Os dois maiores jogos de futebol digital no mundo, com recordes em vendas e número de usuários ativos no mercado, tem uma grande missão de manter o mercado e crescer em areas que ambos se destacam. No último balanço da EAGames que é a produtora do jogo FIFA 18 o faturamento foi de USD 3.3 bilhões, com recorde de 42 milhões de jogadores na comunidade FIFA.
Já o PES com a Konami fez questão de destacar seu sucesso em dispositivos móveis, com ótimos desempenhos para o Winning Eleven Card Collection e uma grande atualização recente para o PES 2018, cujo download atingiu 80 milhões em janeiro, segundo o portal GamesIndustry.biz.
Para ganhar o mercado é essencial a estratégia de marketing digital, principalmente para potencializar as vendas dos jogos na propria plataforma ou dentro dos parceiros varejistas. Analisamos a presença digital dos dois Jogos, para entendermos como ambas as marcas estão se posicionando.
Interessante notar a lembrança e menções das palavras PES 2018 e FIFA18 no Google em todo o mundo em 2017 e 2018. De azul temos o resultado do FIFA e vermelho do PES, interessante notar o crescimento do FIFA e sua liderança em todo periodo, principalmente no mês de setembro de 2017. Como toda versão dos jogos de futebol, por levar no nome o ano de versão, ele nasce e morre em um ano de vida, caindo consideravelmente suas menções.
O FIFA tem destaque em quase todos os países no mundo, perdendo ou ficando muito bem posicionado em alguns países da America Latina (destaque Bolivia e Paraguai).
Já na disputa dos websites das produtoras EAsports e Konami, quem leva a melhor é a EASports com números bem qualificados de total de visitas com 23.75 milhões de visitas no mês, tempo de navegação com média de 00:04:47, paginas por visita de 3.23 e bounce rate de 46%. Resultado que justifica um bom trabalho desempenhado em seu website. Contra a Konami que tem somente 8 milhões de visitas, 00:02:05 de tempo de navegação, visitas por pagina de 2.78 e 53% de bounce rate, números um pouco distante de seu principal concorrente.
Já quando avaliamos o Facebook dos dois jogos temos também o destaque do EA Sports FIFA com número de fans de mais de 23 milhões, versus 16 milhões da Konami PES.
Porém é importante notar que o engajamento do PES é um pouco maior com 0,023%, contra 0,018% do FIFA, números coerentes com a quantidade de fans que tem em suas paginas no Facebook.
Esses são alguns dos pontos que destacam o FIFA 18 em sua estratégia de posicionamento da marca e vendas dos jogos. Nas próxima materias iremos aprofundar ainda mais nas analises de marketing digital de ambos os jogos.
Rafael Leitão tem grande experiência em Marketing Digital, com mais de 9 anos liderando projetos de inovação, estratégia de negócio em canais de e-retail e e-commerce (vendas), digital campaign, branded content, mídia performance, social media, mídia programatica, business inteligence e marketing esportivo.
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