Os museus e tours pelas dependências de estádios de futebol são parte fundamental da experiência que um clube pode oferecer aos adeptos, simpatizantes ou qualquer tipo de pessoa interessada em desporto. Por exemplo, é muito difícil imaginar que admiradores de futebol europeu não incluam uma visita ao Camp Nou ou Santiago Bernabéu em uma visita à Espanha.
Como principais benefícios dos museus para os clubes, temos a diversificação das fontes de receitas, a exposição das conquistas e legados do clube, além da consolidação da imagem do clube junto ao público interessado. Indiretamente, os clubes podem ver o aumento das receitas nas lojas oficiais anexas aos museus e estádios. Destaca-se que a capacidade de oferecer uma experiência de qualidade é um fator vital de sucesso, ou seja, experiências interativas e com conteúdo relevante serão mais bem-sucedidas que uma simples exposição de troféus na sede do clube.
Estádio da Luz – Sport Lisboa e Benfica
Os três grandes clubes portugueses – nomeadamente SL Benfica, Sporting CP e FC Porto – possuem museus e visitas guiadas a seus respectivos estádios. Tive a oportunidade de realizar a visitas aos museus e estádios de SL Benfica e FC Porto e como pontos positivos e negativos destaca-se:
- pontos positivos: ambos possuem conteúdos relevantes tanto para adeptos quanto para turistas, são bem-estruturados e são orientados por guias com profundo conhecimento da história dos clubes. No museu do SL Benfica, é marcante a existência de sessões que mostram a conexão da história mundial e portuguesa com a história do clube, além de um videowall realizado em parceria com a LG Electronics que busca mostrar ao visitante as sensações de ser encarnado. Já a visita às dependências do FC Porto tem como destaque a existência de uma exposição temporária gratuita sobre o basquetebol do clube – interessante por mostrar para o público uma modalidade com menos visibilidade que o futebol –, além de vídeos com resumos das finais europeias conquistadas pela equipe;
- pontos negativos: o principal ponto negativo dos museus de SL Benfica e FC Porto é o preço elevado das atrações – 17,50€ e 15,00€, respectivamente, para a visita completa incluindo museu e estádio –, acima da média de preço dos pontos turísticos de ambas as cidades, tornando as atrações menos atrativas para pessoas menos aficionadas pelo futebol. Para ambos, poderiam reforçar o fato de o visitante estar em um estádio de Champions League – por exemplo, utilizando a música-tema ao passar pelo túnel de entrada no gramado –, visto que são equipes com presença constante na competição, além de possuírem dois títulos cada. Especificamente em relação à visita ao Estádio do Dragão, é negativa a cobrança de 5,00€ pela foto na sala de imprensa em frente aos backdrops com os patrocinadores do clube. Com as redes sociais, o clube poderia usar as postagens de visitantes para dar visibilidade adicional aos patrocinadores, mas, com a cobrança, a maioria das pessoas opta por não tirar a foto.
Uma curiosidade em relação ao museu do FC Porto é a existência de uma sessão dedicada exclusivamente ao icônico presidente do clube – Pinto da Costa –, no cargo desde 1982 até os dias atuais, sendo o presidente mais vitorioso da história portista. Tal sessão inclui a existência de publicações a seu respeito, além de um holograma.
Holograma de Pinto da Costa, presidente do FC Porto
Conexão com o turismo
Em novembro de 2017, a KPMG Football Benchmark publicou um artigo a respeito da importância de atrações temáticas para clubes de futebol no âmbito da diversificação de receitas. A publicação faz uma associação dessas atrações com o turismo e ressalta que as atrações futebolísticas são como outras atrações turísticas, ou seja, o sucesso dos museus e tours de estádios perante os turistas depende de fatores como as tendências de turismo locais, localização da atração dentro da cidade e a qualidade da experiência.
Nesse âmbito, tem-se uma imensa oportunidade para os clubes portugueses dado o grande aumento do número de visitantes no país nos últimos anos. Para ter sucesso na captura dos turistas, é imperativo que os clubes entendam as demandas dos turistas em relação a esse tipo de atração, visto que turistas são diferentes de adeptos tradicionais no que tange as relações com os clubes e, consequentemente, tem expectativas diferentes em relação à experiência que terão.
Aumento do número de turistas tem sido uma constante em Portugal (Record TV Europa)
E os clubes brasileiros?
É bastante disseminada entre os principais clubes brasileiros a existência de tours que incluam a visita tanto ao museu quanto aos estádios dos clubes. Dentre os grandes clubes, apenas o Vasco da Gama não possui um tour por seu estádio. Em relação aos museus, destaca-se a existência da atração nos principais clubes do país, sendo o Palmeiras a principal exceção devido aos imbróglios entre o clube e a construtora WTorre para a construção do museu.
Devido às características do futebol nacional, com estádios estatais que servem a mais de um time, alguns clubes, principalmente do Rio de Janeiro, não oferecem a possibilidade de visita ao museu e ao estádio onde jogam no mesmo local, pois o museu fica na sede social do clube e o estádio em outra localidade. Tal fato torna a atração menos interessante a visitantes externos que tem que percorrer diversos locais para ter uma experiência completa, caracterizando-se como algo que se adequa aos adeptos do clube, mas menos aos turistas, perdendo receitas em potencial.
Ainda em relação a clubes cariocas, é interessante a tentativa do Botafogo de criar um diferencial no tour ao Estádio Nilton Santos por meio da associação entre o estádio e as Olimpíadas 2016 – visita à pista de atletismo onde Usain Bolt fez história. A busca por um diferencial é fundamental para o sucesso do tour entre torcedores não-botafoguenses devido à concorrência com o Maracanã na busca por atenção de visitantes.
Por fim, devido à pouca consolidação das marcas dos clubes brasileiros no exterior, não é esperado que muitos estádios e museus estejam nos roteiros de viagens de visitantes estrangeiros no Brasil, com exceção ao Maracanã. Se por um lado é um fator negativo, por outro oferece uma oportunidade de incremento de receitas para os clubes caso o turismo brasileiro saia da estagnação que se encontra há quase duas décadas – desde 1998 o número de visitantes internacionais está em cerca de 5 milhões.
Leituras sugeridas:
Football-themed attractions: opening up a new revenue source for clubs [footballbenchmark.com]
Turismo. O segredo do nosso sucesso [Expresso]
Visitas ao Estádio e Museu [Site oficial do Benfica-POR]
MUSEU FC PORTO BY BMG [Site oficial Porto FC]
Visitas ao Museu e estádio [Site oficial Sporting Portugal]
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