12/09/19

Análise do valor do elenco dos times do Brasileirão x times das Ligas Européias

Na última segunda feira o CIES soltou um estudo informando as maiores diferenças entre o elenco mais e o menos valioso das cinco principais ligas de futebol da Europa. Football Observatory

Neste relatório verificou-se que a maior diferença entre os elencos é a La Liga, onde o valor do elenco do Real Madrid vale 150 vezes mais do que o Mallorca, elenco menos valioso. A segunda liga com maior diferença é a Ligue 1, onde o elenco do PSG vale 114 vezes mais do que o Nimes.

A terceira maior diferença é na Bundesliga, onde o elenco do Bayer de Munique vale 88 vezes mais do que o Paderborn 07. Em seguida vem a Serie A, onde a Juventus vale 65 vezes mais que o Lecce.

A Premiere League, devido ao alto poder de compra dos seus 20 integrantes, tem o elenco mais valioso do planeta, o Manchester City . O elenco dos Citizens ultrpassou Euros 1,0 bilhão. O maior valor já atingido pro um time de futebol do planeta. Mesmo com este altíssimo valor do elenco, a diferença para o Norwich é de 32 vezes.

Como comparação, efetuei a mesma análise entre os 20 times da Séria A do Campeonato Brasilieiro. Utilizei o site Transfermarket como fonte de consulta. Na analise verifiquei que o valor do elenco do Palmeiras é apenas 9 vezes maior que o Avaí. Por essa análise é possível verificar que o Campeonato Brasileiro não chega próximo das 5 maiores ligas do mundo em termos de diferença no valor de elenco. Esse pode ser um fator que explicaria o equilíbrio entre os times que disputam o Brasileirão.

Como curiosidade, apliquei a Lei de Pareto, para verificar quantos times representam 80% do valor dos elencos em cada uma das ligas.  Segue abaixo a comparação:

  1. Espanha – 5 times
  2. França – 6 times
  3. Alemanha – 9 times
  4. Itália – 10 times
  5. Brasil – 11 times
  6. Inglaterra – 12 times

Por essa análise, 80% do total de valor dos elencos dos times da Serie A do Brasileirão estão muito próximos da Premiere League, muito distante da “Espanholização” que muitos acreditam que o Brasileirão está se transformando.

A Liga Inglesa demonstra que, quanto mais dinheiro distribuído de forma similar entre seus integrantes, menor a concentração de times com maior valor de elenco, desmistificando o mito da grande diferença entre os elencos.

Outra análise que efetuei foi checar qual a posição no ranking do time que vale 50% do valor do elenco do primeiro colocado. Segue abaixo a comparação:

  1. França – segundo (Mônaco)
  2. Itália – quarto (Nápoli)
  3. Espanha – quarto (Valencia)
  4. Alemanha –  quinto (Wolfsburg)
  5. Inglaterra – quinto (Arsenal)
  6. Brasil – oitavo (Fluminense)

Mais uma vez a análise demonstra que o Brasil está longe de ser um campeonato com grande concentração do valor do elenco em pouco times, demonstrando que existe uma distribuição que está ficando mais democrática, principalmente a partir de 2019, onde a divisão das cotas de TV aberta está similar às regras da Premiere League.

Se olharmos pelo copo meio cheio, vale a análise que existe melhor distrbuição entre o valor do elenco dos times brasileiros em comparação aos times das cinco principais ligas européias. Esses dados podem ser domonstrados pelas três análises efetuadas. Além disso, os dados podem ser um fator que leve à percepção de que o Brasileirão seja um dos campenatos mais equilibrados do planeta.

Por outro lado, se olharmos pelo copo meio vazio, vale questionar que os times com maior poder de compra não estão sendo eficientes em transformar o potencial financeiro que possuem em elencos mais valorizados do que os demais times da liga brasileira.

Pensando como produto, os dados acima podem ser utilizados como atributos a serem promovidos pela CBF como o campeonato mais disputado do planeta devido ao equilíbrio e a distribuição dos valores dos elencos.

Fica a reflexão: copo meio cheio, meio vazio ou estamos desperdiçando uma oportunidade de promoção do produto?

Marcelo Paciello - Apaixonado por gestão e marketing esportivo. Mais de 10 anos como gestor de negócios, mestre e pesquisador em Gestão do Esporte especializado em marketing esportivo.


Compartilhe

Compartilhar

PARCEIROS

Arena Corinthians
Grupo Figer
hudl
Trevisan
Doentes por Futebol
Editora Grande Área
Arima e Associados
CNB
5e27
OutfField
Tactical Pad
LGZn
Ticket Agora
Player Hunter
Maringá Futebol Clube
Mogi das Cruzes Basquete
gradeUP
Mitchell & Ness
End to End
SporTI