Se você ainda não conhece a DAZN, acredito que já está na hora de conhecer essa plataforma que promete ser o “Netflix do Esporte” no mundo, um modelo totalmente novo que está oferecendo aos fãs o controle e a flexibilidade para assistirem aos esportes do jeito que quiserem, onde quiserem. Não é preciso ter cabo nem satélite, e configurar é rápido e fácil. Você pode assistir à programação em vários dispositivos, em casa ou enquanto se locomove.
DAZN é o primeiro serviço de streaming do mundo dedicado somente a transmissão de esporte, oferecendo aos fãs acesso ilimitado à maior variedade de eventos esportivos, ao vivo ou sob demanda, em praticamente qualquer dispositivo conectado à Internet. Até o momento, o DAZN está disponível na Espanha, Estados Unidos, Canadá, Itália, Japão, Brasil, Áustria, Suíça e Alemanha.
Olhando assim não é uma grande novidade, porém quando a experiência concentra uma variedade grande de conteúdo, com diversos campeonatos em uma mesma plataforma, isso começa a ficar bem mais interessante. O mercado de Streaming está em grande expansão, com um investimento grande como o feito pelo Facebook, isso significa que a DAZN não terá um caminho tranquilo, mesmo que todos estão focados na conversão de usuários de TV para o digital.
A DAZN é uma empresa do Grupo Perform, que tem cada unidade com seu próprio CEO, CFO e uma só direção estratégica, porém é capaz de utilizar os ativos um do outro para melhorar seu próprio negócio. Por exemplo, o Perform Content pode alavancar aquisições globais de conteúdo pela DAZN, enquanto a DAZN é capaz de aprimorar suas transmissões com dados Opta.
Porém se você acha que a DAZN não passa pelos mesmos problemas dos altos custos da contratação dos direitos para transmissão dos campeonatos, está enganado, segundo a reportagem da The Telegraph, a idéia do grupo é que DAZN poderia vender a Perform Content para arrecadar fundos para novas expansões e se transformar finalmente no "Netflix do Esporte". O documento diz que a DAZN se comprometeu até agora com 2,6 bilhões de libras em direitos esportivos, um grande investimento!
Segundo a matéria da Forbes, a revisão estratégica do grupo pode não resultar em uma transação de qualquer tipo, e o DAZN Group continua na busca de iniciativas independentes com foco no crescimento após a estratégia de re-branding e consolidação previamente anunciadas em duas marcas distintas: DAZN e Perform Content”.
Outro grande diferencial do serviço da DAZN está em sua flexibilidade, é um modelo baseado em assinatura, mas com a possibilidade de poder ser pausado se por exemplo, você sair de férias - muito diferente dos contatos de 12 a 18 meses impostos pelos gigantes tradicionais de transmissão. Ele ignora as plataformas tradicionais, como cabo e satélite, para alcançar os consumidores diretamente no dispositivo de sua escolha. Um modelo diferente para um novo modelo de comportamento do usuário, melhores conteúdos, facilidade de consumo, mobilidade, modelos de consumo e preço acessível, um modelo estratégico que se enquadra em qualquer país.
Quando o DAZN vai ser lançado?
O DAZN começará a exibir jogos a partir de 7 de dezembro, com a cobertura exclusiva e gratuita dos jogos da Serie A italiana e da Ligue 1 francesa, que serão transmitidos nos nossos canais no Facebook e no YouTube. A primeira partida será Juventus x Inter de Milão. O serviço completo de assinatura do DAZN entrará no ar em março de 2019.
Como você pode assistir ao DAZN?
O DAZN está disponível em praticamente qualquer dispositivo, incluindo TV’s conectadas à internet, smartphones, tablets e consoles de videogame. Pense em qualquer coisa, nós estaremos lá.
O DAZN estará disponível em serviços de TV por assinatura?
O DAZN é um produto feito para ser consumido diretamente pelo cliente, e é assim que seremos lançados em março. Às vezes, nós fazemos parcerias com TV’s por assinatura para oferecer nossos serviços aos seus consumidores, mas não há nada confirmado neste sentido para o mercado brasileiro.
Como você pode assinar o DAZN? Quanto ele vai custar?
Você pode assinar o DAZN por praticamente qualquer método, incluindo cartões de débito, crédito e apps de compra direta. Será um preço acessível. Nós vamos confirmar esses detalhes até a data do lançamento.
Quais esportes serão exibidos no DAZN?
