14/06/19

Brasil na Copa América

Sexta Feira, dia 14 de junho de 2019, inicia mais uma Copa América de Futebol. Após o corte do atacante Neymar como será que o Tite poderá escalar a seleção? Quais serão suas maiores dificuldades e quais serão seus pontos fortes?

Primeiro veremos os 23 atletas:

1 – Alisson
2 – Thiago Silva
3 – Miranda
4 – Marquinhos
5 – Casemiro
6 – Filipe Luís
7 – David Neres
8 – Arthur
9 – Gabriel Jesus
10 – William
11 – Phelippe Coutinho
12 – Alex Sandro
13 – Daniel Alves
14 – Éder Militão
15 – Allan
16 – Cássio
17 – Fernandinho
18 – Lucas Paquetá
19 – Everton
20 – Roberto Firmino
21 – Richarlison
22 – Fagner
23 – Ederson

Abaixo vemos a figura com a provável escalação titular:

 

Vamos primeiro aos pontos fortes:

1º Velocidade – O Brasil tem um extremamente rápido com Coutinho, David Neres, Richarlison e Gabriel Jesus, teremos um ataque muito veloz e com trocas rápidas e muitas infiltrações na área adversária.

2º Volantes e Laterais com boa Qualidade de Passe – Com a qualidade dos atletas o Brasil terá uma grande qualidade no passe e conseguirá sem duvida confundir as defesas adversárias com a mistura entre passes longos e curtos e trocas rápidas de posição

3º Goleiros – Temos três goleiros em excelente fase, temos Alisson atual campeão da Champions League com uma atuação segura e garantindo quando foi solicitado. Ederson regular no Campeonato Inglês e Cassio com boa atuações no Corinthians.

4º Defesa sólida e bem arrumada – Os times do Tite são conhecidos pela boa formação da sua defesa, com uma formação bem ajustada o sistema defensivo brasileiro se torna um dos seus melhores pontos.

Vamos agora aos pontos que o Brasil pode ter problemas:

1º Condição Física dos Atletas – Fisicamente a seleção preocupa com alguns nomes como Dani Alves, Fagner, Thiago Silva, Arthur, Paquetá, David Neres e Firmino que estão todos voltando de lesão, e também com Miranda que pouco atuou na ultima temporada.

2º Ausência do Neymar – Era o craque do time sem dúvida, seu corte é algo que causa muita preocupação, não consigo ver outro jogador que possa ser tão decisivo individualmente que não seja o Neymar.

3º Pressão sobre o trabalho do Tite – A Copa de 2018 trouxe um questionamento sobre o trabalho do Tite, particularmente acho que ele ainda é a grande opção mas já existem certos questionamentos sobre o trabalho dele.

4º Poucas Variações Táticas do Time – A seleção não tem mais algumas variações táticas que teve nas eliminatórias, é um time mais previsível, falta um volante que chega com intensidade na área, Arthur e Casemiro são volantes que ficam mais na intermediaria e não chegam muito a Área, os laterais, exceto o Alexsandro são jogadores que chegam pouco a linha de fundo e individualmente os atletas variam pouco de posição.

Dentre estes pontos destacados vejo o Brasil como principal favorito para a Copa América, mesmo sem Neymar.

Nelson Martini - Especialista em Gestão e Marketing Esportivo, Estudioso e Apaixonado por futebol, desde a parte técnica até a Gestão. Gestor de Projetos e Analista de Desempenho e Analista de Mercado


Compartilhe

Compartilhar

PARCEIROS

Arena Corinthians
Grupo Figer
hudl
Trevisan
Doentes por Futebol
Editora Grande Área
Arima e Associados
CNB
5e27
OutfField
Tactical Pad
LGZn
Ticket Agora
Player Hunter
Maringá Futebol Clube
Mogi das Cruzes Basquete
gradeUP
Mitchell & Ness
End to End
SporTI