18/12/18

Os fatores que mais impactaram na presença de público no Brasileirão 2018

Como efetuado no ano passado, segue uma análise do comparecimento de público nos jogos do Campeonato Brasileiro 2018 bem como os fatores que mais impactaram o comportamento do torcedor:

 

Média público pagante: 18,9 mil
Média renda bruta: R$ 571 mil
Taxa de Ocupação: 45%
Ticket Médio: R$ 30,14

Após 36 anos o Campeonato Brasileiro teve uma média de público de praticamente 19 mil pagantes/jogo. Desde o campeonato de 1982 não se atingia essa média. O Brasileirão 2018 conseguiu a nona média de público considerando os campeonatos disputados desde 1967. 

Desde que a fórmula de disputa do campeonato foi alterada para o formato atual, este foi o primeiro ano com mais de sete milhões de público pagante total. 

Aprofundando um pouco mais a pesquisa, seguem os dados consolidados sobre as variáveis que mais impactaram na presença de público no Brasileirão:

 

1) Flamengo

Conforme estudo "É disso que o povo gosta" da Golden Goal (2007), o Flamengo é o único time que, quando sua torcida aumenta a presença nos jogos, impacta positivamente na média de público do campeonato.

Em 2018 não foi diferente. O Flamengo teve uma média de público pagante de 48 mil/jogo, demonstrando a força da torcida rubro negra como mandante, bem como visitante, onde o Mengão obteve a maior média, com 26,1 mil/ jogo.

 

2) Trio de Ferro Paulistano

Pela primeira vez nos últimos anos São Paulo, Palmeiras e Corinthians obtiveram médias superiores a 30 mil pagantes/jogo no mesmo campeonato. 

Os três times de São Paulo tiveram juntos uma média de 32,7 mil/jogo. Caso somarmos a média do Flamengo, os quatro times de maior torcida do Brasil contribuíram com uma média de 36,5 mil pagantes por jogo.

 

 

3) Performance 

Média público pagante: 28,9 mil
Média renda bruta: R$ 1,0 milhão
Taxa de Ocupação: 57%
Ticket Médio: R$ 34,95

OBS: Foi considerado performance os jogos onde os mandantes eram os times que estavam entre os 6 primeiros colocados ou times com sequência de 3V ou 2V/1E.

A performance foi o terceiro maior motivador para atrair torcedores aos estádios, comprovando estudos demonstrando que, no Brasil o torcedor vai ao estádio de acordo com a classificação na tabela, quanto melhor classificado maior a presença de público.

 

4) Clássicos 

Público pagante: 27,9 mil
Renda bruta: R$ 1,1 milhões
Taxa de Ocupação: 57%
Ticket Médio: R$ 39,47

Mais uma vez os clássicos impactaram positivamente na presença de público. As rivalidades locais demonstram a cada ano que são um dos fatores mais impactantes na motivação do torcedor para ir aos estádios, com média 50% superior à média geral do campeonato e praticamente o dobro de arrecadação bruta. 

 

5) Jogos aos sábados

Como vários estudos demonstram, jogos aos finais de semana atraem mais público do que jogos no meio de semana em partidas do Campeonato Brasileiro. Em 2018 os jogos no final de semana atraíram 20% mais público (20,2 mil /jogo) do que no meio da semana.  

Aprofundando mais os dados, jogos aos sábados atraíram 13% mais torcida do que aos domingos. Pelo segundo ano consecutivo, o dia e horário de maior média foi sábado as 19 horas com 25,2 mil pagantes/jogo. 

O fenômeno "lua de mel com a nova arena" continua se comprovando no Brasil. A média nas novas arenas (22 mil/jogo) é superior à média geral, mas não foi tão impactante como nos anos anteriores. Essa também foi a média dos jogos entre os 12 principais times do Brasil.

Por outro lado, jogos no meio de semana (16,8 mil/jogo), jogos com os doze grandes como visitantes (13,7 mil/jogo) e jogos sem a presença dos doze grandes (11,9 mil/jogo), foram os tipos de jogos que impactaram negativamente na presença de público nos jogos.

Como conclusão foi possível detectar que em 2018 o Flamengo e o Trio de Ferro Paulistano foram os fatores mais impactantes na presença de público. Por outro lado, pelo terceiro ano consecutivo, a performance, os clássicos e jogos aos sábados vão se consolidando como os fatores mais importantes para atrair mais público, aumentar arrecadação, taxa de ocupação e ticket médio.

 

O fenômeno da torcida do Flamengo no Maracanã demonstra que, em estádios com maior capacidade, quando conseguem alta taxa de ocupação, impactam diretamente na média de público. Estádios como Maracanã, Morumbi, Mineirão, Beira Rio, Arena do Grêmio e Castelão, que possuem capacidade acima de 50 mil torcedores, conseguem impactar na média de público. 

Apenas como exercício, caso a taxa de ocupação do campeonato fosse de 70%, média das cinco grandes ligas europeias, a estimativa é que poderíamos ter 29 mil pagantes/jogo, perdendo apenas para Alemanha e Inglaterra na média de público pagante.

Os dados acima demonstram que as nova arenas podem estar começando a diminuir o impacto no comparecimento do torcedor. Uma série de análises deverão ser continuamente efetuadas para se verificar quais fatores se consolidarão e os possíveis novos atrativos que podem impactar na decisão do torcedor em comparecer aos jogos do Campeonato Brasileiro.

O desafio dos gestores continua ser a busca de entender o seu torcedor visando trabalhar outras variáveis para conseguir aumentar a presença de público nos seus estádios e arenas independente da performance, da tipologia dos jogos e horários com menor demanda, buscando atrair outro tipo de público, com diferentes tipos de atrativos.

 

Marcelo Paciello - Apaixonado por gestão e marketing esportivo. Mais de 10 anos como gestor de negócios, mestre e pesquisador em Gestão do Esporte especializado em marketing esportivo.


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