11/06/20

Precificação dos produtos e concorrência

Um dos fatores que está diretamente ligado a precificação é a concorrência, por esta razão abordaremos simultaneamente os dois temas. As particularidades de cada arena são tantas que na maioria dos produtos ou espaços comercializados a disputa por clientes não é tão acirrada, permitindo que haja disparidade de valores entre elas. Cada uma tem um tamanho, localização, estrutura, formato e disponibilidade de datas, logo, dificilmente o contratante levará em conta somente o preço. 
Quando uma produtora de shows pretende fazer um evento em arena na capital de SP com público até 40 mil pessoas ela geralmente procura o Allianz, e para grandes shows a opção passa a ser o Morumbi. É um bom fluxo de negócios, pois os eventos menores ocorrem com maior freqüência e o Alllianz tem mais datas a oferecer, inversamente proporcional ao Morumbi. 
A valoração dos shows está associada ao mesmo fator (expectativa de público) além de poder variar de acordo com o modelo de negócios. 
Geralmente, além da locação, as arenas cobram um custo adicional de quadro móvel operacional, onde as produtoras contratam os próprios funcionários do locador para compor o quadro colaborativo e elas têm que arcar com os possíveis danos que o evento possa causar. No que se refere ao Morumbi, acresce-se também uma taxa de remanejo do gramado, já que a prioridade é o futebol e a manutenção de seu “palco esportivo”.
Os demais espaços cedidos onerosamente, como os camarotes, costumam ter uma diferença de valor entre arenas de acordo com sua localização geográfica (similar a variação de preços no mercado imobiliário), localização em relação ao campo, área útil, programação de eventos que a arena tem a oferecer e experiências que podem ser adicionadas a este pacote de locação. 
Há diversas empresas que mantém espaços privados em mais de uma arena. Em SP, por exemplo, a Soccer Hospitality, empresa especializada em camarotes, possui espaço no Allianz Parque (Fanzone), no Morumbi (Pub Sports) e na Arena Corinthians (Fielzone). Isso é bem comum tanto com empresas de hospitalidade quanto com camarotes empresariais. 
O ex-presidente do EC Bahia, Marcelo Santana, diz que a concorrência não está entre os clubes, mas dos clubes para com outros meios de entretenimento. A modernização dos estádios, a construção de arenas e os mais diferentes atrativos criados para conquistar pessoas dispostas a consumir, vêm paulatinamente dando força ao futebol nessa concorrência. Hoje em dia as arenas não são freqüentadas somente pelos aficionados por futebol, dispostos a tomar chuva, quase não ter opções de alimentação, sentar em lugares desconfortáveis e enfrentar filas homéricas nos banheiros. As arenas passaram a oferecer maior conforto, diversas opções de compra (tanto de alimentos quanto produtos) e passou a segregar mais os tipos de torcedores/consumidores diferenciando o valor em cada setor de acordo com o que ele oferece. 

No Brasil ainda temos muitos degraus para galgar até que realmente consigamos fazer do futebol um verdadeiro espetáculo, mas há uma evolução constante, lenta, mas constante.
 

Atuou no marketing da Ponte Preta, na Rádio Jovem Pan e na supervisão comercial do São Paulo FC.
Aluna de diversos cursos na THE 360.


Compartilhe

Compartilhar

PARCEIROS

Arena Corinthians
Grupo Figer
hudl
Trevisan
Doentes por Futebol
Editora Grande Área
Arima e Associados
CNB
5e27
OutfField
Tactical Pad
LGZn
Ticket Agora
Player Hunter
Maringá Futebol Clube
Mogi das Cruzes Basquete
gradeUP
Mitchell & Ness
End to End
SporTI