Você conhece um dos atletas mais relevantes do mundo do futebol no ano de 2017 e 2018? Você deve ter pensado somente em Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar, certo? Com certeza não passou por sua cabeça que ele se chama Alex Hunter, né? Sim ele mesmo!
Menino de 17 anos, nascido em Clapham, na zona sudoeste de Londres. Ganhou o sobrenome do avô, Jim Hunter, uma lenda do futebol inglês. Tem potencial para se tornar um promissor jogador de futebol, mas precisa tomar uma decisão: em qual clube da Premier League deseja começar a sua carreira profissional? Esse era a vida do protagonista do modo historia do FIFA, na Jornada do FIFA 17. O promissor Alex Hunter quer deixar a marca dele na Premier League.
Depois de aparecer como promessa nas categorias de base as expectativas são altas e a chance aparece para que Alex atue no maior palco do mundo. Já na na nova edição, FIFA 18, depois de um ano de estreia movimentado na Premier League, o mundo inteiro estava falando de Alex Hunter - parece mentira, mas o mundo inteiro estava realmente comentando sobre um jogador fictício digital.
Ele voltou para uma segunda temporada e, depois de uma transferência tumultuada, vai ter a chance de competir em alguns dos maiores clubes do futebol mundial: PSG, Bayern de Munique, Atlético de Madrid e LA Galaxy.
Toda essa história de um personagem de game teve um ótimo resultado midiático e de awareness do nome Alex Hunter. O sucesso de um atleta digital criado pela EAGames se reflete em resultados de buscas no Google que são maiores que muitos atletas no mundo real. Comparando com nomes bem conhecidos no cenario mundial do futebol é interessante notarmos o quanto um personagem de games tem um resultado tão próximo de jogadores como Karim Benzema, Diego Costa e Gabriel Jesus.
O melhor de tudo isso? O Google reconhece Alex Hunter como um Jogador de Futebol.
Você deve estar se perguntando, esse sucesso é só por conta do número de 42 milhões de usuários que jogam FIFA (segundo dados da EAGames)?
Sim, esse é sem dúvida o principal meio de divulgação da imagem de um dos atletas mais famosos do mundo, mas como na vida real a estratégia de Social Media é muito importante para o engajamento de seus fãs, e nesse modelo Alex Hunter trabalha muito bem. Veja abaixo o exemplo desse sucesso.
Alex Hunter no Twitter
Alex Hunter no Facebook
Alex Hunter no Instagram
Alex Hunter no YouTube
Se um jogo como FIFA consegue transformar um atleta digital em um dos atletas com melhor retorno de imagem e marca, imagine a colaboração desses jogos com a imagem de atletas reais como Cristiano Ronaldo, Messi, Coutinho e Neymar. Ainda tem empresas e clubes que não valorizam o poder de exposição de uma marca em games.
Rafael Leitão tem grande experiência em Marketing Digital, com mais de 9 anos liderando projetos de inovação, estratégia de negócio em canais de e-retail e e-commerce (vendas), digital campaign, branded content, mídia performance, social media, mídia programatica, business inteligence e marketing esportivo.
PARCEIROS