04/05/18

O QUE O CLEVELAND BROWNS ESPERA - E PODE TER – EM BAKER MAYFIELD?

Com a primeira escolha do Draft 2018 da NFL, o Cleveland Browns seleciona... Baker Mayfield, quarterback, Oklahoma. Essas foram as palavras utilizadas por Roger Goodell no último dia 26 para oficializar a escolha dos Browns. Cleveland, pela quinta vez desde 1999, optou por chamar um quarterback na primeira rodada. Todavia, no caso de Mayfield em específico, os motivos de escolha, conjuntura enfrentada pela franquia e responsabilidade do jogador, são diferentes. O Cleveland Browns, então, espera que o desfecho dessa história também não se assemelhe aos anteriores.

Em 1999, quando a franquia retornou às atividades após três anos “parada”, o primeiro escolhido geral foi Tim Couch, também QB, de Kentucky. A carreira de Couch, todavia, foi marcada por lesões e durou apenas cinco temporadas profissionais. Até hoje, ele é visto como um dos grandes fracassos da história da NFL. Depois dele, Brady Quinn foi o quarterback recrutado, oito anos mais tarde. Quinn tinha problemas quanto à sua personalidade fora de campo mas Cleveland ainda assim apostou nele. Resultado: menos de três anos depois, já com o status de reserva na liga, ele tomou outro destino.

Como esquecer a partida de estreia do terceiro nome desta lista? Brandon Weeden, em seu primeiro jogo profissional, lançou quatro interceptações e teve um rating (índice de produtividade usado para QBs) de 5,1, um dos piores de todos os tempos. Weeden, aliás, fora o QB mais velho (28 anos de idade) a ser escolhido em uma primeira rodada de Draft, e permaneceu em Ohio somente duas temporadas. Por fim, em 2014, o Cleveland Browns apostou suas fichas em Johnny Manziel. E o final dessa história não é novidade para os fãs de futebol americano: em meio à polêmicas e instáveis atuações, Manziel nunca confirmou em campo aquilo que era esperado. Mais uma vez, os Browns viram um QB de primeira rodada deixando o time após duas temporadas.
 

Nada é tão ruim que não possa piorar

Mas não pense que a carreira desses quatro quarterbacks citados terminou com eles atuando em todos os jogos pelos Browns e, após temporadas ruins, eles perdiam espaço no time titular. Na maioria dos casos, principalmente nos mais recentes, Cleveland teve que “fazer loucuras” à procura de um QB competitivo com a temporada em andamento. Tanto que, além dos quatro nomes já citados, outros 25 quarterbacks titulares diferentes atuaram por Cleveland – isso mesmo, um total de 28 nomes!

Desses quase 30 jogadores (que em 2018 aumentará anda mais), somente um atuou por um campeonato completo (Couch em 2001). Isso significa que por 16 temporadas consecutivas os Browns tiveram mais de um titular diferente under center. Curioso que desde 1999, ao mesmo tempo que foram 28 QBs, Cleveland obteve apenas 88 vitórias (e 216 derrotas). Ou seja, em média, os quarterbacks do Cleveland Browns venceram menos de 3,2 jogos cada. Absurdo.
 

Chegou a vez de Baker Mayfield

Após 19 temporadas, 28 quarterbacks, nenhuma vitória em playoffs e uma temporada 0-16, o Cleveland Browns espera ter encontrado a solução para o problema que pode ser definido como “a maior seca de QB titular que a NFL já viu”. A mais nova aposta dos Browns é Baker Mayfield, um atleta impressionante, raro na atualidade e que foge dos padrões de quarterbacks escolhidos no topo do draft.

Mayfield não foi o primeiro escolhido por acaso. Ele atuou três temporadas completas pela universidade de Oklahoma e não teve mais de oito interpceptações em nenhum desses anos. Além disso, foram 12.292 jardas e 119 touchdowns neste período, sendo coroado com o Troféu Heisman (prêmio dado ao melhor jogador universitário da temporada) em 2017. Pelos Sooners, Baker mostrou que sua baixa estatura, afoitamento no pocket em algumas situações e imaturidade como universitário, podem (e devem) ficar em segundo plano, já que sua competitividade, capacidade de improvisar jogadas e liderança têm falado mais alto. A questão aqui é se tudo isso será suficiente para o atual Cleveland Browns – lembrando, a franquia tem campanha 1-31 nas duas últimas temporadas.

Mais que um quarterback titular, vencedor do Heisman e primeira escolha geral, Baker Mayfield chega ao Cleveland Browns com a missão de reerguer a franquia. Ele estará em um ambiente que, ao mesmo tempo que se preocupa em ter o grande protagonista, é preciso estar atento aos fatos para não se tornar apenas mais um que deu errado. Nem sempre as coisas são tão rígidas assim na NFL. Mas nesse caso existe o “Mundo de Cleveland”, o qual tem características próprias dentre as quais está a de uma terra arrasada e desanimada com o futebol americano profissional. Bem-vindo à NFL, Mayfield!

Caio Miari Santos, 22 anos, jornalista e apaixonado por esportes, enfatizando os americanos, principalmente o futebol americano. É também fundador do Shotgun, no qual produz, apresenta e edita os podcasts do Rádio Shotgun! Contribui semanalmente com um texto sobre a bola oval para a THE360.

Site da Shotgun | Rádio Shotgun


Compartilhe

Compartilhar

PARCEIROS

Arena Corinthians
Grupo Figer
hudl
Trevisan
Doentes por Futebol
Editora Grande Área
Arima e Associados
CNB
5e27
OutfField
Tactical Pad
LGZn
Ticket Agora
Player Hunter
Maringá Futebol Clube
Mogi das Cruzes Basquete
gradeUP
Mitchell & Ness
End to End
SporTI