26/06/18

Zenit destaque em Marketing Digital entre os Clubes Europeus

Nessa primeira materia sobre a estratégia de marketing digital do FC Zenit Saint Petersburg, que é o 17° maior clube da European Football, vamos ver como o clube se destaca entre os maiores clubes da Europa também em suas estratégias de marketing.

Podemos considerar o Zenit com um dos melhores websites de clubes Europeus no quesito User Experience, começando pelo número de opções de linguagens, são 12 no total: Russo, Ingles, Espanhol, Portugues, Italiano, Frances, Alemão, Polones, Chines, Japones, Dinamarques, Grego e Finlandes. O clube com maior número de opções de idiomas, preparado para recepcionar fans de todo o mundo, principalmente nesse momento de Copa do Mundo FIFA, que estão todos olhando para o futebol Russo.

Outra boa avaliação fica por conta do design, distribuição de conteúdo que segue uma otima hierarquia, focado em noticias, venda de ingressos e produtos, tudo muito bem estruturado, facilitando a navegação dos usuários.

A audiencia do site comparado a outros clubes de futebol na Europa, tem um desempenho muito positivo, está entre os dez maiores números de acessos de clubes de futebol. Com uma média de 1.2 milhões de visitas por mês, com resultado do mês de abril em 1.4 milhoes, o website do Zenit tem otimos desempenhos em Average Visist Durantion com 00:03:16, Paginas por Visitas de 4.11, e Bounce Rate médio de 43,26%, números de darem inveja a varios clubes pelo mundo.

Quando avaliamos os paises que mais acessam o website, não poderiamos ter outro resultado que Russia (85%), seguido de Alemanhã (2,04%), Estados Unidos (1,92%), Turquia (0,90%) e Finland (0,84%).

Grande parte das visitas são feitas pelo trafego orgânico, sem investimento de midia, impulsionado pelas buscas no Google, por palavras relacionadas diretamente ao nomes do clube.

Nos ultimos cinco anos de buscas relacionadas a marca Zenit, podemos notar que não há um crescimento significativo, somente um comportamento comum mantendo a média. Possivelmente pelo reflexo dos resultados em campo, nos ultimos cinco anos a busca ficou muito concentrada somente nas bucas na Russia.

Rede social com maior conversão de usuários para o website do Zenit é o Vkontakte (64%), seguido do Twitter (22%) e Youtube (6%).

Podemos concluir que a estratégia de digital marketing do Zenit, tem mais do que um ótimo design, tem um ótimo resultado de navegação e número de acesso com qualidade. Nas próxima materias iremos analisar outras ações de marketing que destacam o Zenit no cenário Europeu de Futebol.


About FC Zenit Saint Petersburg

Football Club Zenit is a Russian football club from the city of Saint Petersburg. Founded in 1925, the club plays in the Russian Premier League. Zenit were the 2007, 2010, 2011–12 and 2014–15 champions of the Russian Premier League and the winners of both the 2007–08 UEFA Cup and the 2008 UEFA Super Cup.

The Deloitte Football Money League report on European football has ranked Zenit Saint Petersburg the 17th most valuable football team in European football.

en.fc-zenit.ru

Rafael Leitão tem grande experiência em Marketing Digital, com mais de 9 anos liderando projetos de inovação, estratégia de negócio em canais de e-retail e e-commerce (vendas), digital campaign, branded content, mídia performance, social media, mídia programatica, business inteligence e marketing esportivo.

RafaLeitao.com | Sportt.com.br


Compartilhe

Compartilhar

PARCEIROS

Arena Corinthians
Grupo Figer
hudl
Trevisan
Doentes por Futebol
Editora Grande Área
Arima e Associados
CNB
5e27
OutfField
Tactical Pad
LGZn
Ticket Agora
Player Hunter
Maringá Futebol Clube
Mogi das Cruzes Basquete
gradeUP
Mitchell & Ness
End to End
SporTI