Acompanhamos constantemente noticiais positivas da Liga Americana de Futebol a MLS, com números expressivos de crescimento em receita, número de fãs, inovação e publicidade. De acordo com o novo estudo desenvolvido pela Sports Value que compara a realidade financeira da MLS frente a times que participam da Serie A do Brasil – Brasileirão, fica evidente que a MLS que nasceu em 1994 nos Estados Unidos vem se desenvolvendo constantemente nos últimos anos e se continuar assim, ao mesmo tempo que a Serie A perde interesse, a MLS se tornará uma liga maior que a brasileira.
De acordo com a Forbes os atuais 24 times da MLS faturaram conjuntamente US$ 778 milhões em 2017. Já os 20 times brasileiros juntos, segundo a própria Sports Value, faturaram cerca de 4 bilhões de reais, ou seja, 1,1 bilhão de dólares, não muito distante do faturamento da MLS.
Gráfico: Forbes e Sports Value
Gráfico: Sports Value
Todo esse resultado vem graças ao trabalho desenvolvido pela cúpula da MLS, trazendo novas franquias para a liga, além de jogadores com nível de influência gigante como Ibrahimovic, Rooney, David Villa, Pirlo, Kaká e Beckham. Tornando assim a Liga mais competitiva e aumentando o interesse do público americano pelo futebol, preparando o terreno para a Copa do Mundo de 2026.
Veja abaixo o gráfico com o crescimento da audiência da Copa do Mundo nos EUA com Milhões de telespectadores.
Gráfico: Sports Value
Enquanto isso, no Brasil, passamos por uma fase muito difícil com temas relacionados a patrocínio com a diminuição do investimento da Caixa no futebol, dificuldade financeira de clubes por amadorismo em gestão administrativa e financeira, cobertura televisiva em queda e focada em times com maior público, entrada de novos players com serviços de streaming em conflito com modelo tradicional de cobertura esportiva.
Rafael Leitão tem grande experiência em Marketing Digital, com mais de 9 anos liderando projetos de inovação, estratégia de negócio em canais de e-retail e e-commerce (vendas), digital campaign, branded content, mídia performance, social media, mídia programatica, business inteligence e marketing esportivo.
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