Antes de começarmos a estudar os aspectos práticos de uma arena, é importante conceituá-la e desmistificar sua sinergia com a palavra estádio. Afinal, qual termo é o correto e devemos utilizar?
Não há muitos trabalhos científicos que tratem dessa epistemologia, mas o que podemos afirmar categoricamente é que o significado original de arena sequer se assemelha com o que aplicamos atualmente.
No dicionário, a palavra arena significa “parte central dos anfiteatros romanos, coberta de areia, onde se realizavam combates entre gladiadores e feras”. A palavra deriva do latim e tem associação com areia.
Estádio origina-se do grego Stádion e seu significado era uma medida fixa de comprimento que equivalia a cerca de 185 metros. No dicionário atual é “campo para jogos e provas esportivas, circundado por arquibancadas ou outras instalações destinadas ao público”.
Na linguagem coloquial atual, ambos os significados caíram por terra.
O termo “arena” passou a ser utilizado como referência a estádios multiuso na década de 1990 ante o movimento de profissionalização do futebol. Os rústicos estádios foram se transformando em locais mais confortáveis e seguros, e tais mudanças propiciaram a elevação dos valores de ingressos e paralelamente, aumento de receita. O Morumbi mesmo, arena que comporta pouco mais de 64 mil pessoas, já chegou a receber um amontoado de 146.082 pessoas em 1977. Nota-se que apesar de muitas reformas ao longo dos anos, o estádio não passou por um processo de redução de área, apenas foi se moldando as novas necessidades de conforto e segurança. O ano de 2019 foi emblemático para esta arena específica, pois passou por inúmeras e significativas obras de melhorias para sediar a abertura da Copa América do ano em questão, inclusive essa foi a ocasião da última redução de público após uma série de contagens de assentos e acompanhamentos recorrentes em jogos do Campeonato Brasileiro monitorando a qualidade de visão dos espectadores de todos os setores.
No Brasil o conceito de arena multiuso se intensificou durante a preparação para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, período em que vários estádios foram reformados e construídos para se enquadrarem nesse novo modelo. Mas seu início de deu com a inauguração da primeira arena do país em 1999, a Arena da Baixada, em Curitiba.
Ainda temos muito degraus a galgar nessa exploração comercial das arenas. Quando presenciamos jogos da NFL, por exemplo, isso fica extremamente evidente, contudo nosso processo tem sido contínuo, lento, mas contínuo.
Classificando de forma usual, podemos concluir que estádio se limita a realização de eventos esportivos, não oferece conforto aos seus espectadores e não tem cobertura.
Já as arenas, realizam diversos tipos de eventos, oferecem maior comodidade ao público, são totalmente ou parcialmente cobertas e proporciona mais opções de consumo.
Atuou no marketing da Ponte Preta, na Rádio Jovem Pan e na supervisão comercial do São Paulo FC.
Aluna de diversos cursos na THE 360.
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