16/01/18

A importância das atrações temáticas para os clubes de futebol

Os museus e tours pelas dependências de estádios de futebol são parte fundamental da experiência que um clube pode oferecer aos adeptos, simpatizantes ou qualquer tipo de pessoa interessada em desporto. Por exemplo, é muito difícil imaginar que admiradores de futebol europeu não incluam uma visita ao Camp Nou ou Santiago Bernabéu em uma visita à Espanha.

Como principais benefícios dos museus para os clubes, temos a diversificação das fontes de receitas, a exposição das conquistas e legados do clube, além da consolidação da imagem do clube junto ao público interessado. Indiretamente, os clubes podem ver o aumento das receitas nas lojas oficiais anexas aos museus e estádios. Destaca-se que a capacidade de oferecer uma experiência de qualidade é um fator vital de sucesso, ou seja, experiências interativas e com conteúdo relevante serão mais bem-sucedidas que uma simples exposição de troféus na sede do clube.

Estádio da Luz – Sport Lisboa e Benfica

Os três grandes clubes portugueses – nomeadamente SL Benfica, Sporting CP e FC Porto – possuem museus e visitas guiadas a seus respectivos estádios. Tive a oportunidade de realizar a visitas aos museus e estádios de SL Benfica e FC Porto e como pontos positivos e negativos destaca-se:

- pontos positivos: ambos possuem conteúdos relevantes tanto para adeptos quanto para turistas, são bem-estruturados e são orientados por guias com profundo conhecimento da história dos clubes. No museu do SL Benfica, é marcante a existência de sessões que mostram a conexão da história mundial e portuguesa com a história do clube, além de um videowall realizado em parceria com a LG Electronics que busca mostrar ao visitante as sensações de ser encarnado. Já a visita às dependências do FC Porto tem como destaque a existência de uma exposição temporária gratuita sobre o basquetebol do clube – interessante por mostrar para o público uma modalidade com menos visibilidade que o futebol –, além de vídeos com resumos das finais europeias conquistadas pela equipe;

- pontos negativos: o principal ponto negativo dos museus de SL Benfica e FC Porto é o preço elevado das atrações – 17,50€ e 15,00€, respectivamente, para a visita completa incluindo museu e estádio –, acima da média de preço dos pontos turísticos de ambas as cidades, tornando as atrações menos atrativas para pessoas menos aficionadas pelo futebol. Para ambos, poderiam reforçar o fato de o visitante estar em um estádio de Champions League – por exemplo, utilizando a música-tema ao passar pelo túnel de entrada no gramado –, visto que são equipes com presença constante na competição, além de possuírem dois títulos cada. Especificamente em relação à visita ao Estádio do Dragão, é negativa a cobrança de 5,00€ pela foto na sala de imprensa em frente aos backdrops com os patrocinadores do clube. Com as redes sociais, o clube poderia usar as postagens de visitantes para dar visibilidade adicional aos patrocinadores, mas, com a cobrança, a maioria das pessoas opta por não tirar a foto.

Uma curiosidade em relação ao museu do FC Porto é a existência de uma sessão dedicada exclusivamente ao icônico presidente do clube – Pinto da Costa –, no cargo desde 1982 até os dias atuais, sendo o presidente mais vitorioso da história portista. Tal sessão inclui a existência de publicações a seu respeito, além de um holograma.

Holograma de Pinto da Costa, presidente do FC Porto

Conexão com o turismo

Em novembro de 2017, a KPMG Football Benchmark publicou um artigo a respeito da importância de atrações temáticas para clubes de futebol no âmbito da diversificação de receitas. A publicação faz uma associação dessas atrações com o turismo e ressalta que as atrações futebolísticas são como outras atrações turísticas, ou seja, o sucesso dos museus e tours de estádios perante os turistas depende de fatores como as tendências de turismo locais, localização da atração dentro da cidade e a qualidade da experiência.

Nesse âmbito, tem-se uma imensa oportunidade para os clubes portugueses dado o grande aumento do número de visitantes no país nos últimos anos. Para ter sucesso na captura dos turistas, é imperativo que os clubes entendam as demandas dos turistas em relação a esse tipo de atração, visto que turistas são diferentes de adeptos tradicionais no que tange as relações com os clubes e, consequentemente, tem expectativas diferentes em relação à experiência que terão.

Aumento do número de turistas tem sido uma constante em Portugal (Record TV Europa)

E os clubes brasileiros?

É bastante disseminada entre os principais clubes brasileiros a existência de tours que incluam a visita tanto ao museu quanto aos estádios dos clubes. Dentre os grandes clubes, apenas o Vasco da Gama não possui um tour por seu estádio. Em relação aos museus, destaca-se a existência da atração nos principais clubes do país, sendo o Palmeiras a principal exceção devido aos imbróglios entre o clube e a construtora WTorre para a construção do museu.

Devido às características do futebol nacional, com estádios estatais que servem a mais de um time, alguns clubes, principalmente do Rio de Janeiro, não oferecem a possibilidade de visita ao museu e ao estádio onde jogam no mesmo local, pois o museu fica na sede social do clube e o estádio em outra localidade. Tal fato torna a atração menos interessante a visitantes externos que tem que percorrer diversos locais para ter uma experiência completa, caracterizando-se como algo que se adequa aos adeptos do clube, mas menos aos turistas, perdendo receitas em potencial.

Ainda em relação a clubes cariocas, é interessante a tentativa do Botafogo de criar um diferencial no tour ao Estádio Nilton Santos por meio da associação entre o estádio e as Olimpíadas 2016 – visita à pista de atletismo onde Usain Bolt fez história. A busca por um diferencial é fundamental para o sucesso do tour entre torcedores não-botafoguenses devido à concorrência com o Maracanã na busca por atenção de visitantes.

Por fim, devido à pouca consolidação das marcas dos clubes brasileiros no exterior, não é esperado que muitos estádios e museus estejam nos roteiros de viagens de visitantes estrangeiros no Brasil, com exceção ao Maracanã. Se por um lado é um fator negativo, por outro oferece uma oportunidade de incremento de receitas para os clubes caso o turismo brasileiro saia da estagnação que se encontra há quase duas décadas – desde 1998 o número de visitantes internacionais está em cerca de 5 milhões.

Leituras sugeridas:
Football-themed attractions: opening up a new revenue source for clubs [footballbenchmark.com]

Turismo. O segredo do nosso sucesso [Expresso]

Visitas ao Estádio e Museu [Site oficial do Benfica-POR]

MUSEU FC PORTO BY BMG [Site oficial Porto FC]

Visitas ao Museu e estádio [Site oficial Sporting Portugal]

Bruno Duarte é Mestrando em Gestão do Desporto na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo com atuação nas áreas de Inteligência de Mercado, Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos.

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