O técnico Tite soltou na ultima sexta-feira dia 17 de maio de 2019 a convocação para a disputa da Copa América de 2019 que será realizada no Brasil. Entre os convocados estão:
Goleiros – Alisson, Ederson e Cássio.
Laterais – Daniel Alves, Fagner, Filipe Luis e Alexsandro.
Zagueiros – Miranda, Thiago Silva, Marquinhos e Eder Militão.
Volantes – Casemiro, Arthur, Allan e Fernandinho.
Meias – Paquetá e Phellipe Coutinho.
Atacantes – Neymar, Ewerton, David Neres. Richarlison, Gabriel Jesus e Roberto Firmino.
Antes de começar a análise vamos entender o contexto dessa convocação. O Tite vem de uma Copa do Mundo onde o Brasil rendeu muito abaixo do esperado, tendo atuações abaixo da média e alguns jogadores individualmente renderam pouco.
Segundo ponto dessa convocação, ponto no qual pactuo com a opinião do técnico é que tem que convocar quem está em melhor fase e acho também muito cedo pensar na próxima Copa do Mundo, muita coisa ainda pode acontecer para iniciar um trabalho muito longo, temos que jogar a Copa América e após isso pensar em eliminatórias e assim criar uma base para 2022.
Vamos as analisar os convocados. Primeiro os goleiros Alisson e Ederson são algumas unanimidades e Cássio seria o nome mais contestado nessa convocação. Pela confiança da comissão técnica de do técnico Tite no goleiro acredito que seja a melhor escolha.
Nos defensores alguns nomes me preocupam por causa de lesões frequentes, caso do Daniel Alves, Thiago Silva e também o zagueiro Miranda que atou pouco, total de 20 jogos na temporada. Eu pensaria no Militão como lateral direito e levaria Dedé ou David Luiz que fizeram uma grande temporada.
Para o meio-campo levaria o Fabinho no lugar do Fernandinho, é uma unanimidade nas críticas à convocação, creio que seria mais útil por jogar como Volante, nas duas laterais ou até como zagueiro.
Quanto aos atacantes, as lesões de Firmino e David Neres são as mais preocupantes, apostaria na convocação do Vinicius Junior para o lugar de um deles.
No meu entendimento a convocação foi muito boa, tirando a duvida das lesões só não concordo com a não convocação do Fabinho, acho que foi a grande ausência pela sua fase e sua versatilidade. Creio se pedir para os 20 técnicos da série A do brasileiro não teríamos uma lista idêntica à outra.
Nelson Martini - Especialista em Gestão e Marketing Esportivo, Estudioso e Apaixonado por futebol, desde a parte técnica até a Gestão. Gestor de Projetos e Analista de Desempenho e Analista de Mercado
PARCEIROS