06/03/18

NEYMARKETING – O EFEITO NEYMAR NO MUNDO ESPORTIVO DIGITAL

A “jóia” midiática que foi contratado pelo clube PSG, saindo do Barcelona de maneira bem melancólica, que em meio a tudo isso é um atleta campeão de titulos como Estadual, Brasileiro, Libertadores, Champions League, Mundial Fifa e Olimpiadas, acompanhado de números expressivos de assistência e gols por onde passa.

Neymar foi a contratação mais cara (R$ 820 milhões) na história do futebol, os valores representaram uma nova era de investimentos no futebol, recorde na contratação o atleta tem uma missão importante para retornar todo investimento ao PSG, titulos serão importantes para o crescimento do clube que nunca ganhou uma Champions League, mas retorno na exposição da marca PSG é mais importante quando falamos em dinheiro.

Em um ano, o time vai ter de volta tudo que investiu tranquilamente. E a marca PSG tende a se valorizar entre 30% e 40% em um ano", aposta Strozenberg, que é ex-presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) e presidente no Brasil do conselho de administração da Havas, um dos maiores grupos de mídia do mundo, em entrevista ao Valor Econômico.

O atleta tem mais de 79 milhões de seguidores em suas redes sociais, um “ganhão” de influência para estratégia de brand awareness da marca PSG no mundo, o atleta com maior potencial midiatico que o clube já teve na história, além da grande oportunidade do clube poder se beneficiar de parcerias com patrocinadores do atleta, uma lista gigante de marcas de diversas categorias.

Em meio a toda essa pressão, Neymar novamente está no meio de um relacionamento amoroso com a atriz Bruna Marquizine. É o principal nome do técnico Tite para a escalação da seleção brasileira para Copa do Mundo na Rússia. O que não esperava era que próximo ao jogo, mais importante de sua carreira, entre PSG e Real Madrid pela Oitavas de Final da Champions League, iria se machucar e ficar afastado dos gramados por aproximadamente dois meses.

Dentro desse cenário, temos a oportunidade de entender qual o poder da marca Neymar no mundo digital, utilizamos algumas ferramentas de analises em diferentes objetivos.

Objetivo da Analise - Problemática

Qual foi a extensão da repercussão, nas redes sociais e website, do Neymar com tanta polêmicas relacionadas a seu nome e sua marca, qual o poder da marca Neymar no mundo?

Objetivo

Cenário: entender a evolução do volume de menções a e interações com a marca Neymar nas redes sociais Facebook e Twitter, website do atleta, após todos esses acontecimentos: Namoro, Champions League e Afastamento dos Gramados (superação).

Menções da marca Neymar

Quantidade de menções à marca Neymar, segundo a ferramenta Semrush:

O número de menções à marca Neymar no Google tem um volume médio de 550 mil buscas e um dia e 126 milhões no ultimo mês (Janeiro). Crescendo muito nos dias do anúncio da sua cirurgia por conta de sua contusão no pé. Uma das nóticias mais debatidas no mundo.

Comportamento de buscas da marca Neymar em 2017

 

Na consulta dos últimos 12 meses, é possivel ver que o pico das buscas sobre Neymar acontece no mês de Agosto de 2017, onde o PSG anúnciou a contratação do atleta. Outro pico de acesso se deu no final de Setembro com os rumores do retorno do relacionamento com a Bruna Marquezine.

No mês de Fevereiro retorna o crescimento da menção do nome do Neymar, relacionado a sua contução e afastamento dos gramados por dois meses.

Menções nas Redes Sociais (Facebook, Twitter, Pinterest) – BUZZSUMO

 

Através do BuzzSumo, conseguimos identificar o quais conteúdos sobre Neymar, tiveram maior resultado de impacto e compartilhamento nas redes sociais. A noticia sobre a saída do Neymar do clube FC Barcelona para o PSG, foi o conteúdo com maior Awareness, principalmente por seu resultado no Facebook. No Twitter o post com maior impacto foi sobre a relação de Neymar e Bruna Marquezine.

Comportamento da marca Neymar no Facebook

Período: de 5 Fevereiro a 03 de março.

Como overview do trabalho desenvolvido no Facebook, Neymar tem mais de 60 milhões de seguidores com uma média de 0,5 postagens por dia e engajamento de 0,10%.

As interações e engajamento de seus usuários são maiores nos formatos de conteúdos em formato do imagens e video. Com destaque para seu post de cueca e gorro de papai noel no natal de 2017, além do post que apresenta frase de superação após o anúncio de sua contução e afastamento dos gramados.

Segundo post de superação é que teve maior crescimento nos ultimos dias e com maior interação, com mensagens de apoio ao atleta.

Conversão de usuário Social Media vs Website – Similar Web

A maior conversão de usuários ao website (700K acessos em 6 meses) de Neymar é por conta da estrategia de Social Media, destacando-se por conta de seu Instagram com mais de 90 milhões de seguidores (maior que o Facebook com 60M), maior conversão de usuários com 64% de todo número.

O Twitter tem uma representatividade de 28% por ser a rede com mais de 38 milhões de seguidores, com Facebook ficando em terceiro com 4% do acesso com mais de 60 milhões de seguidores.

Fica evidente a debilidade da estratégia no Facebook que não tem um nivel de converão alto, sendo a rede social do atleta com segundo maior numero de seguidores.

 

Conclusão da analise

Os dados coletados demonstram o quanto a relação de desempenho de um jogador de futebol como Neymar, tem impacto direto nos números de menções, engajamento e acesso a marca do atleta. Além de sua relação pessoal com a atriz Bruna Marquezine e sua contução jogando pelo PSG.

Fica evidente que o trabalho desenvolvido no Facebook com 60M de seguidores, não necessariamente se converte em acesso a sua página, para ter acesso ao conteúdo completo. Sendo que o Instagram tem o maior número de acesso e conversão ao website, sendo uma plataforma com foco na imagem e não noticia.

Nota-se que a marca Neymar é uma marca global, que tem influencia direta e maior retorno com conteúdo em Social Media, principalmente com noticias relacionadas a sua vida pessoal.

Rafael Leitão tem grande experiência em Marketing Digital, com mais de 9 anos liderando projetos de inovação, estratégia de negócio em canais de e-retail e e-commerce (vendas), digital campaign, branded content, mídia performance, social media, mídia programatica, business inteligence e marketing esportivo.

RafaLeitao.com | Sportt.com.br


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