02/09/19

TRANSIÇÃO OFENSIVA 

Na sequência das fases do jogo, seguindo o ciclo, no qual falamos anteriormente, já sabemos que após o Momento Defensivo, depois da recuperação da posse de bola, independente em qual setor do campo, estará se iniciando a fase de Transição Ofensiva, na qual geralmente tem duração de segundos, que é o tempo da tomada de decisão da equipe para se organizar para realizar o ataque. 

Quando se fala de Transição Ofensiva, imediatamente vem em mente a situação de um contra-ataque rápido, mas como visto anteriormente, essa é apenas uma das opções que a equipe pode realizar, dependendo do planejamento e situações de jogo. 

Na atualidade, comumente vemos essa Transição ocorrendo de 3 formas e irei dissertar um pouco sobre cada uma delas, levando em conta que o modo que essa fase ocorrerá, se dará muito pela maneira que a equipe se comportou na fase anterior, no Momento Defensivo. 

O primeiro modo, o qual vem sendo muito utilizado, é através de uma bola longa, por vezes somente para atrasar o ataque do adversário, sem o objetivo da transição, mas por outras vezes, sendo feita horizontalmente buscando o atacante em uma bola de fundo, ou através de uma diagonal longa buscando o extremo oposto, de modo a surpreender o adversário. Esse método é utilizado por mais vezes quando no Momento Defensivo está sendo utilizado a marcação em bloco baixo e o adversário tem grande presença no nosso campo defensivo. 

Por outro lado, abre a opção de realizarmos a posse de bola, sair jogando com calma, sem apressar o ataque, geralmente a transição nesse sentido dura alguns segundos, e por vezes, termina em um passe, quando se retorna essa bola para o campo defensivo, ou através de um passe lateral, quando entraremos em uma organização ofensiva, estando assim no Momento Ofensivo. É visto a equipe realizar essa escolha de transição quando na organização defensiva, esteve em bloco médio, que por muitas vezes na recuperação da posse de bola, se retorna aos zagueiros para se iniciar o jogo de forma organizada novamente. 

Além das citadas, tem a mais popular e que por vezes faz parecer que são sinônimos, que é o contra-ataque rápido, que é através de poucos toques na bola, poucas trocas de passes e com muita velocidade que se realiza essa transição, com o objetivo de aproveitar desse momento de desorganização defensiva do adversário, para realizar o ataque e utilizar dos espaços dispostos para se aproximar do gol adversário.

Lucas CesarEstudante do futebol e suas variantes. Atuante nas categorias de base do Clube Atlético Metropolitano. Acadêmico de Educação Física e Licença B Conmebol.


Compartilhe

Compartilhar

PARCEIROS

Arena Corinthians
Grupo Figer
hudl
Trevisan
Doentes por Futebol
Editora Grande Área
Arima e Associados
CNB
5e27
OutfField
Tactical Pad
LGZn
Ticket Agora
Player Hunter
Maringá Futebol Clube
Mogi das Cruzes Basquete
gradeUP
Mitchell & Ness
End to End
SporTI