Em novembro de 2016 o Barcelona assinou um grande acordo de patrocínio com a empresa japonesa Rakuten, no valor de 201 milhões de reais, com objetivo claro de ativar a marca através do grande sucesso que o clube catalão está fazendo nesses últimos anos, tanto em resultado em campo, como financeiro.
O acordo de quatro anos, com a opção de uma extensão de mais um ano, que já tem logotipo do Rakuten nas camisas do Barcelona, desde o início dessa temporada. Agora para quem ainda não conhece a Rakuten fica a dica para acessarem esse que é o maior e-commerce do Japão e que está vindo com força total com serviços de marketing e soluções de e-commerce no mercado brasileiro.
O Barcelona no Brasil lidera o ranking de número de torcedores, sendo o clube estrangeiro favorito de 25% dos entrevistados na pesquisa Sponsorlink (Ibope Repucom).
Você deve estar se perguntando, o patrocínio da marca Barcelona agrega no fortalecimento e awareness da marca Rakuten?
Para responder isso, apresento uma análise de menções e lembrança no Google que representam a Rakuten alinhada ao Barcelona.
Fica evidente que a partir de 16 de novembro de 2016, o crescimento das menções da marca Rakuten começam a ficar alinhadas ao Barcelona, tendo o mesmo comportamento de crescimento. O Brasil começa organicamente a ter interesse pela marca Rakuten, se questionando quem é a empresa que patrocina o clube, que até então é o clube não brasileiro com maior relevância e torcedores no Brasil.
Outro número de digital importante de analisar é a porcentagem (12%, crescimento de 124% vs mês anterior) de pessoas utilizam o website FC Barcelona como conversão para o site Rakuten (Global Rakuten), são brasileiros interessados em conhecer a marca e qual seu modelo de negócio.
A marca Rakuten tem uma grande oportunidade de crescimento em sua estratégia de social media, levando em consideração que o FC Barcelona no Brasil tem mais de 6.3 milhões de seguidores, segundo maior número de seguidores do clube no mundo, só fica atrás do perfil no México que tem 6.5 milhões.
Outro fator que é relevante para a marca é a venda de camisas do FC Barcelona que é a de clube estrangeiro com maior número no Brasil (33%), fator que vez a Centauro criar uma linha exclusiva do clube no Brasil. Um beneficio que auxilia a divulgação da marca Rakuten no Brasil.
Todos esses são ótimos motivos de patrocinar o FC Barcelona para ativar a marca no Brasil, o resultado é grande e imediato.
Para quem ainda não conhece a Rakuten, vale acessar o site oficial da empresa: https://digitalcommerce.rakuten.com.br/sobre-a-rakuten/
Rafael Leitão tem grande experiência em Marketing Digital, com mais de 9 anos liderando projetos de inovação, estratégia de negócio em canais de e-retail e e-commerce (vendas), digital campaign, branded content, mídia performance, social media, mídia programatica, business inteligence e marketing esportivo.
PARCEIROS