No dia 05 de setembro de 2019, na Brasil Futebol Expo 2019, tivemos um debate sobre a formação de treinadores de futebol. Estiveram frente a frente, Vagner Mancini (Coordenador Técnico do São Paulo) e Leo Samaja (Coordenador da ATFA).
Foi um debate com muito conteúdo onde foram mostrados os desafios de se tornar técnico de futebol e os caminhos para conseguir exercer a carreira.
Atualmente a ATFA é uma das maiores formadoras de treinadores no mundo. Fundada em 1963 ela vem ao longo do tempo formando grandes treinadores como Ricardo Gareca, Jorge Sampaoli, Marcelo Gallardo, entre tantos outros e tem um dos cursos mais renomados do mundo.
Já no Brasil, a CBF fundou a CBF Academy em 2016 para melhorar o desempenho dos treinadores. Um trabalho iniciado de forma tardia, porém a longo prazo irá fortalecer muito a classe
Entre os pontos interessantes do debate teve a Lei Caio Junior.
A Lei que prevê um tempo mínimo de seis meses do técnico no cargo, além do acerto de todas as pendências antes de contratar outro profissional, registro na CBF, entre outros pontos. Essa lei irá trazer maior proteção ao trabalho dos técnicos e tentar diminuir o grande número de demissões de treinadores no Brasil.
Outro ponto foi a falta de literatura técnica para treinadores. Atualmente quando se busca uma literatura voltada para futebol se busca na Europa ou Argentina.
Entre os pontos foi falado de como os problemas socioeconômicos afeta na formação de jogadores. Que hoje as crianças buscam mais os eletrônicos do que o futebol por questões de segurança, dos pais incentivarem as crianças a ficarem ao celular do que o levar para jogar futebol.
Também foi falado sobre a influência do futebol europeu nos clubes sul americanos, o que os debatedores e eu também achamos errada essa busca por copiar o futebol europeu e o brasileiro deveria buscar sua essência para voltar a ser vitorioso.
E por último e o tema mais polêmico do debate foi o porquê a CBF demorou a acordar com respeito a formação de treinadores. Sim o Brasil se acomodou com a marca de ser pentacampeão e deixou o tempo passar, agora tem que iniciar um trabalho de longo prazo e voltar ao lugar de onde nunca deve ter saído.
Nelson Martini - Especialista em Gestão e Marketing Esportivo, Estudioso e Apaixonado por futebol, desde a parte técnica até a Gestão. Gestor de Projetos e Analista de Desempenho e Analista de Mercado
PARCEIROS