A cada ano que passa a disputa entre as maiores marcas de material esportivo fica mais acirrada, batalhas entre Nike e Adidas, Under Armour e Puma, uma disputa em um mercado no mercado global que cresceu três vezes o seu tamanho em quinze anos. A Nike dominando em receita desde 2002, com grande vantagem, mesmo que diminui a cada ano para a Adidas, marca que vem investindo menos, porém acertando na estratégia de ativação.
Esse é o cenário que a pesquisa da Sports Value trouxe sobre as maiores empresas de material esportivo do mundo. Segundo a pesquisa, atualmente no mundo, o faturamento do setor de varejo esportivo é de US$ 260 bilhões. No qual, US$ 82 bilhões são vendas de material e equipamento esportivo, dividindo por exemplo a atenção com subcategorias de moda street, categoria que Adidas e Puma se destacam.
Nessa participação de mercado regiões como EUA e Europa concentram cerca de 75% do volume global, principais mercados para as marcas pesquisadas. Já América Latina representa apenas 6% das vendas, com grande potencial de crescimento em categorias além dos materiais esportivos, que é a grande dificuldade dessas marcas. Nessa categoria estão competindo com marcas conhecidas como Penalty e Topper, que além de Awareness, apresentam preços mais acessíveis para a região, e o melhor de tudo, com produtos com qualidade bem competitiva.
O mercado global evoluiu muito nas últimas décadas, puxado pela força dos EUA e mercados chave como a China. A Nike lidera o mercado com vendas em 2017 de US$ 34,4 bilhões, bem à frente das demais. Veremos como o mercado irá se comportar a partir do ano de 2019 com a desaceleração do mercado Chinês, crise nas negociações entre os EUA e China para produtos importados, fatores que podem impactar diretamente em marcas que dependem de produção na China.
A adidas encerrou o ano passado com faturamento de US$ 24 bilhões, Under Armour US$ 5 bilhões e Puma US$ 4,7 bilhões. Juntas representam um faturamento de US$ 68 bilhões, ou 83% do mercado global.
Vendas em US$ bilhões
Gráfico Sports Value
Se você acredita que esse crescimento se dá somente pelos patrocínios, está muito enganado, toda estratégia 360º, incluindo ativação em ponto de venda e integração com Digital é ponto forte para os lideres Nike e Adidas. Todos focados na inovação e desenvolvimento de seus produtos, alinhados a experiência do consumidor, levando em consideração toda jornada do cliente, quem disse que acaba depois que compra?
A Sports Value fez um levantamento da verba investida em Marketing em 2017 por essas principais marcas, levando em consideração desde mídia a patrocínios.
Verbas de Marketing em 2017- US$ bilhões
Gráfico Sports Value
Rafael Leitão tem grande experiência em Marketing Digital, com mais de 9 anos liderando projetos de inovação, estratégia de negócio em canais de e-retail e e-commerce (vendas), digital campaign, branded content, mídia performance, social media, mídia programatica, business inteligence e marketing esportivo.
PARCEIROS