Por seguinte no ciclo das fases do jogo, estamos agora no momento, o qual se encontra em organização ofensiva, possuidor da posse de bola e com princípio maior de marcar o gol na equipe adversária, tendo sub princípios que podem ser variáveis de acordo com o método utilizado nessa fase do jogo, como por exemplo: Posse de bola, passes verticais, mudança de quadrante, quebra de pressão adversária, o modo que será utilizado os termos amplitude, profundidade, infiltração, condução de bola, entre outros.
Nesse texto irei aprofundar com relação aos termos citados (no parágrafo acima, em negrito), primeiramente o significado deles, e por sequência como ele pode ser utilizado e a importância dele no jogo. Todos esses termos têm como objetivo causar uma desordem na organização defensiva do adversário, desse modo, “abrindo” espaços para realizar o ataque de forma eficiente para concretizar o princípio desta fase.
O termo Amplitude se refere ao espaço utilizado de forma horizontal no campo, ou seja, as linhas laterais; Por exemplo, a equipe que na organização ofensiva utiliza os dois laterais abertos próximo das linhas, ela estará utilizando de maior amplitude, de forma a induzir o adversário a espaçar sua linha de marcação, abrindo espaços para o ataque acontecer.
Se a amplitude se baseava nas linhas laterais, a Profundidade, como o próprio nome já diz, dirá a respeito do “afundamento” da equipe, de forma vertical ao jogo, utilizando por vezes um centroavante, para estar o máximo possível próximo do gol, induzindo a última linha adversária a ir junto realizando a marcação, causando descompactação e a possibilidade de ir ganhando espaço no campo adversário.
A nomenclatura Infiltração se dá quando o atleta da equipe que está em fase ofensiva, se movimenta na linha adversária, podendo receber essa bola na frente, em profundidade, ou realizando a movimentação e retornando, com possibilidade de realizar o pivô, entre outras opções, além de que, mesmo se não recebida a bola, quando se utiliza essas movimentações, acaba por desorganizar a linha adversária, abrindo opções para outros jogadores que estão vindo de trás.
Já a Condução de Bola ocorre de forma parecida com a infiltração, mas nesse caso o atleta que, realizará a “quebra” da linha adversária, faz isso com a posse da bola, através de um drible, uma tabela, ou apenas utilizando a sua velocidade contra o adversário.
Lucas Cesar: Estudante do futebol e suas variantes. Atuante nas categorias de base do Clube Atlético Metropolitano. Acadêmico de Educação Física e Licença B Conmebol.
PARCEIROS