19/09/19

Athletico Paranaense e sua versão de “A Bola não Entra por Acaso”

“A bola não entra por acaso”. Um livro de Ferran Soriano ex-dirigente do Barcelona, é um dos maiores clássicos onde o tema é Gestão do Futebol e como ele pode ser aplicado ao cotidiano. Seu case conta o sucesso do Barcelona e seus caminhos para ser o Gigante Clube no qual é hoje.

Dentre os diversos assuntos do livro vou citar alguns e sua semelhança com a atual gestão do Athletico Paranaense na qual é considerado um modelo para os clubes.

Planejamento é o ponto principal da gestão do Athletico, parece óbvio, mas muitos clubes não traçam seus planejamentos de curto, médio e longo prazo.

Em uma entrevista do polêmico Mario Cesar Petraglia, presidente do Conselho Deliberativo do Athletico, disse que o Athletico seria campeão do mundo até seu centenário em 2024. Parece uma conversa de politico, mas tem fundamento.

O clube inaugurou em 1999 o Centro Administrativo e Técnico Alfredo Gottardi, conhecido como CAT do Caju, possui infraestrutura digna dos melhores elogios à formação de atletas, medicina do esporte e capacitação de profissionais no segmento do futebol. É uma das maiores referencias para clubes do país e do exterior. Graças a seu centro de formação tem formado grandes atletas e grandes times que disputam os campeonatos.

Sua arena é uma das melhores do mundo, com capacidade de cerca de 40 mil pessoas, é uma das mais rentáveis do Brasil, trazendo receita ao clube.

Também é importante salientar a grande participação no mercado, onde sempre tem conseguido grandes jogadores como Nikão, Leo Cittadini e Robson Bambu.

Além da formação de atletas, o clube vem buscando a formação de treinadores e instalando um modelo de jogo e uma cultura de jogo próprio do clube e formando grandes treinadores como Tiago Nunes no profissional e Raphael Guanaes dos Aspirantes.

Financeiramente o Athletico é um clube muito bem gerido, paga as contas em dia, tem as contas equilibradas e consegue bons negócios nas vendas de jogadores como no caso do Renan Lodi vendido por 20 milhões de Euros.

O Athletico vem em um crescimento sustentável e será um dos gigantes do futebol brasileiro nos próximos anos.

Nelson Martini - Especialista em Gestão e Marketing Esportivo, Estudioso e Apaixonado por futebol, desde a parte técnica até a Gestão. Gestor de Projetos e Analista de Desempenho e Analista de Mercado


Compartilhe

Compartilhar

PARCEIROS

Arena Corinthians
Grupo Figer
hudl
Trevisan
Doentes por Futebol
Editora Grande Área
Arima e Associados
CNB
5e27
OutfField
Tactical Pad
LGZn
Ticket Agora
Player Hunter
Maringá Futebol Clube
Mogi das Cruzes Basquete
gradeUP
Mitchell & Ness
End to End
SporTI