14/05/18

Digital transformation no futebol e na FIFA

Hoje, grande parte das empresas buscam o processo de digitalização constantemente, o famoso processo de Digital Transformation, com investimento bem representativo e ações que melhoram a vida de quem vive e depende desse processo. No esporte e futebol a estratégia não seria diferente.

Observando de um ponto de vista de inovação, podemos chegar a conclusão que as maiores instituições do esporte estão bem avançadas no requisito desenvolvimento de produtos e serviços diretos a competição e jogo, melhorias na experiência com matchgame, segurança nos estádios, contratação e controle de jogadores e muitos outros aspectos.

No entanto, por exemplo, o processo de digitalização no futebol, segundo a consultoria PwC, pode ser divido em três steps: Engajamento, Monetização e Lifetime value. Mesmo formato de aplicação do funil de conversão digital tradicional, com menos complexidade é claro.

É importante ressaltar que grande parte dos clubes no mundo ainda estão no processo de Monetização, com grande dificuldade em como converter fãs em potenciais compradores seja através do plano de sócio torcedores, e-commerce do clube, ingressos, produtos oficiais e outros beneficios aos fãs.

Um exemplo interessante é o Brasil, onde quase 100% dos clubes (incluindo a CBF) não conseguem traçar dados de comportamento de consumo do público que compra seus produtos com o público que é do fã clube, dificultando o processo de conteúdo personalizado e impedindo a customização da experiência do torcedor com o clube.

Cada fã está em uma fase de consumo, seja de conteúdo, produto ou serviço relacionado ao clube, porém não evoluem facilmente por que a estratégia se limita em terceirizar esse serviço ou plano, sendo que ele é o maior interessado no crescimento da receita. Toda essa necessidade é solucionada pela estratégia e planejamento de Business Intelligence com grande foco em Bigdata e Machine Learning, mas poucos clubes no mundo estão falando sobre o tema e não perceberam que isto é o presente e não o futuro.

A abordagem integrada da analise dos dados dos fãs colabora com que o clube tenha uma visão completa e consiga melhorar a experiencia do fã, que não são apenas consumidores. Esse grau de relevancia com o fã é um beneficio grande para o clube por aumentar o número, frequencia e intensidade das interações e engajamento. Mas para isso o clube precisa entender fã por fã, criar clusters de comportamentos. Clubes que sabem trabalhar com essa estratégia de dados incorporando suas soluções nas diversas plataformas )ex.: Real Madrid e PSG) conseguem trabalhar de maneira mais efetiva, oferecendo conteúdos, produtos, promoções mais relevantes para os usuários.

Sabemos que de hoje para o futuro teremos que impactar somente fãs completamente conectados e em um processo de digitalização completa. Engajar esses usuários será uma regra 100% focada na customização da experiência, praticamente uma conversa de um para um.

Esse processo não irá acontecer somente com as redes sociais e conteúdos dos portais e clubes, já iniciamos um processo de consumo de conteúdo em video customizado no Youtube e deve evoluir com Netflix, Mycujo e FoxSports. Todas essas plataformas muito em breve serão suficientemente inteligentes para sugerir o conteúdo adequado para cada um de nós.

 

Pensando nessa tranformação, quais clubes e confederações estão mais preparados para alcançar a fase de conversão em vendas?

Para analisar na prática como clubes ou entidades esportivas estão trabalhando, vamos iniciar por uma analise de maturidade digital da FIFA, levando em consideração todos fatores relevantes para a conversão dos fãs.

Website FIFA

O website da FIFA tem uma média de 20 milhões de visitas ao mês, com ótimos números relacionados a media de tempo de navegação (00:04:47), com média de paginas por visita de 4.81 e um bom bounce rate de 41,51%.

O website não tem versão em Português, mesmo sabendo que hoje o segundo maior público do seu site é de brasileiros (mais de 2 milhões de visitantes) e que é um dos paises com maior engajamento de conteúdos relacionados ao futebol, sem falar dos fatores relacionados a conquistas e títulos.

Mais de 50% dos acessos a página da FIFA são convertidos pelas buscas feitas no Google, somente 4% das redes sociais, número baixo para um Facebook com mais de 3 milhões, Twitter com mais de 11 milhões, Instagram com mais de 6 milhões de seguidores, Youtube com mais de 2 milhões de inscritos.

 

FIFA no Google

Quando avaliamos as menções relacionadas a FIFA no Google, podemos notar que a palavra está mais relacionada ao game do que a instituição do futebol, mas quando chega o periodo de Copa do Mundo existe um grande crescimento de buscas diretas ao futebol.

FIFA Store

O e-commerce FIFA tem uma média de 500 mil visitantes, com ótimos números de média de paginas por visitas (3.21), tempo de navegação (00:01:52) e bounce rate (44.78%). Dentre esses visitantes da loja, 39% são Russos, impusionados pela proximidade com a Copa do Mundo. A maior conversão da loja vem do website fifa.com (56%), um ótimo número de conversão.

Rafael Leitão tem grande experiência em Marketing Digital, com mais de 9 anos liderando projetos de inovação, estratégia de negócio em canais de e-retail e e-commerce (vendas), digital campaign, branded content, mídia performance, social media, mídia programatica, business inteligence e marketing esportivo.

RafaLeitao.com | Sportt.com.br


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