02/04/20

11 brasileiros que podem disputar a Copa do Mundo pela primeira vez em 2022

Faltam pouco mais de dois anos para a Copa do Mundo do Catar, em 2022, e todo torcedor brasileiro já começa a imaginar a equipe que irá à Ásia buscar o hexacampeonato. Afinal, foi no mesmo continente que o Brasil conquistou o penta, em 2002, e as lembranças são as melhores possíveis.

Após o título da Copa América, o técnico Tite aliviou a pressão que existia sobre seu emprego e deve ser mantido até o Mundial. Com ele, a certeza de alguns nomes que já estiveram na Copa da Rússia, em 2018, como Neymar, Casemiro, Marquinhos, Philippe Coutinho, Roberto Firmino e Gabriel Jesus.

Porém, a seleção deve ter alguns atletas estreantes em Copas do Mundo. Uma equipe renovada, com jogadores que vêm se destacando no cenário europeu, é o que coloca o time brasileiro entre os melhores cotados para faturar o título (8-1), atrás apenas da França (7-1).

Defensores

 

Titular da Juve, Alex Sandro vive a expectativa de jogar uma Copa do Mundo. Foto: Divulgação

A começar pelo gol, é certo que Alisson e Ederson devem estar na lista, a menos que sofram alguma lesão. No entanto, há espaço para um terceiro goleiro, e é aí que o nome de Weverton, atualmente no Palmeiras, ganha força. O goleiro alviverde vem sendo presença constante nas convocações de Tite e tem tudo para disputar sua primeira Copa do Mundo no Catar.

Na zaga, dois nomes também têm tudo para irem à Copa: Éder Militão, do Real Madrid, e Felipe, do Atlético de Madrid. O primeiro, revelado pelo São Paulo, tem a seu favor o fato de ser um jogador polivalente, já que também atua na lateral direita ou até como volante. Já o segundo vem crescendo de produção ano após ano, sendo titular de uma das melhores defesas do futebol europeu.

Na lateral esquerda, mais duas novidades: com Marcelo e Filipe Luís ausentes nas últimas convocações, os dois atletas que vêm ganhando mais oportunidades são Renan Lodi, do Atlético de Madrid, e Alex Sandro, da Juventus. Lodi está começando a ganhar espaço no futebol europeu, sendo titular do Atlético. Já Alex Sandro é uma realidade há algum tempo no futebol italiano. A disputa pela titularidade no time de Tite promete ser muito boa.

Meio-campo

 

Bruno Guimarães é um dos destaques do Lyon. Foto: Divulgação

Titular da seleção, Arthur, do Barcelona, é presença quase certa em 2022. O volante revelado pelo Grêmio foi titular na conquista da Copa América em 2019, e parece ter ficando lugar de vez na equipe de Tite.

Mas outro volante começa a ganhar destaque: Bruno Guimarães. Ex-Athletico, o jogador chegou recentemente ao Lyon, da França, e tomou conta do meio-campo da equipe. Ele esteve na última lista de Tite, mas teve sua estreia adiada por conta da suspensão das Eliminatórios por conta da pandemia do Coronavírus. No entanto, é questão de tempo para que ele se firme entre os convocados, possivelmente como titular.

Ataque

 

Gabigol pode disputar suar primeira Copa do Mundo. Foto: Divulgação

A linha de frente é a que conta com mais possibilidades de caras novas em 2022. O primeiro que merece destaque é Richarlison, do Everton, que também foi campeão da Copa América em 2019 e vem crescendo de produção a cada temporada no futebol inglês. Versátil, o ex-jogador do Fluminense é figura constante nas convocações de Tite.

Outro destaque da Copa América que tem tudo para ir ao Catar é Everton Cebolinha, do Grêmio, considerado por muitos o melhor jogador da conquista continental. Não se sabe até quando ele permanecerá no futebol brasileiro, mas certamente o atacante está no radar de Tite.

Por fim, dois jogadores que sequer disputaram a Copa América, mas estão muito em alta no futebol brasileiro: Gabigol e Bruno Henrique. A dupla do Flamengo aterroriza defesas no Brasil e na América desde o ano passado, quando conquistaram o Brasileirão e a Libertadores pelo rubro-negro. O entrosamento é um dos trunfos da dupla para buscar, inclusive, a titularidade na equipe de Tite.

Outros nomes

Vale também mencionar alguns outros atletas que podem pintar como surpresa em 2022. São eles: Ivan (Ponte Preta), Rodrigo Caio (Flamengo), Jorge (Monaco), Fabinho (Liverpool), Gerson (Flamengo), Everton Ribeiro (Flamengo), Allan (Napoli), Vinicius Junior (Real Madrid), Rodrygo (Real Madrid), Reinier (Real Madrid), Antony (São Paulo) e David Neres (Ajax). Todos certamente estão no radar do técnico Tite e já foram até convocados recentemente.

Ainda há toda a disputa das Eliminatórios pela frente, e outros nomes podem surgir, assim como algum desses pode cair de rendimento. Mas fato é que o torcedor brasileiro pode esperar caras novas no Catar em 2022.

Ninguém mais vai poder reclamar da sua camisa de time no rolê. De agora em diante você estará oficialmente na moda ;]

Twitter


Compartilhe

Compartilhar

PARCEIROS

Arena Corinthians
Grupo Figer
hudl
Trevisan
Doentes por Futebol
Editora Grande Área
Arima e Associados
CNB
5e27
OutfField
Tactical Pad
LGZn
Ticket Agora
Player Hunter
Maringá Futebol Clube
Mogi das Cruzes Basquete
gradeUP
Mitchell & Ness
End to End
SporTI