Brasil é considerado como a maior potência futebolística da história, e muitos são aqueles que afirmam que é “o país do futebol”. Não só porque é uma lenda nos campeonatos mundiais, por ser o ganhador de cinco títulos, mas também porque já existem vários brasileiros que brilham em diferentes equipes internacionais.
O futebol mobiliza muitos campos, em alguns casos por causa da grande quantidade de dinheiro envolvido, mas também pela paixão e fanatismo que gera no público. Assim, como a maioria dos clubes europeus tem jogadores estrangeiros em seus equipes, ao mesmo tempo, as vendas desses atletas é uma grande contribuição para os times de futebol sul-americanos.
Neste país, o futebol é uma grande paixão que pode ser vista refletida desde a infância até à idade adulta. Além do mesmo, há muitos outros esportes em que os brasileiros se destacam profissionalmente, como no vôlei, no surfe, no basquete; e até mesmo as apostas esportivas tomaram protagonismo nos últimos anos. Mas o futebol é, sem dúvida, o desporto mais popular de todos os tempos.
Além de tudo isso, no Brasil, o futebol não é apenas um esporte, é a sua cultura. Faz parte do seu DNA, do seu estilo de vida e da identidade do país. Alguns afirmam que o povo sente o futebol como sua pátria.
Muitos são os estrangeiros que ficam surpreendidos pelo grande fanatismo que provoca o futebol nas terras brasileiras. É por isso que assistir a um jogo ou pisar em um estádio brasileiro é uma experiência única para quem é apaixonado por esse esporte.
Hoje, o Brasil é considerado o país com mais futebolistas profissionais exportados em todo o mundo, seguido pela França, e em terceiro lugar pela Argentina, que também se destacam por ter jogadores de primeira linha. Assim, já existem mais de 1.000 figuras brasileiras que decidiram tentar a sorte no exterior, e que hoje brilham em diferentes equipes ao redor do mundo. Alguns dos países com mais jogadores brasileiros são Portugal, Itália, Espanha, Japão e Arábia Saudita. De qualquer maneira, também foi revelado que Portugal é o principal destino dos brasileiros pela cultura e pela facilidade do idioma.
Desde Pelé, Ronaldo, Ronaldinho, e Neymar hoje; Brasil tem uma longa lista de jogadores de alta qualidade. De qualquer forma, é importante ressaltar que nem todos os jogadores que ganham a vida em terras estrangeiras são milionários, inclusive é difícil manter se nas grandes ligas do velho continente, já que o nível é muito exigente.
Especialistas afirmam que esse fenômeno é gerado porque Brasil é um país muito grande, e com tantos habitantes, é lógico que ele esteja cheio de talentos. Outros garantem que tanto é a paixão que esse esporte gera, que ajuda a desenvolver habilidades desde a mais tenra idade. Apesar de toda a especulação, alguns antropólogos ousam dizer que o talento está nos genes desta nação.
PARCEIROS