Estamos vivendo uma revolução no mercado de games, onde anos atrás não existia se quer vídeos focados no compartilhamento de experiência com jogos, fabricantes de computadores eram focados no desenvolvimento de Home Computer. Jornais, revistas, canais no Youtube nem se quer falavam sobre games. Eventos esportivos focado nessa experiência era coisa de outro mundo, ainda mais dizer que um dia iria existir patrocínio para essa modalidade.
Do mercado de uma categoria que sofria preconceitos, para um dos mais lucrativos e engajador do mundo, esse é o eSports. No mundo, o faturamento do mercado bateu a marca de US$ 99 bilhões, só a Riot Games há dois anos faturou cerca de US$ 1,6 bilhão com League of Legends.
Segundo a matéria da Istoe (Brasil) para termos um efeito de comparação, ano passado, 43 milhões de pessoas acompanharam a final do campeonato mundial de LoL, que aconteceu em Los Angeles (EUA), enquanto a decisão da liga de basquete profissional dos EUA foi assistida por 30,8 milhões de pessoas. De acordo com a Riot Games, a empresa norte americana que é dona do jogo, a decisão do World Championship de 2016 teve pico de audiência de 14,7 milhões de espectadores simultâneos.
Para apresentar um pouco melhor esse crescimento, vamos falar de um dos jogos mais famosos no mundo, com mais de 100 milhões de jogadores no mundo, mais conhecido pelas siglas LOL – League Of Legends o jogo além do sucesso de gamers, tem uma estratégia que vai muito além do desenvolvimento de um dos jogos mais reconhecidos.
Força Digital com Website mais visitado entre os Games
Sabemos qual a força do League Of Legends em número de jogadores e vendas dos jogos, agora vamos analisar qual é essa força em posicionamento digital, já como primeiro número, apresento o gigantesco número de visitas ao website de 85 milhões de acessos.
Com números que suportam um bom trabalho desenvolvido na plataforma, com tempo de quase 3 minutos de permanência no site, visitas média de 3 páginas por visita. Quando falamos do Bounce Rate, podemos notar que não é um dos melhores, mas uma % aceitável de 50%, afinal a home já entrega grande parte do conteúdo.
Interessante notar os principais países que visitam o website LOL, o Estados Unidos (14%) tem o maior número de acesso, seguido de perto do Brasil (10%), Turquia (6%) e Alemanha (4%). O Brasil é um dos países com maior número de Gamers de LOL, isso reflete diretamente no número de acesso ao website.
Outro dado importante de comportamento de acesso ao website é a conversão de usuários das Redes Sociais, representam 11,91% de todo acesso do mês, com destaque para o Reddit (61%) e Youtube (14%).
O volume de redirecionamento e conteúdos paralelos sobre o game, refletem nos números de conversão do Reddit, seguido pelo grande volume de Youtubers falando sobre a experiencia com o jogo, já que um dos conteúdos de maior volume do Youtube está relacionado a games e o LOL tem grande participação nesses números.
Preocupante Número de Menções do jogo no Google
Para entendermos melhor qual o nível de lembrança da marca League Of Legends na internet, utilizamos o Google como maneira de avaliar como está a relevância do jogo no buscador.
Analisando os últimos 5 anos os números de menções relacionados a palavra League Of Legends e LOL, caem drasticamente até 2018, a relevância do jogo no Google já não é mais como antigamente.
Como a palavra de maior conversão para o website é o nome do jogo, fica uma evidente a preocupação com esse dado, notável queda se reflete no número de conversão por palavra, todos com % de queda. Veja abaixo a relevância da palavra para o website:
Parabens pelo trabalho no Cabify, estou impressionado com o crescimento de 100% no número de acessos ao site, que consequentemente refletiu no número de download.
Rafael Leitão tem grande experiência em Marketing Digital, com mais de 9 anos liderando projetos de inovação, estratégia de negócio em canais de e-retail e e-commerce (vendas), digital campaign, branded content, mídia performance, social media, mídia programatica, business inteligence e marketing esportivo.
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