14/11/18

A semana 11 será a primeira “mais importante do ano” na NFL

A temporada 2018 da NFL chegou à dez semanas disputadas. Dez! Aquele campeonato regular que começou em setembro, rapidamente, chega aos estágios finais. Isso, claro, para as 20 equipes que ficarem pelo caminho em dezembro. As 12 restantes, por sua vez, vão ao mês de janeiro visando Atlanta no dia 3 de fevereiro.

Contudo, para figurar neste seleto grupo, o caminho é complicado. Por curiosidade, a NFL é a grande liga americana com menor percentual de classificados aos playoffs (12 em 32 franquias). Assim sendo, com seis semanas restantes, é hora de pegar a calculadora e começar a fazer contas.

Aliás, talvez não há uma rodada melhor que a 11

ª para que esse “período de probabilidades” comece. Além de se tratar do primeiro dos seis finais de semana derradeiros no calendário, a semana 11 da NFL em 2018 promete ser crucial para a classificação final. Verdade seja dita, todas as rodadas são relevantes de agora em diante, todavia, o popularmente conhecido “confronto de seis pontos” são sempre os mais interessantes.

Desta maneira, não hesite em afirmar que a próxima semana será a “primeira mais importante” do calendário. Por quê? A derrota dos Eagles para os Cowboys na rodada nº 10, por exemplo, rebaixou as chances de playoffs dos atuais campeões em 30% praticamente. E a partir de agora a classificação de cada conferência tende a variar ainda mais jogo após jogo.

Primeiramente, é preciso contextualizar as conferências

Matematicamente, nenhuma equipe está eliminada da disputa pelos playoffs da NFL neste ano, apesar de oito terem 1% (ou menos) de chances de classificação. Tampouco, não temos times oficialmente classificados, mesmo com seis deles já na casa de 90%. Todos esses valores segundo o FiveThirtyEight.com.

Diga-se de passagem, se vencer os Chiefs e os Seahawks perderem para os Packers, o Los Angeles Rams garante a NFC Oeste e será o primeiro classificado. E é assim que as coisas começam a se desenrolar na Conferência Nacional!

NFC

Classificação para os playoffs neste momento:

#1 Los Angeles Rams (9-1)*

#2 New Orleans Saints (8-1)*

#3 Chicago Bears (6-3)

#4 Washington Redskins (6-3)

#5** Carolina Panthers (6-3)

#6** Minnesota Vikings (5-3-1)

*Note que há diferença entre o número de partidas disputadas de cada time. Isso pois todas as equipes folgam uma semana até o fim do campeonato. É questão de tempo até a quantidade de jogos se igualar.

**Indica os dois times que estariam nos playoffs pela repescagem. Na NFL, os quatro campeões de divisão ficam com as quatro primeiras vagas em cada conferência. Depois disso, os dois melhores não campeões de divisão (também de cada conferência) pegam duas vagas.

Quem está na briga

#7 Packers (5-3-1); #8 Falcons (4-5), #9 Seahawks (4-5); #10 Cowboys (4-5); #11 Eagles (4-5).

O que esperar a partir de agora

A menos que algo caótico aconteça, a Conferência Nacional passará por Los Angeles ou New Orleans até o Super Bowl. Lembrando que os Saints controlam seu destino por já terem derrotado os Rams neste ano.

Além deles, Bears e Redskins aparecem como campeões de divisão neste momento. Pelo calendário complicado e instabilidade dos rivais, o topo da NFC Leste tende a permanecer com Washington. No caso de Chicago, é indiscutível que a equipe foi a mais equilibrada da NFC Norte até agora, porém confrontos diretos com Minnesota e Green Bay, que também brigam por vagas, estão por vir. Os Bears têm campanha 3-11 dentro da divisão desde 2016.

Por fim, devemos destacar o Carolina Panthers, que segue como o franco favorito à primeira vaga pela repescagem. A menos que Aaron Rodgers salve os Packers (ainda mais), ou a defesa dos Falcons melhore consideravelmente, os playoffs da NFC devem permancer da forma como estão agora.

