Podemos observar que grande parte dos clubes Europeus estão buscando o processo de transformação Digital. No Benfica isso não é diferente com investimento constante no website, e-commerce, social media, engajamento no estádio entre outros pontos de contato que trazem um ótima experiência ao usário.
No ano passado o Benfica já se destacava com o desenvolvimento do seu E-commerce, mas ficava muito atrás com sua plataforma de website, mas nesse ano as coisas mudaram e evoluiram bastante. O Benfica conseguiu se destacar em sua estratégia de Digital Marketing transformando-se em uma das maiores referências de Digital na Europa e no mundo.
O planejamento e a estratégia de e-business se tornou crucial para o faturamento do clube. A participação das vendas de produtos no ambiente online já representam mais do que 30% em muitas das categorias. Claro que tudo depende do amadurecimento do mercado e estrutura de e-commerce do país, afinal, muitos países ainda dependem em grande escala do canal de E-Retail.
Vamos avaliar abaixo os números relacionados ao desempenho do Benfica em seu website, que teve uma grande transformação em sua navegação com design mais clean, mantendo o foco no conteúdo e noticias rápidas. O novo UX (User Experience) entrega uma hierarquia sob a medida do comportamento do torcedor.
Podemos analisar que o número de visitas vem crescendo nesses ultimos seis meses, com acessos de 1.3 milhões de visitas no mês de Maio/2018, ótima média de tempo de navegação de 03:17 e bom número de paginas por visitas de 2.6. O desempenho de Bounce Rate de 60%, no entanto, e muito alto e ruim, mas quando alinhado aos outros KPIs perde um pouco seu peso e preocupação, afinal o usuário está ficando bastante na home.
Quando avaliamos os países que mais acessam o website do Benfica temos claro o seguinte: Portugal (81%), Switzerland (2,84%), France (2,57%), USA 2,26%, UK (2,10%).
Podemos perceber quando um website está bem estabelecido com sua estratégia de conteúdo, SEO, Social Media e Midia. No gráfico abaixo temos um balanceamento de acessos Diretos, Search e Social, todos quase com a mesma participação.
Com os resultados de conversão em Search, temos uma conversão organica de 95% versus 5% de PaidMedia, muito focado na Fundação Benfica e Benfica Store. Fica evidente que o foco de investimento de midia no website é para Awareness e não vendas.
Já quando falamos nos acessos convertidos por Social Media, notamos que o Facebook é a principal plataforma do clube.
Avaliando o E-commerce do Benfica
O e-commerce com design focado em brand experience, utiliza a identidade do clube. Tem uma estrutura de navegação muito parecida com grandes e-commerce do varejo. A usabilidade e navegação iniciando por categorias e com menor foco em sku apresenta diversos tipos de categorias de produtos. A plataforma é proprietária do time. Não tem beneficio de frete grátis, somente promoções de preço. Trabalha nas linguagens: Português, Espanhol, Inglês. Como elemento básico de um site, ele é responsivo e mobile.
Temos um número de visitas ao e-commerce do Benfica de 113 mil usuários que representa quase 10% do número de visitas do website (brandsite) do clube, uma ótima taxa de conversão. No geral o desempenho é melhor do que o website com tempo médio da visita de 02:49, visitas por página de 3.51 e Bounce Rate de 50%.
Quando avaliamos os países que mais convertem ao e-commerce do Benfica, temos somente o Brasil de diferente com 1.95% do acesso a loja online.
Rafael Leitão tem grande experiência em Marketing Digital, com mais de 9 anos liderando projetos de inovação, estratégia de negócio em canais de e-retail e e-commerce (vendas), digital campaign, branded content, mídia performance, social media, mídia programatica, business inteligence e marketing esportivo.
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