Depois da semana 10, alertamos sobre a situação dos playoffs da NFL, e o quão equilibrado estava a disputa pelas seis vagas de cada conferência. (A SEMANA 11 SERÁ A PRIMEIRA “MAIS IMPORTANTE DO ANO” NA NFL)
Hoje, duas semanas mais tarde, a conjuntura na Conferência Americana está ainda mais acirrada.
Tenha em mente que cinco equipes parecem estar encaminhadas à pós-temporada, o que implica que há somente uma vaga restante. Sobre isso, por mais que todas as equipes da AFC ainda tenham chances matemáticas, sete delas apresentam condições reais de irem aos playoffs. O problema (para seis delas, claro), como adiantado, é que basicamente só uma passagem para janeiro está disponível.
Entenda como os times chegaram até esse cenário e o que espera por eles nas cinco rodadas finais!
A passagem para janeiro está reservada; resta saber para quando
Campeões de divisão
#1 Kansas City Chiefs (9-2) – Os Chiefs estarão nos playoffs. A questão é se o time folgará na primeira rodada, terá o mando de campo ou até mesmo vencerá a AFC Oeste.
#2 New England Patriots (8-3) – Os Pats voltaram a vencer e, de quebra, assumiram a segunda melhor posição da AFC.
#3 Houston Texans (8-3) – Os Texans se tornaram o primeiro time da história da NFL a vencer oito jogos seguidos depois de perder as três primeiras partidas da temporada.
#4 Pittsburgh Steelers (7-3-1) – Uma derrota “feia” para os Broncos fez o time cair duas posições gerais na classificação da conferência.
Wild Card 1
#5 Los Angeles Chargers (8-3) – Se a temporada terminasse hoje, os Chargers seriam, com folga, o melhor time de Wild Card da liga. Mas o título divisional ainda é realidade.
Quem fica com a última vaga?
Wild Card 2
#6 Baltimore Ravens (6-5) – Os Ravens voltaram a ter a melhor defesa da NFL em pontos por partida.
--
#7 Indianapolis Colts (6-5) – Indy tem um candidato a MVP e a segunda maior sequência de vitórias da AFC atualmente.
#8 Miami Dolphins (5-6) – Não fique surpreso se os Dolphins trocarem de quarterback e treinador para 2019. Esse time começou o ano com campanha 3-0.
#9 Cincinnati Bengals (5-6) – Aquele time que chegou a estar 3-1 agora junta os cacos do sistema defensivo e acabou de perder o QB titular.
#10 Denver Broncos (5-6) – Denver tem dois triunfos consecutivos. Surpreendentemente, contra Chargers e Steelers.
#11 Tennessee Titans (5-6) – Nas semanas 9 e 10, Tennessee sofreu 24 pontos ao todo. Nas rodadas 11 e 12, contudo, esse número subiu para 72.
#12 Cleveland Browns (4-6-1) – Não há pressão em Ohio: este é um time que terminou 2017 com campanha 0-16.
Este é o cenário da AFC após 12 rodadas percorridas. São sete equipes, as quais imagina-se que têm capacidade de terminar o ano com no máximo (!) oito derrotas, que parece ser o teto para a última vaga da conferência. Desses times, Ravens, Colts, Broncos e Browns estão em alta.
Baltimore vem de duas vitórias seguidas, nas quais correu bem com a bola com Lamar Jackson e teve resiliência na defesa. Já Indianapolis, é um dos times mais quentes da NFL no momento, com cinco vitórias seguidas. Andrew Luck está jogando como MVP. Ademais, Denver conseguiu uma surpreendente vitória contra Pittsburgh e, por mais que talvez precise vencer todos os duelos restantes para ter uma chance, não é absurdo imaginar isso acontecendo. Apenas um adversário remanescente tem mais que cinco triunfos. Por fim, Cleveland encerrou uma sequência de 64 confrontos sem triunfos em duas partidas seguidas e ainda sonha.
No mais, para Dolphins, Bengals e Titans, a situação parece mais complicada. Apesar das campanhas dos candidatos à vaga serem parecidas, as apresentações recentes mostram que esses três casos estão com maiores problemas. Miami, além das várias lesões, não vem sendo capaz de fechar seus jogos – Adam Gase merece ser questionado aqui. Cincinnati tem a pior defesa da liga e acabou de perder Andy Dalton (lesionado). E Tennessee parece não encontrar um equilíbrio entre ataque e defesa durante os jogos. Sem contar que, nestes casos, a equipe perde na maioria dos critérios de desempate.
Falando nisso...
Em meio a um cenário equilibrado, abordar os critérios de desempate na NFL é pertinente. Ainda mais porque se difere da maioria dos campeonatos que o brasileiro está acostumado. E detalhe: os critérios de desempate abaixo são para empates na disputa por Wild Card, a qual foi tratada no texto.
1) Confronto direto entre os times (se tiver acontecido);
2) Aproveitamento nos jogos dentro da conferência;
3) Aproveitamento nos jogos em comum para dois times em questão (mínimo quatro partidas);
4) Força da vitória (que é a dificuldade dos adversários derrotados pela campanha desses);
5) Força do calendário;
6) Melhor ranking entre times da mesma conferência para os quesitos pontos feitos e sofridos;
7) Melhor ranking entre todos os times da liga para os quesitos pontos feitos e sofridos;
8) Mais pontos marcados em jogos dentro da conferência;
9) Mais pontos marcados em todos os jogos;
10) Mais touchdowns marcados na temporada;
11) Cara ou coroa.
Caio Miari Santos, 22 anos, jornalista e apaixonado por esportes, enfatizando os americanos, principalmente o futebol americano. É também fundador do Shotgun, no qual produz, apresenta e edita os podcasts do Rádio Shotgun! Contribui semanalmente com um texto sobre a bola oval para a THE360.
PARCEIROS