O DAZN vai exibir a Copa Sul-Americana por quatro temporadas a partir de 2019, assim como a Serie A italiana e a Ligue 1 francesa. Nós anunciaremos mais esportes em nossa plataforma até a data do lançamento.
O DAZN vai adquirir direitos de outros eventos e campeonatos esportivos no Brasil?
Nós observamos todos os direitos esportivos, especialmente aqueles que os fãs mais amam. Vamos anunciar mais direitos esportivos antes que o serviço fique disponível. Nossa estratégia é oferecer qualidade e grandes eventos do esporte para os nossos fãs – e é isso que vamos fazer.
É possível que outros canais de TV consigam os direitos de transmissão da Copa Sul-Americana?
Nós estamos muito felizes em anunciar os direitos exclusivos para exibir a Copa Sul-Americana, pelas próximas quatro temporadas.
As transmissões terão narração e comentários em português?
Sim, nós normalmente teremos transmissões com narração e comentários em português. Estamos satisfeitos em confirmar Ivan Zimmerman e Delano Vaz como nossa equipe para Juventus x Inter de Milão, nesta sexta (07).
Vocês vão anunciar apresentadores e um time de comentaristas?
Nós normalmente temos apresentadores, narradores e comentaristas locais, nos países em que transmitimos. Na Itália, anunciamos Luis Figo e Andriy Shevchenko como comentaristas da Serie A. Na Alemanha, Per Mertesacker assinou conosco para ser o apresentador nas partidas da Uefa Champions League. Nos Estados Unidos, fechamos com Sugar Ray Leonard e Michael Buffer como parte da nossa equipe de boxe. Faremos a mesma coisa no Brasil.
O DAZN terá produção de conteúdo no Brasil?
Nós produzimos uma variedade de conteúdos em torno das partidas. Para grandes eventos ao vivo, fazemos uma produção completa, com análises no estúdio e apresentadores, repórteres de campo, comentaristas conhecidos e narradores admirados. Todos os detalhes serão revelados no futuro.
O DAZN vai exibir outro tipo de programação além da cobertura de jogos ao vivo?
Sim. Nós temos uma rica variedade de conteúdo, que inclui grandes momentos esportivos, documentários, coletivas de imprensa, entrevistas com estrelas do esporte e muito mais. Não há um limite para a quantidade de conteúdo esportivo que podemos exibir na nossa plataforma a qualquer momento.
Sobre as transmissões no Facebook e no YouTube:
Por que o DAZN está exibindo a partida entre Juventus e Inter de Milão?
Nós anunciamos nossa chegada ao mercado brasileiro na última semana e esta é a primeira partida que vamos poder transmitir. O Derby d’Italia, como o clássico é conhecido, é um dos jogos mais aguardados da Serie A, e estamos empolgados para exibir esta partida de graça em nosso canal de YouTube e nossa página no Facebook.
Por que vocês estão transmitindo algumas partidas nas redes sociais?
O DAZN será lançado em março de 2019 e, até lá, nós vamos exibir algumas partidas nas redes sociais de graça. Assim, os torcedores podem aproveitar e assistir aos grandes jogos, com estrelas do porte de Cristiano Ronaldo e Neymar.
Isso continuará a acontecer depois que a plataforma for lançada, em março de 2019?
Às vezes, nós transmitimos eventos esportivos nas redes sociais, mas a maior parte do conteúdo só estará disponível para os assinantes do DAZN.
Que horas começa a partida entre Juventus e Inter?
A partida começará às 17h30 (Brasília), e a cobertura será iniciada neste mesmo horário.
Quem fará a transmissão?
Ivan Zimmerman e Delano Vaz serão os nossos comentaristas para o jogo entre Juventus e Inter, e farão a transmissão em português.
Que outras partidas serão disponibilizadas nas redes sociais?
Nós vamos exibir uma seleção de partidas da Serie A italiana e da Ligue 1 francesa, incluindo os jogos de PSG e Juventus, até que a plataforma DAZN seja lançada. Siga o DAZN no Facebook e fique sempre atualizado com a nossa agenda.
O DAZN vai exibir os melhores momentos dessas partidas que serão transmitidas de forma gratuita nas redes sociais?
Isso ainda será confirmado.
Rafael Leitão tem grande experiência em Marketing Digital, com mais de 9 anos liderando projetos de inovação, estratégia de negócio em canais de e-retail e e-commerce (vendas), digital campaign, branded content, mídia performance, social media, mídia programatica, business inteligence e marketing esportivo.
PARCEIROS