07/01/19

O segredo da MLS em como trabalhar os dados para gerar negócios

A Major League Soccer é uma grande empresa como todas outras tradicionais, com o mesmo objetivo de impressionar, engajar, converter e manter seus clientes. Esse objetivo depende de uma grande estratégia focada na compreensão dos seus fãs, através de seu fornecimento de conteúdo, um grande ponto de contato que gera retorno de comportamento em dados. Todos esses dados são utilizados para aprimorar a experiência e oferta a esses consumidores, tudo em uma volta constante de Consumer Centric.

Todos esses dados analisados alinhados a estrutura dedicada na geração de insights, ajudam a MLS a tomar muitas decisões, algo raro na maioria das empresas pelo mundo, essencial mas muito desafiador para o momento de grandes empresas e clubes de futebol, infelizmente.

Em entrevista ao site Sports Business Daily o Vice Presidente de Data e Analytics da MLS, descreveu os principais fatores de sucesso para a Liga trabalhar de maneira adequada essa estratégia, essas abaixo:

Perspectiva do consultor

Sinais vitais da inteligência nos negócios

Estratégia e planejamento: enfatizam com uma abordagem centrada nos fãs, segmentação de consumo alavancada e desenvolvem insights específicos de mercado e na liga para identificar oportunidades de crescimento.

Infraestrutura: Implementam uma data warehouse de clientes e uma plataforma de gerenciamento de dados para oferecer uma visão holística dos fãs em todos os pontos de contato. Além disso, estabelecem um painel de fãs que permitem interagir com os usuários e capturar informações importantes em várias áreas.

Pessoas e cultura: A liga se reorganizou e reuniu suas equipes de fãs, dados, insights e planejamento. Este grupo impulsiona a cultura centrada em fãs através da liga e dos clubes.

O elemento mais notável do progresso até agora tem sido o suporte contínuo da equipe executiva e proprietários de clubes. Eles viram o valor a longo prazo do investimento nessa área e forneceram recursos quando o retorno financeiro não foi imediato. Devido à sua visão, chegaram a um ponto em que existem vários exemplos de como aproveitar dados e análises ​​para orientar os objetivos organizacionais.

Compreensão da jornada desses fãs: A plataforma de gerenciamento de dados aprimora muito a compreensão da jornada dos usuários conhecidos e desconhecidos no ecossistema digital da MLS. Os esforços melhoraram a capacidade da liga e dos clubes de segmentar, direcionar e engajar os fãs. Como resultado, melhoram a eficiência de compra de mídia para a temporada.

Segmentação aprimorada de fãs: após a execução de um estudo de segmentação de consumidores, desenvolvem um modelo de regressão usando as informações demográficas de anexos de terceiros e dados transacionais de data warehouse de cliente para corresponder aos fãs atuais por segmentos-alvo. Como resultado, aplicam o modelo para personalizar “This Week in MLS”, o boletim eletrônico semanal, com conteúdo que é mais relevante para cada segmento-alvo. No geral, o modelo melhorou a capacidade de alcançar os fãs e proporcionar uma experiência personalizada e relevante aos seus apoiadores.

Impulsionam a receita e o engajamento dos fãs: utilizando os dados de toda a empresa em nosso banco de dados, executam uma análise dos principais dados de emissão de bilhetes da liga e identificam oportunidades de crescimento específicas para o mercado e leaguewide. Um exemplo é o desenvolvimento de um modelo estatístico que analisa e classifica os jogos em casa com base na demanda real do mercado e nas motivações dos fãs para a participação. Isso ajudou os clubes a identificarem novos planos para melhorar a participação e os preços.

Apoiando parceiros da liga: Através de uma parceria com a Electronics Arts, realizaram uma análise de como os fãs da MLS estavam envolvidos com o EA FIFA. Aprenderam que havia uma correlação entre o nível de participação no jogo EA EA e o engajamento de fãs com a MLS. Como resultado, trabalham com a EA e com clubes para desenvolver iniciativas para impulsionar maiores números de partidas de MLS.

Estes são apenas alguns exemplos de como uma abordagem centrada no consumidor e no compromisso com dados e análises ajudaram a apoiar a MLS e clubes da liga. Observando essa estratégia digital e de analises da MLS, você ainda fica assustado com o crescimento constante da liga com número de fãs?

Rafael Leitão tem grande experiência em Marketing Digital, com mais de 9 anos liderando projetos de inovação, estratégia de negócio em canais de e-retail e e-commerce (vendas), digital campaign, branded content, mídia performance, social media, mídia programatica, business inteligence e marketing esportivo.

RafaLeitao.com | Sportt.com.br


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