AFC

#1 Kansas City Chiefs (9-1)

#2 Pittsburgh Steelers (6-2-1)

#3 New England Patriots (7-3)

#4 Houston Texans (6-3)

#5** Los Angeles Chargers (7-2)

#6** Cincinnati Bengals (5-4)

Quem está na briga

#7 Titans (5-4); #8 Dolphins (5-5); #9 Ravens (4-5); #10 Colts (4-5).

O que esperar a partir de agora

A Conferência Americana está mais incerta do que a Nacional. Isso pois times inesperados estão em ascensão (caso de Titans e Colts, por exemplo), e outros em queda livre mas ainda em posições interessantes (Bengals, Ravens e Dolphins). Há ainda os casos de potências que oscilaram no começo da temporada, porém só estão melhorando (Chargers e Steelers).

O panorama geral indica que provavelmente uma folga na primeira rodada dos playoffs virá do vencedor da AFC Oeste. Kansas City tem um jogo de vantagem sobre Los Angeles, porém as equipes ainda se reencontram. O outro favorito a pular a rodada de Wild Card é o vencedor do confronto entre Patriots e Steelers na semana 15.

No mais, tudo ainda indefinido. Sabemos que uma vaga de Wild Card será de Chiefs ou Chargers (aquele que não for campeão divisional), todavia, a última vaga dessa repescagem deve ser definida apenas nos jogos finais. Os Bengals, que perderam três das últimas quatro partidas, estariam se classificando neste momento. Entretanto, Titans e Colts têm o momento ao seu favor, já que combinam para cinco vitórias seguidas. Esses dois times também buscam desbancar o Houston Texans na AFC Sul.

A primeira semana mais importante do ano

A semana 11 da NFL começará com o duelo Seattle vs. Green Bay. Será o encontro do #7 e #9 da NFC atualmente; o perdedor praticamente dá adeus à real disputa por playoffs. Além desse, no domingo, Indianapolis recebe Tennessee. Como adiantado, ambas as equipes estão em corrida direta tanto para alcançar Houston na AFC Sul quanto pelo Wild Card (P. S. Colts e Titans enfrentam Dolphins e Texans, neste ordem, na semana 12; volte à classificação e veja a importância disso!).

O segundo jogo entre Bengals e Ravens é outro que chama atenção. Cincinnati venceu a primeira partida, é verdade. Mas o momento não é bom para ambos os lados agora. Quem vencer, ainda respira e busca uma retomada. Quem perder, fica em situação ainda mais delicada.

Vale destacar também o embate entre Chicago e Minnesota. Afinal, os Bears podem abrir dois jogos de vantagem sobre os Vikings. Em contrapartida, em caso de triunfo do time roxo, a NFC Norte ganha uma nova narrativa. Lembre-se: o primeiro critério de desempate na NFL é o confronto direto.

Deixando o melhor para o final, é preciso falar de Los Angeles Rams vs. Kansas City Chiefs. Neste momento, são os dois melhores times de suas respectivas conferências, os quais têm campanha combinada de 18-2. Nesse confronto, ainda há implicações diretas para o prêmio de MVP, visto que coloca frente a frente Patrick Mahomes e Todd Gurley.

Caio Miari Santos, 22 anos, jornalista e apaixonado por esportes, enfatizando os americanos, principalmente o futebol americano. É também fundador do Shotgun, no qual produz, apresenta e edita os podcasts do Rádio Shotgun! Contribui semanalmente com um texto sobre a bola oval para a THE360.

Site da Shotgun | Rádio Shotgun


Compartilhe

Compartilhar

PARCEIROS

Arena Corinthians
Grupo Figer
hudl
Trevisan
Doentes por Futebol
Editora Grande Área
Arima e Associados
CNB
5e27
OutfField
Tactical Pad
LGZn
Ticket Agora
Player Hunter
Maringá Futebol Clube
Mogi das Cruzes Basquete
gradeUP
Mitchell & Ness
End to End
SporTI