Estamos acompanhando um movimento muito importante de grandes empresas investindo na estratégia de streaming e conteúdos esportivos no modelo digital, seja o Facebook com a Liga dos Campeões, Fox Sports com La Liga, Esporte Interativo com Liga dos Campeões e Brasileirão, DAZN com Sul Americana e Serie A (Italiano), todos com modelo de assinatura, porém com modelo de ativação muito parecido um com outro, utilizando a TV com grande vitrine para divulgação do serviço, situação que fez com que a DAZN fechasse uma parceria com a RedeTV recentemente.
No Brasil, ainda este modelo não é realidade, porém na Europa essa estratégia vem dando certo há alguns anos, pensando nisso, segundo o portal SportsPro, a empresa Media Chain desenvolveu uma pesquisa que revela que os jovens fãs do Reino Unido preferem assistir aos jogos ao vivo pelo modelo de serviços digitais (streaming).
Segundo a pesquisa, quase dois terços dos jovens fãs de esportes no Reino Unido preferem a cobertura esportiva em plataformas de mídia social à televisão tradicional, de acordo com pesquisa realizada pela editora social Media Chain.
Fica evidente que as novas gerações preferem o futebol social, 64% dos fãs jovens consideram a cobertura social mais envolvente do que a transmissão de TV, enquanto 52% preferem consumir suas notícias esportivas por meio de canais sociais.
Além disso, 48 % dos entrevistados assistem a mais conteúdo esportivo no YouTube, do que em redes tradicionais, com os resultados demostrando um desejo crescente de ação ao vivo por meio de pacotes de destaque pós-jogo e mais longos. Além disso, mais de três quartos dos fãs afirmaram seguir algum canal esportivo no YouTube. Esse é o comportamento que comprova o crescimento de canais como Desimpedidos e muitos outros humorados e longos pelo YouTube.
O estudo afirma que 57% dos jovens fãs de esportes preferem assistir aos gols imediatamente ao entrar nas redes sociais, em vez de esperar para assisti-los em uma transmissão posterior - e mais longa.
Das várias mídias sociais, o Instagram provou ser o mais popular para o conteúdo de futebol entre os fãs, com 41% conectados enquanto assistia aos jogos, comportamento que anos atrás era puxado pelo Twitter. Da mesma forma, 64 % checam o Instagram diariamente por conteúdo esportivo, com o Facebook ficando para trás em 58%.
A pesquisa também revelou que a marca esportiva favorita entre os jovens fãs do Reino Unido é a marca alemã de roupas esportivas Adidas, seguida pela gigante americana Nike, enquanto os resultados demostraram que os fãs basearam suas opiniões nas marcas sobre a qualidade e exclusividade de seus conteúdos esportivos.
Os fãs jovens também disseram que eles priorizaram conteúdo divertido, o oposto do que foi encontrado entre os consumidores de conteúdo mais antigos. Esse aparenta ser o segredo do sucesso do crescimento de conteúdos com humor apresentando conteúdos como futebol, seja na Europa ou no Brasil, grande diferencial com os conteúdos apresentados na TV, que vem remodelando seu posicionamento com apresentadores mais descontraídos.
Rafael Leitão tem grande experiência em Marketing Digital, com mais de 9 anos liderando projetos de inovação, estratégia de negócio em canais de e-retail e e-commerce (vendas), digital campaign, branded content, mídia performance, social media, mídia programatica, business inteligence e marketing esportivo.
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