Faltam pouco mais de dois anos para a Copa do Mundo do Catar, em 2022, e todo torcedor brasileiro já começa a imaginar a equipe que irá à Ásia buscar o hexacampeonato. Afinal, foi no mesmo continente que o Brasil conquistou o penta, em 2002, e as lembranças são as melhores possíveis.
Após o título da Copa América, o técnico Tite aliviou a pressão que existia sobre seu emprego e deve ser mantido até o Mundial. Com ele, a certeza de alguns nomes que já estiveram na Copa da Rússia, em 2018, como Neymar, Casemiro, Marquinhos, Philippe Coutinho, Roberto Firmino e Gabriel Jesus.
Porém, a seleção deve ter alguns atletas estreantes em Copas do Mundo. Uma equipe renovada, com jogadores que vêm se destacando no cenário europeu, é o que coloca o time brasileiro entre os melhores cotados para faturar o título (8-1), atrás apenas da França (7-1).
Defensores
Titular da Juve, Alex Sandro vive a expectativa de jogar uma Copa do Mundo. Foto: Divulgação
A começar pelo gol, é certo que Alisson e Ederson devem estar na lista, a menos que sofram alguma lesão. No entanto, há espaço para um terceiro goleiro, e é aí que o nome de Weverton, atualmente no Palmeiras, ganha força. O goleiro alviverde vem sendo presença constante nas convocações de Tite e tem tudo para disputar sua primeira Copa do Mundo no Catar.
Na zaga, dois nomes também têm tudo para irem à Copa: Éder Militão, do Real Madrid, e Felipe, do Atlético de Madrid. O primeiro, revelado pelo São Paulo, tem a seu favor o fato de ser um jogador polivalente, já que também atua na lateral direita ou até como volante. Já o segundo vem crescendo de produção ano após ano, sendo titular de uma das melhores defesas do futebol europeu.
Na lateral esquerda, mais duas novidades: com Marcelo e Filipe Luís ausentes nas últimas convocações, os dois atletas que vêm ganhando mais oportunidades são Renan Lodi, do Atlético de Madrid, e Alex Sandro, da Juventus. Lodi está começando a ganhar espaço no futebol europeu, sendo titular do Atlético. Já Alex Sandro é uma realidade há algum tempo no futebol italiano. A disputa pela titularidade no time de Tite promete ser muito boa.
Meio-campo
Bruno Guimarães é um dos destaques do Lyon. Foto: Divulgação
Titular da seleção, Arthur, do Barcelona, é presença quase certa em 2022. O volante revelado pelo Grêmio foi titular na conquista da Copa América em 2019, e parece ter ficando lugar de vez na equipe de Tite.
Mas outro volante começa a ganhar destaque: Bruno Guimarães. Ex-Athletico, o jogador chegou recentemente ao Lyon, da França, e tomou conta do meio-campo da equipe. Ele esteve na última lista de Tite, mas teve sua estreia adiada por conta da suspensão das Eliminatórios por conta da pandemia do Coronavírus. No entanto, é questão de tempo para que ele se firme entre os convocados, possivelmente como titular.
Ataque
Gabigol pode disputar suar primeira Copa do Mundo. Foto: Divulgação
A linha de frente é a que conta com mais possibilidades de caras novas em 2022. O primeiro que merece destaque é Richarlison, do Everton, que também foi campeão da Copa América em 2019 e vem crescendo de produção a cada temporada no futebol inglês. Versátil, o ex-jogador do Fluminense é figura constante nas convocações de Tite.
Outro destaque da Copa América que tem tudo para ir ao Catar é Everton Cebolinha, do Grêmio, considerado por muitos o melhor jogador da conquista continental. Não se sabe até quando ele permanecerá no futebol brasileiro, mas certamente o atacante está no radar de Tite.
Por fim, dois jogadores que sequer disputaram a Copa América, mas estão muito em alta no futebol brasileiro: Gabigol e Bruno Henrique. A dupla do Flamengo aterroriza defesas no Brasil e na América desde o ano passado, quando conquistaram o Brasileirão e a Libertadores pelo rubro-negro. O entrosamento é um dos trunfos da dupla para buscar, inclusive, a titularidade na equipe de Tite.
Outros nomes
Vale também mencionar alguns outros atletas que podem pintar como surpresa em 2022. São eles: Ivan (Ponte Preta), Rodrigo Caio (Flamengo), Jorge (Monaco), Fabinho (Liverpool), Gerson (Flamengo), Everton Ribeiro (Flamengo), Allan (Napoli), Vinicius Junior (Real Madrid), Rodrygo (Real Madrid), Reinier (Real Madrid), Antony (São Paulo) e David Neres (Ajax). Todos certamente estão no radar do técnico Tite e já foram até convocados recentemente.
Ainda há toda a disputa das Eliminatórios pela frente, e outros nomes podem surgir, assim como algum desses pode cair de rendimento. Mas fato é que o torcedor brasileiro pode esperar caras novas no Catar em 2022.
PARCEIROS