Na quarta-feira dia 29 de maio de 2019 tivemos a final da Copa Europa League e agora dia 01 de junho de 2019, sábado, tivemos a Final da Uefa Champions League. O que as duas têm em comum?
As duas finais são com times Ingleses, na Uefa League tivemos a vitória do Chelsea sobre o Arsenal pelo placar de 4x1 e no sábado tivemos a final da Champions League entre Liverpool e Tottenham que terminou 2x0 para os Reds.
Mas essa Hegemonia nessa temporada é uma coincidência ou já era esperado?
A Premier League já vem a muitos anos fortalecendo sua marca e melhorando a qualidade do Produto, desde a sua fundação em 1992, a Liga vem buscando trazer maiores receitas para os clubes e atualmente é a Liga de Futebol mais rentável do mundo.
No ano de 2012, para temporada 2012/2013, a Premier League decidiu dividir as cotas de Tv sendo, 50% de forma igual para os 20 clubes participantes, 25% pela audiência e 25% pelo resultado no campeonato.
Na tabela abaixo vemos a distribuição das receitas da Premier League para os clubes:
Fonte: Máquina do Esporte
Isso trouxe uma grande evolução para Liga, aumentando a competitividade e consequentemente aumentando as Receitas.
Ao aumentar essa competitividade o produto ficou muito melhor, hoje um jogo de times da parte baixa da tabela é um jogo interessante de se assistir, isso sem contar os chamados azarões que vem aparecendo nos últimos anos como o titulo de Leicester na temporada 2015/2016. Hoje o considero campeonato mais competitivo do mundo.
Outro ponto importante a se destacar é a presença de grandes investidores nos clubes, como no caso de Manchester City como o Sheik Mansour bin Zayed Al Nahyan e o Chelsea do Roman Abramovich, que com seus grandes investimentos, conseguiram atrair grandes craques como Hazard, De Bruyne, David Silva, Willian entre outros e também grandes treinadores como Guardiola, Mourinho, Kloop e Pochetino.
Somado todos esses fatores, não é uma simples coincidência os clubes Ingleses estarem presentes nas grandes finais dos campeonatos Europeus e por muitos anos creio que continuarão protagonizando os campeonatos Europeus e continuarão sendo a Liga mais competitiva e mais rentável do mundo.
Nelson Martini - Especialista em Gestão e Marketing Esportivo, Estudioso e Apaixonado por futebol, desde a parte técnica até a Gestão. Gestor de Projetos e Analista de Desempenho e Analista de Mercado
PARCEIROS