17/01/19

Insanidade

O blog volta à ativa na semana que antecede a abertura oficial da temporada brasileira de futebol. Passados 47 dias do apito final dos jogos da rodada 38 do Brasileirão, teremos o início da temporada no próximo final de semana.

 

Num calendário minimamente decente, a temporada deveria se iniciar no primeiro final de semana de fevereiro. Imagine ficar 61 dias sem uma partida oficial de futebol do seu time? No Brasil isso é uma raridade.

 

Qual seria a adrenalina, a expectativa para voltar a assistir ao vivo os novos reforços após ver seu time excursionar por outros países em jogos amistosos de pré-temporada?

 

Além dessa natural expectativa, o primeiro jogo da temporada poderia ser um grande clássico nacional entre o campeão nacional e o campeão da copa da última temporada e logo em seguida um clássico internacional entre os campeões das duas competições internacionais do continente.

 

Esta pequena introdução reproduz o sentimento dos torcedores dos principais times europeus em cada início de temporada. 

 

Escassez 

 

A escassez de jogos nesse período seria por si um fator promocional suficiente para que houvesse muitas vendas de ingressos para os primeiros jogos ou para toda a temporada.

 

Segue abaixo o número de dias sem futebol desde a última rodada da temporada 2017/2018 até a primeira rodada da temporada 2018/2019 das cinco principais ligas europeias da atual temporada:

 

Itália: 90

Espanha: 84

Alemanha: 84

França: 87

Inglaterra: 77

Brasil: 47 

 

Fonte: worldfootball.net

 

No livro "Pep Guardiola: A Evolução", o grande treinador catalão enfatiza que a pré-temporada é fundamental para que todos os conceitos táticos sejam trabalhados repetidamente e que os jogadores incorporem os movimentos. Durante a temporada esses movimentos serão cada vez mais aprimorados. 

 

Além disso toda a base do preparo físico é efetuada nesse período, evitando lesões durante a temporada, preparando os jogadores para estarem quase 100%.

 

As grandes marcas globais excursionam pelos mercados mundiais que consomem seus produtos, jogando torneios amistosos contra outros grandes times, como se fosse parte uma turnê mundial de uma grande banda de rock.

 

Portanto, o tempo de treinamento tático e físico, em conjunto com a exposição das marcas em outros mercados em jogos amistosos fazem parte de um período onde todas as engrenagens vão sendo desenvolvidos e aprimoradas para o início da temporada. 

 

Para se atingir alta performance em qualquer segmento, ter um preparo adequado é fundamental.

 

Atratividade

 

Após esse longo e importante período de preparação, nada mais interessante do que jogos oficiais que despertem interesse de todo o mercado. Visando essa atratividade, tanto comercial como esportivo, a temporada oficial europeia inicia-se com as supercopas nacionais e continentais. A temporada de 2018/2019 foi aberta com os seguintes jogos:

 

Inglaterra: Manchester City x Chelsea

Alemanha: Eintracht Frankfurt x Bayer de Munique

Espanha: Sevilla x Barcelona

França: Mônaco x PSG

 

OBS: A Supercopa da Itália foi disputada dia 16/01 na Arábia Saudita. Jogo entre Juventus e Milan.

 

Por outro lado, os times brasileiros, após 30 dias de férias e apenas 17 dias de pré-temporada em 2019, sem tempo de preparo tanto tático e físico, com elencos ainda em fase de montagem, sem possibilidade de excursionar para potenciais mercados visando expor suas marcas e fazerem amistosos com times de ponta, além da alta temperatura do alto verão brasileiro, iniciarão a temporada com campeonatos estaduais e com os seguintes jogos como “atratividade”:

 

Red Bull x Palmeiras

São Paulo x Mirassol

Corinthians x São Caetano

Santos x Ferroviária

Madureira x Vasco

Fluminense x Volta Redonda

Cabofriense x Botafogo

Flamengo x Bangu

Guarani x Cruzeiro

Atlético Mineiro x Boa Esporte

Grêmio x São Luiz

Veranópolis x Internacional

OBS: Apenas o campeonato gaúcho se iniciará dia 30/1. Os demais estaduais se iniciarão no próximo final de semana.

 

Imagine qual o potencial de gerar receitas caso houvesse tempo para torneios de pré-temporada entre os grandes times brasileiros e sul americanos, com jogos amistosos preparatórios em mercados como as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do Brasil, ou nos Estados Unidos, Argentina, Chile, entre outros, durante a segunda quinzena de janeiro.

 

Para despertar ainda mais o interesse de todos os envolvidos com futebol, o primeiro jogo da temporada 2019 poderia ser Palmeiras e Cruzeiro no Mané Garrincha, na Arena das Dunas ou Arena Amazônia.

 

Logo em seguida poderíamos ter River Plante x Athlético PR jogando em Miami a Supercopa Sul Americana, abrindo a temporada internacional do continente.

 

Dessa forma seria muito provável que despertasse muito mais o interesse do torcedor para ver os jogos do seu time, tanto indo aos jogos como pela TV. 

 

Como podemos perceber, os campeonatos no futebol brasileiro continuam não sendo tratados como produto, mas sim como apenas uma série de jogos em que um time será o campeão. Já escrevi sobre o tema nesse post.( Foco No Produto E No Torcedor)

 

Quando não há um trabalho visando produzir o melhor produto possível, as consequências são as que podemos constatar anualmente:

- pouco público nos estádios na grande maioria dos jogos;

- baixa qualidade dos jogos;

- poucos jogadores de qualidade;

- excesso de lesões;

- vários jogos sem atratividade alguma;

- desnível técnico entre os times;

- vários jogos com times reservas;

- horários que afastam o torcedor dos estádios.

 

Enquanto o foco não for no torcedor/consumidor, visando entender os seus desejos e os seus fatores motivacionais visando transformar qualquer campeonato em um produto atrativo, teremos o mesmo filme se repetindo a cada início de temporada.

 

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”

Albert Einstein

Marcelo Paciello - Apaixonado por gestão e marketing esportivo. Mais de 10 anos como gestor de negócios, mestre e pesquisador em Gestão do Esporte especializado em marketing esportivo.


Compartilhe

Compartilhar

PARCEIROS

Arena Corinthians
Grupo Figer
hudl
Trevisan
Doentes por Futebol
Editora Grande Área
Arima e Associados
CNB
5e27
OutfField
Tactical Pad
LGZn
Ticket Agora
Player Hunter
Maringá Futebol Clube
Mogi das Cruzes Basquete
gradeUP
Mitchell & Ness
End to End
SporTI