13/03/19

O que o Fortnite pode te ensinar sobre comportamento digital para novos negócios

Vamos falar sobre o grande sucesso da produtora Epic Games, Fortnite que segundo o portal Canaltech aumentou o valor da empresa para US$ 15 bilhões e foi o principal responsável pela companhia ao fechar o ano com um lucro líquido de US$ 3 bilhões. A caminhada para o sucesso se iniciou seis anos atrás, quando a companhia vendeu 40% de suas ações pelo valor de US$ 330 milhões para a Tencent. Como isso pode ser uma ótima referência para empresários de outras categorias de serviços, isso que iremos apresentar a seguir.

Acompanhamos um processo de digitalização em diversos setores, além de games, onde existe uma grande quebra de ruptura e mudança de comportamento, toda essa convergência tecnológica e comportamento digital dos usuários impactam diretamente na tomada de decisão de clientes que consumem serviços, além de como administram seu dinheiro e investimento.

O Fortnite é um exemplo claro de como a nova geração se comporta frente ao consumo de games, como um modelo de game formato Battle Royale onde todos jogam contra todos, personagens com habilidades especiais e aproximação dos jogadores conforme o tempo passa durante uma partida, para aumentar as chances de confronto, multplataforma onde pode jogar em consoles, smartphones e PCs, todos fatores para influenciar um novo comportamento de consumo de games. Esse novo modelo de consumo influencia diretamente no modelo de jogo em grupo, com dedicação maior de tempo e investimento de customização de personagens, investimento mais no jogo.

Esses mesmos usuários são clientes de grandes empresas que oferecem todos os tipos de serviços, com categorias distintas, como banco, provedor de internet, serviços food e por ai vai. O que essas outras categorias de serviços, podem aprender com o Fornite?

O jogo está tendo o mesmo nível de impacto em comportamentos e tecnologia que o blockchain eu acho - na verdade, provavelmente mais. Quando penso no banco do futuro, muitas vezes penso em meus filhos e em como eles jogam Fortnite com seus amigos.

Tudo isso funciona com uma interação social distribuída - por meio de uma tela e de um link de Wi-Fi, que para muitas pessoas se tornou uma coisa normal, mas também é uma mistura natural de liberdade cara a cara com o consumo. Espaço onde pode encontrar seus amigos para um pouco de divertimento dentro de uma cidade, interagindo e falando pela internet com colegas ao mesmo tempo que jogam. Socialmente ativo e integrado a um grupo, sem perder sua personalidade ou personificação dela, interagindo a todo momento.

Esse é um modelo totalmente novo de interação social, mas esse é o desafio para todas as empresas, aproveitar essa nova maneira de trabalhar, jogar, comunicar, divertir-se, transacionar e alinhar o modelo de negócios com isso.

Como aproveitar esse status do usuário que quer cada vez mais se tratado como único, customizando seu serviço, ou integrando seu serviço em grupos de amigos sociais que prezam pelo mesmo objetivo, com uma facilidade incrível de utilizar o serviço, independentemente da plataforma ou de sua mobilidade, sem falar da tomada de decisões dos usuários que é um fator importante para qualquer negócio.

“Como será o comportamento da nova geração na tomada de decisão de seus serviços e consumo de seus produtos? ”

Sua empresa está antenada nessas mudanças de comportamentos, ligadas ao consumo de entretenimento e novas tecnologias?

Toda essa mudança que ocorre constantemente, devido a mudança constante de comportamento da nova geração, impactadas por novos conteúdos, serviços e produtos, parece ser uma coisa simples, porém a evolução de como lidamos com entretenimento, nos ajudam a construir um perfil que pode influenciar no consumo de produtos. Em uma era de Blockchain, Inteligência Artificial, Analytics e Big Data, aplicados a nossa vida, definem como iremos conviver com um novo modelo de mundo digital.

Sucesso Digital da Epic Games com o Fortnite

Com número gigante de 100 milhões médio de visitas no site nos últimos seis meses, a produtora apresenta os fatores cruciais para um negócio de tanto sucesso. Segredo do bolo focado nas multplataformas, disponibilidade de free game aproximando e convertendo novos clientes, tudo isso reflete no ótimo desempenho de Bounce Rate (43%), número médio de visitas (4) e tempo de navegação de 3 minutos.

 

Analise: Similar Web

E se você está pensando que o Brasil não tem grande influência nesse sucesso, está enganado, variando sempre entre os três maiores números de visitas no site (5,77%). Uma grande surpresa fica pela representatividade do Peru com 4% dos acessos.

 

Analise: Similar Web

Um índice que demonstra grande interesse do público por compra de produtos relacionados ao game, é o grande acesso de buscas relacionadas a loja. Fica evidente que o foco da produtora com a estratégia de Paid Search é a Rússia, segundo maior em número de acessos.

 

Rafael Leitão tem grande experiência em Marketing Digital, com mais de 9 anos liderando projetos de inovação, estratégia de negócio em canais de e-retail e e-commerce (vendas), digital campaign, branded content, mídia performance, social media, mídia programatica, business inteligence e marketing esportivo.

RafaLeitao.com | Sportt.com.br


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