Com oito rodadas disputadas na NFL em 2018, a quantidade de jogadores brilhando impressiona. Impressiona também que todas as posições apresentam nomes em alta.
Patrick Mahomes tem média para terminar a temporada com 52 passes para TD. Todd Gurley está a caminho dos 30 touchdowns. Adam Thielen, além de oito partidas seguidas com 100/+ jardas recebidas, terminaria com 148 recepções no ano se dobrada sua marca atual, um recorde. Na defesa, Aaron Donald tem números para fechar a temporada com 20 (ou mais) sacks. Isso para não falar de Drew Brees, Philip Rivers, Jared Goff, Khalil Mack, J. J. Watt, os quais também têm bom campeonato.
O que temos visto na NFL neste ano é realmente impressionante. Talvez até sem precedentes, uma vez que tudo está acontecendo ao mesmo tempo. Já vimos ótimas temporadas individuais no passado, contudo, cada uma em um campeonato isolado. 2018 está marcado por receber tudo isso junto.
Desta maneira, quando tratamos do prêmio individual mais relevante no futebol americano, o de MVP, as discussões são grandes. Vários casos podem receber argumentos de forma sensata. Assim sendo, vale repetir – e falar mais sobre – a pergunta do título: quem será o jogador mais valioso da NFL neste ano?
Todd Gurley e Patrick Mahomes são os que mais dividem as opiniões
Poucas pessoas se lembram, mas Peyton Manning e Steve McNair dividiram o prêmio de MVP em 2003. Isso mesmo, eles receberam a mesma quantidade de votos naquele campeonato e acabaram premiados igualmente. Então não um absurdo ver isso acontecendo novamente em 2018.
Todd Gurley, running back do Los Angeles Rams, em meia temporada, tem 1.151 jardas de scrimmage e 15 touchdowns. Em 2017, ele fechou o ano com mais de 2.000 jardas totais e 19 TDs, e foi o segundo mais votado para MVP. Agora, ele encaminha para os mesmos padrões em jardas, porém com incríveis 30 TDs ao fim do ano.
Na história da NFL, dois jogadores terminaram uma temporada com 28/+ touchdowns: LaDainian Tomlinson (31, 2006) e Shaun Alexander (28, 2005). Ambos venceram o MVP nas ocasiões.
Por outro lado, quatro vezes um quarterback teve 48/+ touchdowns aéreos em um ano. Sempre que isso aconteceu, o QB também levou o prêmio (Dan Marino 1984, Peyton Manning 2004 e 2013 e Tom Brady 2007).
Em 2018, Patrick Mahomes totaliza 26 TDs lançados em oito partidas. Ou seja, ele não só ultrapassaria essa marca como estabeleceria a segunda maior da liga no quesito. Ademais, Mahomes tem média para terminar o campeonato acima das 5.000 jardas aéreas.
Tanto Patrick Mahomes quanto Todd Gurley são auxiliados por ótimos head coaches. Ambos estão rodeados por ótimas peças ofensivas: Tyreek Hill, Travis Kelce, Kareem Hunt e Sammy Watkins de um lado; Brandin Cooks, Jared Goff, Robert Woods e Cooper Kupp do outro. Gurley tem sim uma vitória a mais e parece mais maduro neste momento, porém Mahomes atua como quarterback, a posição mais importante do futebol americano.
Drew Brees, QB, New Orleans Saints
Drew Brees caminha a passos largos para ter possivelmente a temporada mais impecável da história da liga no que diz respeito aos erros. Um quarterback nunca terminou uma temporada com 75% de aproveitamento nos passes em 450/+ tentativas. Em metade do campeonato, Brees tem 77,4%.
Além disso, um quarterback que disputou os 16 jogos de uma temporada jamais terminou uma temporada com uma proporção TD-INT de 16-1. Tom Brady teve a melhor em 2016 (28-2) com 432 passes tentados e 12 partidas, porém Drew Brees, se conseguir manter seus números na segunda metade do calendário, terminará com 32 touchdowns e apenas duas interceptações. E detalhe: o New Orleans Saints só foi derrotado uma vez até agora, na estreia.
Philip Rivers, QB, Los Angeles Chargers
Philip Rivers é o “patinho feio” deste grupo de favoritos nesta altura da temporada. Todavia, não devemos descartar o nome do quarterback para as próximas rodadas, afinal, ele está atuando em um nível de MVP.
Tenha em mente que os Chargers têm apenas duas derrotas em 2018 e Rivers totaliza 17 TDs e três INTs. Ele é a principal razão para o ataque de Los Angeles ser Top 5 e a equipe almejar o Super Bowl LIII. Se mantiver as stats atuais, o camisa #17 fechará o ano com 4.590 jardas, 39 touchdowns e sete interceptações, com rating de 117,8. Ele seria o favorito a MVP em qualquer outra temporada basicamente.
Ainda podem aparececer...
Aaron Donald – É difícil dar o MVP para um defensor em 2018, ainda mais quando esse atua nos Rams de Gurley, Goff e companhia. De qualquer forma, Donald teve dez sacks nos últimos cinco jogos.
Jared Goff – Ainda nos Rams, Jared Goff merece ser destacado. Gurley é quem mais chama ateção no ataque, mas Goff totaliza 17 TDs e cinco INTs no ano, com uma incrível média de 9,6 jardas por tentativa.
Tom Brady – A temporada de Brady está longe de ser excelente. Porém, ele é o atual MVP e já nos deu uma dezena de motivos para nunca subestimá-lo.
Khalil Mack – O primeiro mês de campeonato foi de nível MVP para Mack (cinco sacks e quatro fumbles forçados). Mas o defensor caiu de produção em outubro (zerado). Os dois meses finais de calendário ainda podem recolocar Mack na discussão, ainda mais com os Bears na briga.
Cam Newton – Newton encaminha para uma temporada de 3.700 jardas e 39 TDs. A última (e única) vez que atingiu tais estatísticas, em 2015, ele foi o MVP.
Caio Miari Santos, 22 anos, jornalista e apaixonado por esportes, enfatizando os americanos, principalmente o futebol americano. É também fundador do Shotgun, no qual produz, apresenta e edita os podcasts do Rádio Shotgun! Contribui semanalmente com um texto sobre a bola oval para a THE360.
PARCEIROS