No final de 2012 me lembro de um Palmeiras no fundo do poço. As dívidas estavam acabando com o Clube, um elenco pequeno e enfraquecido, o clube ia pelo seu segundo ano disputar a série B do brasileiro e, diversos problemas políticos.
Eis que então assume o presidente Paulo Nobre com sua equipe na qual tinha Mauricio Galiote, atual presidente, como seu vice com a promessa de colocar o Palmeiras no lugar onde nunca deveria ter saído.
Logo no dia em que assumiu a presidência, Paulo Nobre anuncia a contratação do José Carlos Brunoro, um dos maiores nomes na Gestão Esportiva no Brasil e começa o trabalho de reestruturação.
Primeiro ponto importante é quando Paulo Nobre empresta ao clube R$ 146 milhões de reais à um juro menor do que é praticado pelo mercado, assim consegue parar de antecipar receitas de televisão que já tinha receita de dois anos antecipada e conseguiu, com um orçamento enxuto e de certa forma até arriscado que quase culminou em uma terceira queda para segunda divisão em 2014, fazer com que o Palmeiras terminasse 2014 organizado financeiramente e com possibilidade de grandes investimentos em 2015.
Segundo ponto é o Allianz Parque, inaugurado no final de 2014, a nova e moderna Arena Alviverde trouxe, além de um grande aumento em bilheteria, um aumento significativo no número de sócio torcedor, possibilitando a maior receita do Brasil proveniente dos seus torcedores.
Terceiro ponto foi transformar o Palmeiras como o melhor clube a se jogar. Após o Alexandre Mattos assumir a Diretoria do Palmeiras em 2015, o Palmeiras se tornou o time onde todos grandes atletas querem atuar, em sua grande maioria ganhou as disputas nas negociações de atletas como Dudu, Lucas Lima, Gustavo Scarpa, Victor Hugo entre tantos outros. Também, com um grande trabalho no mercado, trazendo jogadores de certa forma desconhecidos ou esquecidos e montando um elenco muito forte.
Outro ponto importante é a sua patrocinadora, a Crefisa/Fam paga um valor ao Clube maior do que seus adversários recebem, com um clube organizado, com poucas polemicas extracampo, com metas bem definidas e um clube profissionalizado faz com que, além da paixão e os interesses pessoais da patrocinadora, o Palmeiras se torne um excelente investimento com retorno garantido.
Mais um ponto é à força do Palmeiras no mercado de transferência, hoje o Palmeiras não perde seus grandes jogadores se não for algo bom para o clube, vimos no inicio de 2019 a permanência de Dudu e Bruno Henrique quando já era imaginada a ida deles para os clubes da China.
Por ultimo os grandes contratos do Palmeiras com a Rede Globo e a Turner que resultou em um aumento significativo nas receitas de televisão e foi, para mim, a maior vitória até hoje da Gestão Mauricio Galiote no Palmeiras.
Com todos esses pontos não é difícil imaginar um Palmeiras imbatível, com um elenco forte, com poucas possibilidades de perder seus atletas, sem que tenha uma reposição à altura, com um clube organizado, uma grande estrutura e um trabalho que vem de longo prazo. Atualmente vejo o Palmeiras muito longe dos seus rivais.
Nelson Martini - Especialista em Gestão e Marketing Esportivo, Estudioso e Apaixonado por futebol, desde a parte técnica até a Gestão. Gestor de Projetos e Analista de Desempenho e Analista de Mercado
PARCEIROS