita proximidade da realização dos mesmos.
Este ano, por exemplo, o início do campeonato estava agendado para o mês de maio. Até dia 27 de fevereiro, os clubes não faziam idéia das datas dos jogos. Quando há divulgação da tabela, inicialmente a CBF trabalha com 3 possíveis datas, ou seja, após essa primeira informação, o clube fica ciente apenas de quais jogos ele terá como mandante ou visitante, mais ainda assim, não é possível trabalhar com fechamento de quaisquer eventos até que haja precisão. Não bastasse isso, ocasionalmente, mesmo após a esperada definição, a entidade altera o dia do jogo fazendo com que o clube filiado a ela, mude toda a sua programação.
Essa mudança pode ser dar, entre outros fatores, pela alteração de grade da emissora que tem os direitos de transmissão do campeonato ou porque dois rivais disputando campeonatos diferentes coincidem de ter jogos na mesma cidade, aí em virtude da segurança pública há intervenção da PM para que não haja conflito de torcidas (isso só acontece quando ao menos uma das competições é em formato de “mata-mata”).
Novamente elucidando um caso real, em junho de 2019 o SPFC fechou contrato com a Live Nation para a realização do Show da Banda Metallica. Antes de definirmos todos os detalhes, calculamos com base nos precedentes, a possível data de uma final do estadual e procuramos desviar dela, fechando a data do show para 25 de abril de 2020. Quando a tabela foi lançada pela Federação Paulista de Futebol, em novembro, a entidade reduziu o tamanho do campeonato em duas rodadas e nosso cálculo não se valeu de nada.
Infelizmente, não temos como solucionar esses “imprevistos” sem gerar transtorno a uma das partes. A receita é o amador jogo de cintura.
Apenas como observação, a situação mencionada acima teve um desfecho ainda mais surpreendente com a pandemia do COVID-19 que fez com que ambas as datas (show e final de campeonato) ficassem sem definição concreta até o presente momento.
Atuou no marketing da Ponte Preta, na Rádio Jovem Pan e na supervisão comercial do São Paulo FC.
Aluna de diversos cursos na THE 360.
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