12/08/21

Daniel Alves e o São Paulo

É inegável que Daniel Alves é um dos maiores laterais da história do futebol, seja pela técnica apurada, seja pelas incontáveis conquistas – é o jogador profissional com o maior número de títulos. Também é inegável que Dani Alves coleciona polêmicas por onde passa com a mesma voracidade com a qual ganha títulos. 

Após capitanear a seleção brasileira masculina ao ouro olímpico, Dani Alves respondeu a uma pergunta sobre ter abandoando o São Paulo FC para defender o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio com diversas críticas ao Tricolor Paulista. 

As declarações de Daniel Alves foram de “o São Paulo muitas vezes falhou comigo, e eu não falho com o São Paulo”, passando por “É muito difícil estar no São Paulo, representando o São Paulo, sendo que o São Paulo não se comporta como eu me comporto” e chegando ao ponto de se autoproclamar como a pessoa “que ia devolver o São Paulo para o mundo”. As críticas pegaram todos – imprensa, clube e torcedores – de surpresa por terem sido feitas minutos depois da conquista da medalha de ouro.  

A interpretação de todos foi muito clara: Dani Alves demonstrou o seu descontentamento com o fato de o São Paulo FC ainda não ter quitado a dívida de 11 milhões de reais que possui com ele. O débito é fruto de luvas e direitos de imagem que não foram pagos pela gestão Leco em 2020, ano em que o São Paulo viu a sua crise financeira (há anos o clube é mal gerido) ser potencializada pela pandemia. Vale ressaltar que a gestão Júlio Casares está em dia com o pagamento do salário do atleta, e vem conversando com o seu staff para tentar ajustar tal pendência. 

Não há dúvida de que o São Paulo FC está errado ao não saldar a dívida que tem com Dani Alves. Mas é perfeitamente aceitável criticar a postura de Daniel Alves que, possivelmente incomodado com as críticas que recebeu de jornalistas e torcedores por ter deixado o clube antes das oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil, valeu-se de um palco inadequado – a entrevista após a conquista do ouro olímpico – para criticar de forma extremamente atabalhoada o clube. 

Ao agir da forma como agiu, de uma só vez Dani Alves conseguiu: (I) diminuir o valor da imagem do clube que o pago – e que precisa desesperadamente arrecadar mais com parceiros e patrocínios; e (II) acabar com o resto da paciência que a torcida ainda tinha com ele – é possível dizer com segurança que Dani Alves passa muito longe da categoria de ídolo do SP. 

O imbróglio envolvendo SP e Daniel Alves é um exemplo de como um atleta profissional precisa ser aconselhado por ótimos profissionais – agentes, assessores de imprensa, relações públicas, entre outros – para evitar que certas declarações acabem arranhando a imagem dos envolvidos.

 

 

Twitter - Advogado, futebolista de ocasião e amante de todos os aspectos do futebol - dentro e fora de campo!


Compartilhe

Compartilhar

PARCEIROS

Arena Corinthians
Grupo Figer
hudl
Trevisan
Doentes por Futebol
Editora Grande Área
Arima e Associados
CNB
5e27
OutfField
Tactical Pad
LGZn
Ticket Agora
Player Hunter
Maringá Futebol Clube
Mogi das Cruzes Basquete
gradeUP
Mitchell & Ness
End to End
SporTI